PRÁTICA PEDAGÓGICA NA TRILHA DE APRENDIZAGEM SOBRE O FEMINICÍDIO
DOI:
10.36732/riep.v6i3.578Palavras-chave:
violência de gênero, prática pedagógica, temática socialResumo
Esta investigação parte de uma prática pedagógica focada em um estudo de uma temática social: feminicídio, realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino, na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como objetivo: compreender as concepções e as reações dos alunos ao percorrer a trilha de aprendizagem sobre a temática social feminicídio. Deste modo, observou-se diversas expressões dos rostos dos alunos, que em sua maioria, denotam tristeza, medo, e indignação com a situação, de modo a demonstrar que de alguma forma a trilha o atingiu e o fez refletir. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo dez perguntas fechadas de múltipla escolha, visando o conhecimento prévio dos alunos, e a estruturação do conhecimento. A trilha de aprendizagem teve como participantes alunos do 6º ao 8º ano, e foi construída e desenvolvida juntamente com os alunos do 9º ano. Foram realizadas análises das respostas do questionário, a partir de duas categorias: 1) Você conhece o feminicídio?; 2) Violência de Gênero. Assim, percebeu-se que é de necessidade urgente abordar a temática do feminicídio no contexto escolar. Portanto, foi possível analisar a partir de uma prática pedagógica as percepções dos alunos sobre o feminicídio, pois, os dados obtidos após os questionários e a trilha de aprendizagem auxiliaram na identificação do conhecimento destes na Educação Básica em uma escola central.Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Dulcielly Nóbrega de. et al (orgs.). Violência contra a mulher. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2024.
BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em 25 nov. 2023.
CELMER, Elisa Girotti. Violências contra a mulher baseada no gênero, ou a tentativa de nomear o inominável. In: ALMEIDA, Maria da Graça Blaya (Org.). A violência na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Editora Edipucrs. 2010. p. 73-88.
FILIPAK, Alexandra.; MIRANDA, Tereza Lopes. Política pública de formação de professoras/ es em Gênero, Diversidade Sexual e Relações Etnicorraciais: entre o poder da escola e a escola do poder. In: I SIMPÓSIO SOBRE ESTUDOS DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2010, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.
GOMES, Kyres Silva. Violência contra a mulher e Covid-19: dupla pandemia. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 20, n. 224, p. 119-129, 2020.
KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do esnino de ciências. Revista São Paulo em perspectiva, São Paulo. v. 14, n. 1, jan-mar, 2000.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
NEVES, Eva Verônica Nunes. et al. Gênero e diversidade: derrubando barreiras socioculturais na formação de professoras/es. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 9. 2010, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: UFSC, 2010.
PUGA, Vera Lúcia. Violência de Gênero/Intolerância. In: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antônio (org.). Dicionário crítico de gênero. 2. ed. Dourados: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2019. p. 715-718.
RIOS, Angelita Maria Ferreira Machado; MAGALHÃES, Pedro Vieira da Silva; TELLES, Lisieux E. de Borba. Violência contra mulheres: feminicídio. Revista Debates em psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 38-42, jun., 2019.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.
SILVEIRA, Viviane Teixeira. Gênero: Como e por que compreender? In: PARANÁ, Diretrizes Curriculares de Gênero e Diversidade Sexual. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Versão preliminar. 2010.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1 PDF downloads: 0
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.