Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Nos metadados dos autores, é exigido que no campo ORCID seja colocado o link do referido identificador. Por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-5174-9148.
    Também no campo URL deve ser inserido o link do lattes. Por exemplo: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Diretrizes para Autores

  • Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa publica artigos originais, revisões de literatura e resenhas relativos à área da educação e da educação em sua interface com outra(s) área(s) do conhecimento.
  • A revista aceita contribuições nos seguintes idiomas: espanhol, português, inglês.
  • Os manuscritos submetidos devem ser originais e inéditos.
  • O autor compromete-se de que o artigo enviado para avaliação é inédito e não será submetido à outra revista durante o processo de análise e, em caso de deferimento, para a publicação.
  • O simples encaminhamento dos artigos à Revista implica aceitação, por parte dos autores, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos.
  • O autor assume inteira e exclusiva responsabilidade pessoal pela obra e sua publicação, bem como pelas eventuais consequências cíveis e penais que dela possam advir.
  • A extensão mínima dos artigos é de 10 páginas (formato A4).
  • As contribuições devem estar devidamente revisadas gramaticalmente de acordo com o idioma de origem.
  • As normas de formatação seguem a ABNT vigente, permitindo-se APA, nos casos dos artigos em inglês e espanhol.
  • As contribuições devem possuir a seguinte estrutura:

    a) Título. 
    b) Resumo. Utilizar a estrutura: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (ABNT NBR 6028:2021).
    c) Palavras-chave (mínimo três e máximo cinco).
    d) Título, resumo e palavras-chave em inglês (obrigatório para todos os artigos). 
    e) Introdução. 
    f) Revisão de literatura.
    g) Método.
    h) Resultados e discussão. 
    i) Conclusões. 
    j) Referências (ABNT 6023:2018).
    k) Notas ao final do texto.
Os autores deverão utilizar o TEMPLATE PARA SUBMISSÕES

Referências e citação 

A correta apresentação das referências, que deverão corresponder às citações do texto, é de responsabilidade dos autores. As referências devem ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética de sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a).

Para apresentação das referências, seguir a ABNT 6023:2018, conforme exemplos* abaixo:

a)    Livro

SARDENBERG. Carlos Alberto. Neoliberal não. Liberal: para entender o Brasil de hoje e amanhã. São Paulo, Globo: 2008.

b)    Livro com dois autores

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

c)    Livro com três autores

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo, Cortez, 2011. 

d)    Livro com mais de três autores

AMABIS, J.M. et al, Biologia, Editora Moderna, São Paulo, 1997.

e)    Documentos organizados

SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tânia M. K. (Orgs.) Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

f)     Autor entidade

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). Boletim de serviço semanal. Diretoria de Gestão de Pessoas. Brasília: jan. 2014. 36 p.

g)    Teses, dissertações ou outros trabalhos acadêmicos

BACKES, Vania Marli Schubert. As políticas oficiais de saúde e o ensino de enfermagem. Santa Maria: UFSM, 1992. 343p. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Educação): Universidade Federal de Santa Maria, 1992

h)    Referências de obras utilizadas em parte

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo et al . Uso do Seer para formatação de serviço de resumos: Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Ciência da Informação, Brasília , v. 36, n. 3, dez. 2007.

COSTA, Sely M. S. Mudanças no processo de comunicação científica: impacto do uso de novas tecnologias. In.: MUELLER, S. P. M; PASSOS, E. J. L. (Orgs.). Comunicação Científica: estudos avançados em Ciência da Informação. Brasília: Departamento de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2000.

i)      Documentos oriundos da Internet

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22>. Acesso em 13/03/2013.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero. Disponível em: <http://www.isabelcarvalho.blog.br/wp-content/uploads/2011/03/O-Campo-Cient%C3%ADfico-Pierre-Bourdieu.pdf>. Acesso em 31/05/2013.

j)      Sites:

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. IBICT. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Disponível em: <http://www.ibict.br/>. Acesso em 29/01/2014.

k)    Outras observações importantes

ZIMAN, John Michael. O conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para a crença na ciência. Campinas, SP: Papirus, 1996.

ZIMAN, John Michael. A força do conhecimento. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.

ZIMAN, John Michael. Conhecimento público. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.

Obs.: Evitar o uso de .____________________________, sempre colocar sobrenome e nome dos autores.

MANUFATURAS e a história da exploração econômica no Brasil. São Paulo: Editora Nascimento, 2013. 77 p.

*exemplos extraídos do livro “Metodologia Científica Descomplicada”.

Para citações, utilizar a NBR 10520:2023.

Artigos

Política padrão de seção

Relatos de Experiência

Nesta seção espera-se a apresentação de um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante com a área da educação. 

Resenha

Nesta seção, espera-se trabalhos que apresentem uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico (livro), com recomendações acerca da finalidade e relevância da obra. 

Artigos de Revisão

Espera-se, nesta seção, que o manuscrito submetido traga um resumo, análise ou discussão de informações já publicadas.
 

Dossiê - Educação e Inteligência Artificial: desafios, limites e possibilidades

Tema: Educação e Inteligência Artificial: limites, desafios e possibilidades 

 

Da submissão

Para publicação no Dossiê Temático da Revista Nova Paideia, os autores deverão utilizar o Template da Revista. O dossiê aceita artigo original, artigo teórico ou de revisão, desde que aborde algum aspecto da relação Educação e Inteligência Artificial na contemporaneidade. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página da Revista.

 

Do objetivo

O Dossiê tem por objetivo reunir manuscritos que reflitam sobre os impactos da Inteligência Artificial na Educação, na perspectiva de compreender seus limites e possibilidades no campo da aprendizagem, da gestão e das políticas educacionais. 

 

Dos prazos

O prazo final para submissão dos manuscritos é 30 de junho de 2024, entretanto, tão logo o artigo seja submetido à Revista será encaminhado para a revisão por pares. A publicação do dossiê será em 30 de novembro de 2024. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.