UMA IMERSÃO NAS PRÁTICAS DE MENTALIDADES MATEMÁTICAS COM O 6º ANO

Autores

DOI:

10.36732/riep.v6i2.425

Palavras-chave:

Mentalidades matemáticas, avaliação continuada, metodologias ativas, proposta pedagógica, inteligências múltiplas

Resumo

Entre os vários fatores que influenciam a relação dos alunos com a Matemática pode incluir-se o seu tipo de mentalidade, a existência de alguns neuromitos e  mensagens que a sociedade, o meio familiar e a escola lhes enviam. Procurando inverter a relação negativa que os alunos têm com a matemática e que se vai intensificando com o avanço na escolaridade, afigurou-se que o 6º ano seria o momento de introduzir uma nova abordagem pedagógica que propõe uma mudança de paradigma, que abrange não só as mentalidades, mas também, novas formas de intervenção pelo professor e novos tipos de tarefas que valorizam diferentes estratégias no tratamento das mesmas. A aplicação dessa abordagem nas turmas do 6º ano, em conformidade com as competências e habilidades a desenvolver que constam da BNCC bem como com os objetos de conhecimento que constam da base é o cerne desta proposta de projeto de ensino que é apresentada no presente trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liliana Manuela Gaspar Cerveira da Costa, Colégio Pedro II

Doutora em Matemática pela Universidade de Aveiro, Portugal.

João Domingos Gomes da Silva Junior, Colégio Pedro II

Doutor em Engenharia de Produção pelo CEFET/RJ.

Referências

BOALER, J. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.

BOALER, J. O que a Matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da Matemática e inspirar sucesso. Porto Alegre: Penso, 2019.

BOALER, Jo. Mente sem barreiras: As chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Competências específicas de Matemática. Brasília, DF, 2018a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). PISA: Divulgados os resultados do Pisa 2022. Brasília, DF, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022>. Acesso em: 2 fev. 2024.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2011, 151.

DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.

GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.

JENSEN, E. Teaching with the Brain in Mind. Association for Supervision & Curriculum Development (ASCD), 2005.

LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?. Caderno Idéias. São Paulo: FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1990, v. 8, p. 71-80.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011

MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Métricas


Visualizações do artigo: 271     PDF downloads: 78

Como Citar

COSTA, Liliana Manuela Gaspar Cerveira da; SILVA JUNIOR, João Domingos Gomes da. UMA IMERSÃO NAS PRÁTICAS DE MENTALIDADES MATEMÁTICAS COM O 6º ANO. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 164–175, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i2.425. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/425. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Mentalidades Matemáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.