GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO

USO DE JOGOS ONLINE PARA APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

10.36732/riep.v4i1.106

Palavras-chave:

jogos online, ensino remoto, metodologia

Resumo

Perante a pandemia causada por um novo tipo de Coronavírus, o SARS-CoV-2, foi determinado que as instituições adotassem o ensino remoto.  Com o início dessa nova forma de ensino, o desinteresse e a dificuldade em prestar atenção na aula aumentou muito. Pensando na evolução do ensino e da tecnologia, uma técnica que pode ser utilizada para melhorar o ensino e prender a atenção dos alunos é a gamificação que é a junção da tecnologia a sala de aula, promovendo jogos associados a conteúdos abordados nas aulas. O presente trabalho é um relato de uma atividade do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), no qual usou a aplicação do método de gamificação em dois encontros de temas distintos em uma escola municipal de Uberaba, para uma melhor interação dos alunos e para ajudar na fixação do conteúdo discutido no ensino remoto. A utilização da gamificação mostrou que pode ser uma boa metodologia a ser usada, apesar dos erros percebemos que os alunos conseguiram compreender melhor o conteúdo, além de ter proporcionado um momento mais interativo entre eles e os pidianos.

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Biografia do Autor

Gabryelle Mendonça Campos, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Daniela Santos de Carvalho, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Estudante do curso Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Cristiane Monteiro dos Santos, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre em Educação. Doutoranda em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais na Universidade Federal de Uberlândia.

Catarina Teixeira, UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em Ciências Biológicas. Mestre e Doutora em Educação. Professora na Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

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Publicado

2022-05-07

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Como Citar

CAMPOS, Gabryelle Mendonça; CARVALHO, Daniela Santos de; SANTOS, Cristiane Monteiro dos; TEIXEIRA, Catarina. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO REMOTO: USO DE JOGOS ONLINE PARA APRENDIZAGEM E INTERAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 54–64, 2022. DOI: 10.36732/riep.v4i1.106. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/106. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

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