A CULTURA POPULAR EM ÂMBITO ESCOLAR

concepções históricas e seus desdobramentos na contemporaneidade

Autores

DOI:

10.36732/riep.v5i3.329

Palavras-chave:

Cultura popular. Educação. Concepções históricas. Globalização. Contemporaneidade.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de refletir sobre o conceito e as concepções históricas da cultura popular, bem como apontar alguns desafios e possibilidades de seu uso em âmbito escolar na contemporaneidade. Realizou-se uma revisão bibliográfica e consulta à legislação brasileira (1996, 2017), por meio de levantamento de artigos, documentos e livros de renomados autores, como Bakhtin (2010), Burke (2010), Santaella (2003), Canclini (2019), Pessoa (2018), Brasil (2017), Brasil (1996), entre outros. A pesquisa configurou-se de forma qualitativa e o conteúdo dos artigos, livros e documentos foram analisados de maneira crítica e interpretativa, alinhada à experiência docente dos autores. Os resultados revelaram que a prática da valorização da cultura popular em âmbito escolar é permeada por desafios, como por exemplo um currículo elitista que em muitas vezes acaba dificultado tal prática, pois acaba valorizando uma perspectiva monocultural, além disso quando trabalhado ocorre quase que somente em datas comemorativas e prioriza o conteúdo descontextualizado que contemple as avaliações em larga escala; dentre outros. Por outro lado, as novas tecnologias digitais se bem utilizadas poderão auxiliar as camadas subalternas a darem voz às suas experiências e os documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei nº 9.394/96 e a Base Nacional Comum Curricular que sinalizam uma autonomia às escolas, mesmo que limitada a trabalhar conteúdos das manifestações artísticas e culturais, no sentido de despertar nos estudantes o respeito à diversidade de saberes, identidade e culturas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Belchior Ribeiro Leite, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

É DOUTORANDO em Educação, do Programa de Pós-Graduação (PPGE) da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto/MG, na Linha de Pesquisa: Práticas Educativas, Metodologias de Ensino e Aprendizagem e Tecnologias da Educação, que tem como objetivo investigar, em diferentes espaços de formação: (1) as práticas e metodologias de ensino, incluindo seus processos curriculares e avaliativos; (2) as tecnologias da informação e comunicação, seus procedimentos e artefatos educacionais; (3) os processos de aquisição de leitura e escrita. . É MESTRE em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFB - Instituto Federal de Brasília/DF, Linha de Pesquisa: Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica, que trata dos fundamentos das práticas educativas e do desenvolvimento curricular na Educação Profissional e Tecnológica, em suas diversas formas de oferta, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitem formação integral e significativa do estudante, sustentados no trabalho como princípio educativo e na pesquisa como princípio pedagógico, em espaços formais e não formais. Possui Especialização lato-sensu em Inspeção, Orientação, Supervisão e Gestão em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM/RJ. Possui Licenciatura Plena em Física pela FINOM - Faculdade do Noroeste de Minas/MG e Licenciatura Plena em Normal Superior pela Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros/MG. Atualmente é supervisor pedagógico e professor na Escola Municipal Diomedes de Araújo Valadares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, currículo, currículo integrado, pedagogia da alternância, trabalho docente, formação integral do sujeito e cultura popular .

Leandro Silva de Paula, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

PROFESSOR do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP. Adjunto - Nível 1, classe C - do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (UFOP). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto de 2017 até 2019. Possui DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2011), Graduação em HISTÓRIA pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007) e Licenciatura em PEDAGOGIA pela Universidade de Uberaba (2014). Coordenador do Programa de Formação de Professores "UFOP com a escola" e do Grupo de História e Historiografia da Educação da UFOP - GERAES; Vice-coordenador do CEMAR (Centro de extensão de Mariana). Tem experiência nas áreas de História da Educação e História das Instituições Escolares.

