AÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA (ECI) EVIDENCIADAS COMO CONTRIBUIDORAS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DO PROFEPT– IFRJ

Autores

DOI:

10.36732/riep.v5i1.289

Palavras-chave:

Omnilateral, Contribuições, Espaço não-formal de educação

Resumo

O presente trabalho, que se contextualiza no desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do olhar dos professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a fim de evidenciar possíveis contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do referido programa. Para tanto, foi feito um breve resgate histórico das origens da educação profissional no Brasil até a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e das origens do ECI e do IFRJ/Campus Mesquita, mostrando a estreita relação entre esses espaços, respectivamente, não-formal e formal de educação, e como ela pode contribuir para a formação integral e omnilateral no ProfEPT, referenciais conceituais da EPT. Desse ponto, ocorre um diálogo com os professores do referido programa, participantes da pesquisa, que mostra haver no ECI contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do ProfEPT não apenas pelas ações realizadas pelo espaço como também pela própria razão de existir e essência dele.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Chrystian Carlétti, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2016), Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professor de Biologia e Popularização da Ciência no Campus Mesquita do IFRJ. Pesquisador e docente permanente no programa de Pós-Graduação em rede Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ. Desenvolve pesquisa na área de educação profissional e tecnológica, mediação em centros e museus de ciência, educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência. Atualmente em Colaboração Técnica no Campus Vila Velha do IFES.

Gabriela Ventura, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ. Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES)/UFRJ. Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ. Docente do Programa de pós-graduação Lato sensu em Educação e Divulgação Científica do Campus Mesquita/IFRJ e docente do Programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Líder do grupo de pesquisa Diálogos sobre a Educação Profissional e Tecnológica em espaços formais e não formais de educação. Atualmente é coordenadora da Especialização em Neuroeducação do Campus Mesquita/IFRJ. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão nas áreas da Educação Ambiental, Educação em Ciências, Divulgação Científica e Educação Profissional e Tecnológica. 

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa (Portugal): Edições 70, 1977.

BRITO, Wanderley Azevedo de, et al. Autoavaliação ProfEPT [livro eletrônico]: relatório técnico 2017-2020. 1ª ed. Vitória, ES: Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT): Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PROFEPT (NAPE), 2021. Disponível em: <https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2021/AutoAvalia%C3%A7%C3%A3o/Documentos/Relat%C3%B3rio_T%C3%A9cnico17-20.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Um novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica. Concepções e Diretrizes. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 07 ago. 2021.

CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>. Acesso em: 14 ago. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. Atlas, São Paulo: 1989.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS AVANÇADO MESQUITA. Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Neuroeducação. Mesquita: IFRJ, 2020. Disponível em: <https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_03.2021.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2021.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, v. 7, n. 1, 5 nov. 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860>. Acesso em: 18 ago. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

OLIVEIRA, Henrique Leonardi de. Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal. Porto Alegre: IFRS, 2019. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7806586#>. Acesso em: 16 ago. 2021.

PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf> Acesso em: 07 ago. 2021.

PEREIRA, Grazielle Rodrigues et al. Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ: o papel social de um centro de ciências na Baixada Fluminense. In: PEREIRA, Marcus Vinicius; RÔÇAS, Giselle. As nuances e o papel social dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: lugares a ocupar. João Pessoa: IFPB, 2018. 300 p. (Série Reflexões na Educação, v. 2).

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2021.

_________________. História e política da educação profissional. 1ª edição. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>. Acesso em: 11 ago.2021.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento da; ROSA, Daniele dos Santos (Orgs). As bases conceituais na EPT [livro eletrônico]. Brasília, DF: Grupo Nova Paideia, 2021. Disponível em: <http://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/121/61>. Acesso em: 17 nov. 2021.

TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie. Educação Formal e Não formal: Pontos e contrapontos. Valéria Amorim Arantes (Org.). São Paulo: Summus, 2008.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 443     PDF downloads: 300

Como Citar

DA SILVA, Francisco Edilberto; CARLÉTTI, Chrystian; NASCIMENTO, Gabriela Ventura da Silva do. AÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA (ECI) EVIDENCIADAS COMO CONTRIBUIDORAS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DO PROFEPT– IFRJ. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 83–97, 2023. DOI: 10.36732/riep.v5i1.289. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/289. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos