METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA

um relato de experiências

Autores

DOI:

10.36732/riep.v6i2.404

Palavras-chave:

Ensino de Química, Sequencia Didática, Metodologias Ativas

Resumo

O ensino de Química no ensino médio tem sido amplamente debatido em documentos oficiais ligados à educação. A persistência de uma abordagem pedagógica centrada em atividades que enfatizam a memorização e a reprodução mecânica de informações tem contribuído para a desmotivação dos alunos em relação ao estudo dos conteúdos relacionados a essa componente curricular. Diante desse cenário, emergem as Metodologias Ativas (MA), que buscam introduzir uma nova dinâmica no processo de ensino-aprendizagem, voltada para o desenvolvimento da participação ativa e autônoma do estudante. Nesse contexto, a presente investigação propõe a aplicação de uma Sequência Didática (SD) a partir da temática "Química dos Hidrocarbonetos", com o propósito de analisar seus impactos no ambiente da sala de aula em uma escola de ensino médio regular. A aplicação das atividades que integraram a proposta em destaque resultou na adoção de uma metodologia de ensino diversificada. Com o uso da SD, foi possível criar um ambiente de estudo motivador, no qual os estudantes participaram ativamente da construção do conhecimento, através de uma abordagem envolvente e contextualizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samuel Freitas Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduado em Licenciatura em Química pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

José Milton Ferreira Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Biotecnologia pela UFC. Mestre em Química Inorgânica pela UFC. Graduado em Química Licenciatura pela UECE. Docente da UECE, Campus FAFIDAM – Limoeiro do Norte/CE.

Maria Mabelle Pereira Costa Paiva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em Química pela Universidade Federal do Ceará (2013), em Pedagogia pela Faculdade Kurios (2016), especialista em Mídias em Educação pela UFC (2016), em Ensino de Ciências ? Anos Finais do Ensino Fundamental ?Ciência é Dez (2021) pela UNILAB, Psicopedagogia Clínica e Institucional pela FABEMP (2022), e Alfabetização, letramento e Educação Infantil pela FABEMP (2022). Mestranda do curso Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Regilany Paulo Colares, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Doutora em Química pela UFC. Mestra em Química Inorgânica pela UFC. Graduada em Química Industrial pela UFC. Docente da UNILAB, Campus da Auroras – Acarape/CE.

Referências

ABIB, Gustavo; HOPPEN, Norberto; HAYASHI-JÚNIOR, Paulo. Observação participante em estudos de administração da informação no Brasil. Revista de Administração de Empresas. v. 53, n. 6, p. 604-616, 2013.

CHASSOT, Attico. Para que(m) é útil o ensino? 3.ed. Canoas: Unijuí, 2014.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: O uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista. v. 3, n. 4, p. 119-143, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ensino Médio. MEC/CNE, 2017. Disponível em:

<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 dez. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. MEC - CNE/CP nº 1, 2021. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=167931-rcp001-21&category_slug=janeiro-2021-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 06 mar. 2024.

BRASIL. Ministério de Minas e Energia. Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Gasolina, 2022. Disponível em: <https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/producao-de-derivados-de-petroleo-e-processamento-de-gas-natural/producao-de-derivados-de-petroleo-e-processamento-de-gas-natural/gasolina>. Acesso em: 08 Dez. 2023.

CORREIA, Thávyla Ellen Duarte; OLIVEIRA, Larissa Kênia Silva; SILVA, Lívia Rodriguês da; SANTOS, Wesley Henrique Medeiros dos; BARBOSA, Monaliza Silva Amorim; LUNA, Karla Patrícia de Oliveira. A sequência didática através das metodologias ativas para o ensino de biologia e suas contribuições na formação docente de bolsistas do Pibid. Revista de Iniciação à Docência. v. 7, n. 1, p.94-114, 2022.

CUNHA, Jessica de Almeida. Entre pontes e abismos: a transição do ensino fundamental para o ensino médio integrado sob o olhar de alunos ingressantes. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Manaus, 2022.

DAZZANI, Melissa; CORREIA, Paulo.; OLIVEIRA, Pedro V.; MARCONDES, Maria Eunice R. Explorando a Química na Determinação do Teor de Álcool na Gasolina. Química Nova Escola, v.1, n. 17, p. 42-45, 2003.

DIESEL, Aline; BALDEZ, Alda Leila Santos.; MARTINS, Silvana Neumann. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, v.14, n.1, p.268-288, 2017.