Jacks Richard de Paulo, UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Educação - Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP); Mestre em Ciências Naturais - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); Especialista em ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Especialista em Tutoria na Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor do Departamento de Educação/ICHS/UFOP e do seu Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação/Mestrado e Doutorado em Educação. Possuo experiência na área de Educação e Ensino de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores, educação inclusiva, educação ambiental, novas tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem. Participante do Grupo de Pesquisa de Tecnologias em Educação (TECNOGEO) da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Cultura Popular e contemporaneidade. Patrimônio e Memória. São Paulo, Unesp. v. 11, n. 2, p. 102-122, jul/dez. 2015. Disponível em: http://200.145.164.4/index.php/pem/article/view/476 Acesso em: 3 jul. 2023.
ADORNO, Theodor W. Indústria Cultural. São Paulo: Editora Unesp, 2020.
ALMEIDA, N. R. O. de; MOREIRA, D. O. Manifestações da cultura popular local na aprendizagem das séries iniciais e na formação dos professores. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 3, p. e233726, 2020. DOI: 10.47149/pemo.V2i3.3726. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3726. Acesso em: 2 jul. 2023.
Bakhtin, Mikhail. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto dos François Rabelais. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 02 jul. 2023.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. MEC, 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12907:legislacoes&catid=70:legislacoes . Acesso em: 02 jul.2023.
BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo/RS. Editora Unissinos, 2019.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas Híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo. 4. ed. 8. reimp. Editora da USP, 2019.
CHAVES, Fabiana Nogueira; BITTENCOURT, Maurício Pimentel Homem de. A cultura popular e sua dupla associação com as novas tecnologias de informação e comunicação. INTERCOM. 2017. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/norte2017/resumos/R54-0109-1.pdf. Acesso em: 3 jul. 2023.
CORDEIRO, Alberto Alan de Sousa. Interculturalidade e cultura popular: debatendo a folclorização dentro da educação escolar. Revista Faeeba. Salvador, v. 31, n. 67, p. 308-324, jul./set. 2022.
DOMINGUES, Petrônio. Cultura popular: as construções de um conceito na produção historiográfica. História. São Paulo, v. 30, n. 2, p. 401-419, ago/dez. 2011, ISSN 1980-4369. Disponível em: https://www.scielo.br/j/his/a/TX6Cn5qhr85zFwnKbkpBZtK/?lang=pt. Acesso em: 3 jul. 2023.
FRANKLIN, Rubem Maciel; AGUIAR, Antonio Sérgio Pontes. Cultura Popular, um conceito em construção: das tradições dos românticos e folcloristas à emergência política dos estudos culturais. História e Cultura. Franca, v. 7, n. 1, p. 238-257, jan/jul. 2018. Disponível em: https://periodicos.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/2156. Acesso em: 3 jul. 2023.
LEITE, Belchior Ribeiro; SILVA, Rosa Amélia Pereira da. A cultura popular no contexto da Escola Família Agrícola de Natalândia: contribuições e perspectivas para a formação integral do sujeito. Revista Educação Popular. Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 61-81, jan/abr. 2023. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67232. Acesso em: 3 jul. 2023.
MACIEL, Betânia. Folkcomunicação no programa da ciência decolonial: cultura popular e cibercultura. SciELO – Editus - Editora da UESC. 2023. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/pdf/10.7476/9788574555249.10.pdf. Acesso em : 3 jul. 2023.
PESSOA, Jadir de Morais. Cultura Popular: gestos de ensinar e aprender. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018.
PORTO, Dênis Renó . YouTube, el mediador de la cultura popular en el ciberespacio. Revista Latina De Comunicación Social. 2007, p. 190–196. Disponível em: https://nuevaepoca.revistalatinacs.org/index.php/revista/article/view/1301 Acesso em: 02 jul. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SIMON, Roger; GIROUX, Henry. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: Currículo, Cultura e Sociedade. Antonio Flávio Barbosa e Tomaz Tadeu da Silva (Orgs.). São Paulo: Cortez, 1994.
VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de Tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Métricas


Visualizações do artigo: 465     PDF downloads: 197

Como Citar

LEITE, Belchior Ribeiro; PAULA, Leandro Silva de; PAULO, Jacks Richard de. A CULTURA POPULAR EM ÂMBITO ESCOLAR : concepções históricas e seus desdobramentos na contemporaneidade. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 98–110, 2024. DOI: 10.36732/riep.v5i3.329. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/329. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.