PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA INCLUSIVA E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO IFB – CAMPUS SAMAMBAIA
DOI:
10.36732/riep.v6i3.532Palavras-chave:
Formação Docente, Materiais Didáticos, Educação InclusivaResumo
A formação docente e a incorporação de materiais inclusivos são essenciais para práticas pedagógicas eficazes e equitativas. Preparar professores envolve não apenas teoria, mas também a capacidade de atuar em ambientes diversificados atendendo às necessidades individuais dos alunos. Segundo Mantoan (2003), materiais didáticos inclusivos atendem às diversas necessidades dos estudantes, incluindo deficiências e diferenças culturais, criando um ambiente acessível e equitativo. Neste artigo, busca-se investigar as contribuições do material didático como ferramenta inclusiva para a formação de professores do Curso de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Brasília – Campus Samambaia, utilizando um questionário estruturado com sete questões objetivas e duas subjetivas para captar a percepção dos alunos. Os resultados indicam que 88,9% dos participantes consideram a elaboração de materiais didáticos muito motivadora para a formação docente. A análise das respostas destaca que a flexibilidade e a capacidade de adaptação às necessidades individuais dos alunos são essenciais para a eficácia dos materiais didáticos inclusivos. Assim, a formação docente deve incluir a exploração e criação de recursos que contemplem a diversidade dos estudantes.Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, C. R.; SOUZA, M. A. A Importância dos Materiais Didáticos Inclusivos na Qualidade da Educação. Editora Acadêmica. 2016.
ALMEIDA, M. A. Contextualização no Ensino: A Importância dos Materiais Didáticos. Editora Educacional. 2011.
ALMEIDA, M. A.; MELLO, L. C. A Importância dos Materiais Didáticos na Prática Educacional. Editora Educacional. 2012.
BANDEIRA, Denise. Material didático: criação, mediação e ação educativa. CuritibaPR: Intersaberes, 2017.
BARBOSA, F. L. Educação e Contexto: A Relevância da Adaptação dos Materiais Didáticos. Editora Acadêmica. 2014.
BIESTA, Gert J. J. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
BRASIL/MEC. PNE em Movimento: Caderno de Orientações para o Monitoramento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação. Brasília: MEC, 2016. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/pne_pme_caderno_de_orientacoes_fi nal.PDF
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.
CHARLOT, B. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 10 2000.
FERREIRA, M. J. Educação Inclusiva: A Influência dos Materiais Didáticos na Aprendizagem. Editora Acadêmica. 2016.
FOCESI, Luciane Varisco; DORNELLES, Leni Vieira. O que dizem as crianças sobre o ser criança na educação infantil. In: FELIPE, Jane; ALBUQUERQUE, Simone Santos de; CORSO, Luciana Vellinho. (orgs.) Para pensar a educação infantil: políticas, narrativas e cotidiano. Porto Alegre: Evangraf: UFRGS, p. 255- 279, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 30ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
GLAT, Rosana. (Org.) Educação Inclusiva: cultura e cotidiano escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.
GOMES, L. M. Educação e Tecnologia: Materiais Didáticos Inclusivos. São Paulo: Editora Y, 2020.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Desigualdades Regionais no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2000.
ITANI, Ana. Educação e Igualdade social: O Papel do Professor e da Instituição. São Paulo: Editora Educacional, 2017.
LEITE, Y.U.F. A construção dos saberes docentes nas atividades de estágio nos cursos de licenciatura. Santa Maria - RS, 2005.
LIMA, E. A., & SILVA, T. R. Materiais Didáticos e Inclusão: Caminhos para a Aprendizagem Eficiente. Editora Educacional. 2013.
MARCUSCHI, L. A. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 31-55.
MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. Princípios gerais para o tratamento das relações entre a fala e a escrita. In: MARCUSCHI, L. A.; DIONÍSIO, A. P. (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 13-30.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna.2003.
MARTINS, J. A. Desenvolvimento Profissional e Inovação na Educação. Editora Educacional. 2017.
OLIVEIRA, A. F. Inclusão Escolar: Desafios e Perspectivas. Brasília: Editora Z, 2018.
ROESCH, Isabel Cristina Correa. Docentes Negros: um estudo sobre suas histórias de vida. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Maria – Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, 2001.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho, 2009.
SANTOS, M. A.; LIMA, R. T. Materiais Didáticos e Suas Limitações: Uma 10 Perspectiva Crítica. Editora Educacional. 2014.
SILVA, A. B. B. Mentes Inquietas: Entendendo melhor o mundo das pessoas distraídas, impulsivas e hiperativas. Rio de Janeiro: Napades, 2003.
SILVA, C. R.; SANTOS, R. M. O Papel da Produção de Materiais Didáticos na Formação de Professores. Editora Acadêmica. 2015.
SILVA, F. P. Educação Inclusiva e Materiais Didáticos: Desafios e Possibilidades. Editora Pedagógica. 2018.
SILVA, J. P. O Papel dos Materiais Didáticos na Dinâmica do Ensino- Aprendizagem. Editora Acadêmica. 2019.
SILVA, P. R. Educação e Inclusão: A Eficácia dos Materiais Didáticos no Atendimento às Dificuldades. Editora Educacional. 2021.
SILVER, Hilary. Políticas dos países europeus para promover a inclusão social. In: BUVINIC, M.; MAZZA, J.; DEUTSCH, R. (Org), 2005.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 13 PDF downloads: 9
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.