UMA IMERSÃO NAS PRÁTICAS DE MENTALIDADES MATEMÁTICAS COM O 6º ANO
DOI:
10.36732/riep.v6i2.425Palavras-chave:
Mentalidades matemáticas, avaliação continuada, metodologias ativas, proposta pedagógica, inteligências múltiplasResumo
Entre os vários fatores que influenciam a relação dos alunos com a Matemática pode incluir-se o seu tipo de mentalidade, a existência de alguns neuromitos e mensagens que a sociedade, o meio familiar e a escola lhes enviam. Procurando inverter a relação negativa que os alunos têm com a matemática e que se vai intensificando com o avanço na escolaridade, afigurou-se que o 6º ano seria o momento de introduzir uma nova abordagem pedagógica que propõe uma mudança de paradigma, que abrange não só as mentalidades, mas também, novas formas de intervenção pelo professor e novos tipos de tarefas que valorizam diferentes estratégias no tratamento das mesmas. A aplicação dessa abordagem nas turmas do 6º ano, em conformidade com as competências e habilidades a desenvolver que constam da BNCC bem como com os objetos de conhecimento que constam da base é o cerne desta proposta de projeto de ensino que é apresentada no presente trabalho.Downloads
Métricas
Referências
BOALER, J. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.
BOALER, J. O que a Matemática tem a ver com isso? Como professores e pais podem transformar a aprendizagem da Matemática e inspirar sucesso. Porto Alegre: Penso, 2019.
BOALER, Jo. Mente sem barreiras: As chaves para destravar seu potencial ilimitado de aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Competências específicas de Matemática. Brasília, DF, 2018a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). PISA: Divulgados os resultados do Pisa 2022. Brasília, DF, 2023. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022>. Acesso em: 2 fev. 2024.
COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Editora ArtMed, 2011, 151.
DWECK, C. Mindset: A nova psicologia do sucesso. São Paulo: Objetiva, 2017.
GARDNER, H. Inteligências Múltiplas: A Teoria na Prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
JENSEN, E. Teaching with the Brain in Mind. Association for Supervision & Curriculum Development (ASCD), 2005.
LUCKESI, C. C. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola?. Caderno Idéias. São Paulo: FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 1990, v. 8, p. 71-80.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011
MORAN, J.; BACICH, L. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 244 PDF downloads: 76
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.