A Abordagem Teórico-Metodológica da Narrativa

potencialidades e limites nas Pesquisas sobre a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

10.36732/EditoraNovaPaideia..243

Resumo

O capítulo proposto pretende contribuir com estudos de caráter metodológico acerca da pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica (EPT), e se ocupa de refletir acerca dos métodos, instrumentose procedimentos de análise. Tece considerações e reflexões sobre a entrevista narrativa como técnica de coleta e a abordagem teórico-metodológica da análise narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011; JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008; EUGÊNIO; TRINDADE, 2017) com o objetivo de fundamentar o desenvolvimento da pesquisa narrativa no campo da educação profissional e tecnológica. O texto será desenvolvido e contextualizado a partir de experiências metodológicas contemplativas da narratividade na perspectiva da coleta de dados e do movimento analítico, construídas a partir de investigações acadêmicas e desenvolvimento de produtos educacionais na cena do mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) no âmbito do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). As referidas pesquisas estão vinculadas às linhas de pesquisa Práticas Educativas em EPT e Organização e Memórias em EPT (NUNES, 2019; LIMA JÚNIOR, 2020; SANTOS, 2021).

Biografia do Autor

Bernardina Santos Araújo de Sousa, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Olinda.

Licenciatura em Pedagogia, Especialização em Sociologia e em História Mestrado e Doutorado em Educação. Instituto Federal de Pernambuco, Campus Olinda.

Valquiria Farias Bezerra Barbosa, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Olinda

Bacharelado em Enfermagem e Obstetrícia, Especialização em Educação Profissional para a área de Saúde: Enfermagem, Mestrado em Bioquímica, Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Instituto Federal dePernambuco, Campus Olinda.

Ivanildo Alves de Lima Júnior

Graduação em Letras/Licenciatura - Língua Portuguesa, com habilitação em Língua Espanhola, Especialista em Língua Portuguesa e Produção Textual, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica.

Denise Valéria de Oliveira Nunes, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharelado em Serviço Social, Especialização em Gestão da Qualidade em Ambientes Hospitalares e em Saúde Coletiva, Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco.

Priscylla Kelly Pereira dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Belo Jardim

Graduação em Psicologia e em Pedagogia, Especialização em Transtornos do Desenvolvimento e do Espectro Autista, Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Campus Belo Jardim.

Downloads

Publicado

2022-07-19

Métricas


Visualizações do artigo: 258     PDF downloads: 380