RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO JOVEM EMPREENDEDOR DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

  • Vanessa Desidério vanessa.desiderio@ifrn.edu.br
    IFRN
  • Hortevan Marrocos Frutuoso hortevan.mf@ufrn.br
    UFRN

DOI:

10.36732/riep.vi.196

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Jovens, COVID-19

Resumo

A crise financeira gerada pela pandemia COVID-19 aumentou o desemprego e impulsionou o empreendedorismo por necessidade. Sem formação muitos empreendedores falham no planejamento e gestão de seus empreendimentos; pensando nisso, o programa IF Mais Empreendedor Nacional possibilitou no Brasil, o apoio a microempresas e microempreendedores individuais em situação de vulnerabilidade (oferecendo apoio à gestão por meio de bolsa para alunos do curso técnico e tecnológico atuarem nesses empreendimentos durante seis meses como prática profissional). Desse modo a formação ocorria para ambos os públicos (empreendedores e alunos). O artigo teve como objetivo analisar as Características Comportamentais Empreendedoras (CCEs) predominantes nos dois grupos, para tanto utilizou-se a análise quali-quantitativa das entrevistas e reuniões por meio da observação participante e categorização. Sobre a perceptiva metodológica, trata-se de uma forma narrativa de relato de experiência.  O presente relato descreve a experiência de cinco empreendedores e seis alunos que apoiaram os empreendimentos com a supervisão da coordenação da Incubadora Tecnológica do Campus João Câmara (ITJC) do IFRN. Com resultado, evidenciou-se que alunos e empreendedores apresentam CCEs distintas e que há necessidade de manter as ações de formação para preencher lacunas na formação dos jovens empreendedores e alunos como estratégia para sustentabilidade profissional de ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, Djanine Almeida. A Pedagogia Empreendedora na Educação Básica Brasileira. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 03, Vol. 03, pp. 14-45, Março de 2018. ISSN: 2448-0959. Disponível em < https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pedagogia-empreendedora> Acesso em 18.jan.2022

BARLACH, Lisete. Comportamento empreendedor: um estudo empírico baseado no referencial de McClelland. ReCape. São Paulo. v. 4, nº 3, 2014.

COSSA, Gabriel Chicale. O net promoter score e as métricas tradicionais de satisfação e lealdade do cliente na previsão do desempenho financeiro. Dissertação. Mestrado em estatística e gestão da informação. Universidade Nova de Lisboa, 2017.

GEM. Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil. Relatório Executivo 2019.

MARTINS, Vitor William Batista et al. Utilização do modelo SERVQUAL em uma rede de supermercados como instrumento de avaliação da qualidade. Iberoamerican Journal of Industrial Engineering, v. 4, n. 7, p. 279-296, 2012.

OLIVEIRA, Normelena Diniz de. Relações entre as concepções de educação empreendedora e os cursos técnicos em informática integrados ao ensino médio ofertados pelo IFNMG. Dissertação. Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Monte Carlos/MG: 2021.

VASCONCELOS, Diogo de Siqueira Camargo. A influência do ensino superior tecnológico no comportamento Empreendedor. Tese. Doutorado em Administração. Unicamp: Limeira, 17. mar. 2021.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 394     PDF downloads: 219

Como Citar

DESIDÉRIO, Vanessa; MARROCOS FRUTUOSO, Hortevan. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A FORMAÇÃO DO JOVEM EMPREENDEDOR DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 695–706, 2022. DOI: 10.36732/riep.vi.196. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/196. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.