SILVA-FILHO, Sidimar Soares. As dificuldades de aprendizagem na disciplina de Química e sua relação com os aspectos didáticos: um estudo de caso. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Urutaí, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e terra, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2019.

JOHNSTONE, Alex. Thinking about thinking. International Newsletter of Chemical Education. n. 36, 7–11, 1991.

KRASILCHIK, Myriam. Práticas de ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

LIMA, José Ossian Gadelha de. Perspectivas de novas metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico. v. 2, n. 136, p. 95-101, 2012.

LOPES, Maycon Douglas Belém. A utilização de jogos e atividades lúdicas como auxílio no ensino de química. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Urutaí, 2019.

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; SILVA, Cristiane Brandão da; LORETTO, Elgion Lucio da Silva. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, v. 20, n. 2, p. 154-171, 2018.

MARINHO, Aldo Rodrigues; ALMEIDA, Whashington Aguiar; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima; JUNIOR, Erasmo Sérgio Ferreira Pessoa. Uso de materiais recicláveis como recurso didático para o ensino de ligações químicas. Kiri-kerê: Pesquisa em Ensino, v.1, n. 15, p. 236-253, 2023.

MELO, Marlene Rios; NETO, Edmilson Gomes de Lima. Dificuldades de ensino e aprendizagem dos modelos atômicos em química. Química Nova Escola, v. 35, n. 2, p. 112-122, 2013.

MIRANDA, S. No Fascínio do jogo, a alegria de aprender. Linhas críticas, v. 8, n. 14, p. 21-34, 2002.

MORÁN, José. Mudando a Educação com metodologias ativas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta grossa: UEPG, 2015.

OLIVEIRA Noé. Atividades de experimentação investigativas lúdicas no ensino de Química: um estudo de caso. 2009. Tese (Doutorado em Química). Instituto de Química, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2009.

PAULETTI, Fabiana; ROSA, Marcelo Prado Amaral; CATELLI, Francisco. A importância da utilização de estratégias de ensino envolvendo os três níveis de representação da Química. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 7, n. 3, p. 121-134, 2014.

PEREIRA, Ademir de Souza; PIRES, Dario Xavier. Uma proposta teórica-experimental de sequência didática sobre interações intermoleculares no ensino de química, utilizando variações do teste da adulteração da gasolina e corantes de urucum. Investigações em ensino de ciências, v. 17, n. 2, p. 385-413, 2012.

PRUDENTE, Carlos Henrique. Estudo da qualidade da gasolina em postos de abastecimento da cidade de Cândido Mota. 2010. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis, Assis, 2010.

RIOS, Antônio Carlos Cabral. Utilização de modelos moleculares no ensino da química orgânica. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências por Investigação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.

RODRIGUES, Julyana Cosme; FREITAS-FILHO, João Roberto; FREITAS, Queila Patrícia da Silva Barbosa de; FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de. Elaboração e aplicação de uma sequência didática sobre a química dos cosméticos. Experiências em Ensino de Ciências, v. 13, n. 1, p. 211-224, 2018.

SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D.; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia plena, v. 9, n.7, p. 1-6, 2013.

SANTOS, Lucelia Rodrigues; MENEZES, Jorge Almeida. A experimentação no ensino de Química: principais abordagens, problemas e desafios. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 12, n. 26, p. 180-207, 2020.

SANTOS, Keila Pereira dos. A importância de experimentos para ensinar ciências no ensino fundamental. 2014. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianera, 2014.

SANTOS, Rosiane de Oliveira da Fonseca; LESSA, Francine Guímel de Cristo; ARUEIRA, Kelly Ciane Viana dos Santos. O lúdico e as metodologias ativas, uma leitura da Teoria da Aprendizagem de Vygotsky na Educação Infantil. Revista Educação Pública, v. 22, n. 20, p. 1-5, 2022.

SILVA, Vinícius Gomes da. A importância da experimentação no ensino de química e ciências. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2016.

SOARES, Márlon Herbert Flora Barbosa. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: Uma discussão teórica necessária para novos avanços. Revista Debates em Ensino de Química. v. 2, n. 2, p. 5-13, 2016.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: Como educar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2024-07-23

Métricas


Visualizações do artigo: 107     PDF downloads: 56

Como Citar

SILVA, Samuel Freitas; FERREIRA JÚNIOR, José Milton; PAIVA, Maria Mabelle Pereira Costa; COLARES, Regilany Paulo. METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE QUÍMICA: um relato de experiências. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 170–184, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i2.404. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/404. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.