PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

10.36732/riep.v1i1.16

Palavras-chave:

pesquisa-ação, trabalho pedagógico, projeto de vida

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa-ação realizada com o objetivo de fomentar o sentimento de pertencimento a instituição e ao curso em estudantes do ensino médio integrado (EMI) e da licenciatura do Instituto Federal de Brasília (IFB), com vistas à promoção da permanência e êxito discentes. Estudos apontam que a resiliência e o pertencimento são fundamentais para a permanência do estudante na instituição escolar. A partir de um projeto de pesquisa-ação, estudantes da licenciatura do IFB desenvolveram atividades de autoconhecimento, plano de estudos e projeto de vida junto aos estudantes do EMI. Infere-se que os estudantes do EMI pesquisado apresentam elementos peculiares a situações de vulnerabilidade e risco de evasão, porém iniciaram o processo de desenvolvimento de resiliência e pertencimento essenciais à permanência e êxito estudantil. Ressalta-se que o corpo docente demonstrou resistência ao projeto interventivo, valendo-se das instâncias colegiadas para burocratizar implementação das ações. Infere-se que essa resistência foi ocasionada pela equipe de trabalho ser externa ao campus. Por ser uma equipe da mesma instituição o projeto interventivo foi discutido, elaborado e programado junto aos membros do corpo pedagógico do curso e sua obstaculização significou uma perda para os estudantes tanto do EMI quanto da licenciatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Simone Braz Ferreira Gontijo, Instituto Federal de Brasília - IFB

Professora do Instituto Federal de Brasília, atuando como coordenadora do curso de mestrado profissional em Educação Profissional e Tecnológica e docente do curso de Letras/ Espanhol do campus Ceilândia. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1994), Especialização em Política e Estratégia (ADESG/UnB), Administração da educação (UnB), Educação a Distância (UnB), Mestrado (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2014). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas públicas e avaliação. Líder do GEFOR - Grupo de Estudos e Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico e Formação Docente e membro do GEPA - Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico.

Juliana Parente Matias, Instituto Federal de Brasília - IFB

Mestra em Educação pelo Instituto Politécnico de Santarém. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará .Especialista em Gestão Educacional. Atualmente é docente do Curso de Letras Espanhol do Instituto Federal de Brasília Campus Ceilândia .Atua no Grupo de Estudos e Pesquisa em Organização do Trabalho Pedagógico e Formação Docente Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Projetos Sociais, Formação de Professores e Assessória Pedagógica. 

Micheli Suellen Neves Gonçalves, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade de Brasília - PPGE/UnB. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação do Instituto de Educação da Universidade Federal do Pará - PPGED/UFPA. Graduada em Pedagogia pela UFPA. Professora do Instituto Federal de Brasília/Campus Ceilândia, no Curso de Licenciatura em Letras - Espanhol.Vinculada ao Grupo de Pesquisa em Educação do Campo na Amazônia - GEPERUAZ , ECOS- Constituição do Sujeito, Cultura e Educação e ao Consciência/ UnB. Pesquisadora nas seguintes temáticas: Gênero, Formação Docente, Educação do Campo, Educação Popular, Educação Superior do Campo, Cultura e Pedagogia latino-americana.

Maria Eduarda Feliciano de Oliveira, Instituto Federal de Brasília - IFB

Graduanda em Letras/Espanhol pelo Instituto Federal de Brasília. 

Marcos Augusto Fonseca Rodrigues, Instituto Federal de Brasília - IFB

Graduando em Letras/Espanhol pelo Instituto Federal de Brasília.

Rose Gonzaga de Oliveira, Instituto Federal de Brasília - IFB

Graduanda em Letras/Espanhol pelo Instituto Federal de Brasília.

Referências

ANDIFES. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas: resumo do relatório apresentado pela Comissão Especial. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, [S.l.], v. 1, n. 2, 1996. ISSN 1982-5765. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br/index.php/avaliacao/article/view/739>. Acesso em: 01 Abr. 2017.

ASSIS, S. G. de. et al Resiliência na adolescência: refletindo com educadores sobre superação de dificuldades. Rio de Janeiro: FIOCRUZ/ENSP/CLAVES/ CNPq, 2008.

AUBERT, A. et al. Aprendizaje dialógico en la sociedad de la información. Barcelona: Hipatia, 2008.

BELLONI, I. Educação. In: J. Bittar (org.) Governos estaduais: desafios e avanços: reflexões e relatos de experiências petistas (p. 230-246). São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, 2003.

BOURDIEU, P. A escola conservadora: as desigualdades frente à escola e a cultura. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (orgs.) Escritos de educação. Petrópolis-RJ: Ed. Vozes, 2004.

BRASIL. Documento Orientador para Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, MEC/SETEC, 2014. Disponível em: <http://r1.ufrrj.br/ctur/wpcontent/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf> Acesso em: 31 de mar. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educação Superior. Brasília, DF: 2017.

BRASIL. Manual para cálculo dos indicadores de gestão das Instituições da Rede Federal de EPCT: Indicadores, definições, fórmulas de cálculo e critérios de agregação. Ministério da Educação e Cultura, 2016.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: apresentação Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/> Acesso em: 20 Mai. 2019.

BRASILIA. Estudo sobre de permanência e êxito dos estudantes do IFB. Brasília: IFB, 2017.

BRASILIA. IFB Em Números. Brasília: IFB, 2019. Disponível em: <http://ifbemnumeros.ifb.edu.br/> Acesso em: 15 de mar. 2019.

BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, Ribeirão Preto, n. 5, p. 9-16, Ago. 1993. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X1993000200002&lng=en&nrm=iso>Acesso em: 28 Ago. 2018.

COHEN, L.; MANION, L. Métodos de investigación educativa. Espanha: La muralla S. A., 1990.

FERREIRA, A. L.; LEAL, A. L. Formação humana e adolescência: a espiritualidade como fator de promoção da resiliência. In: III Encontro de Filosofia da educação do norte e nordeste, 2006, Recife. p. 01-13.

FREDENHAGEM, S. V. Evasão escolar no âmbito do Instituto Federal de Brasília. In: Revista Eixo. v. 3, n. 2. 2014.

FREDENHAGEM, S. et al A voz da evasão. In: Revista Eixo, v. 1, n. 2. 2012.

FRITSCH, R.; ROCHA, C.; VITELLI, R. A evasão nos cursos de graduação em uma instituição de ensino superior privada. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 81-108, maio/ago. 2015.

GIMENEZ, T. Caminhos e descaminhos: a pesquisa na formação do professor de língua estrangeira. The Especialist, São Paulo, v. 19, n.2, p. 257-271, 1997.

GONTIJO, S. B. F.; FORTUNATO, M. R. Reprovação escolar no curso de licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília. In: VII Semana de Produção Científica, 2017, Brasília. Cadernos de resumos. Brasília: Editora IFB, 2017. v. 1. p. 360-362.

GONTIJO, S. B. F.; FORTUNATO, M. R.; YAMANAKA. Política de permanência e êxito na educação superior: perspectivas docentes sobre a reprovação escolar. Eccos Revista Científica (Online), 2019.

HADDAD, Sérgio. Educação de jovens e adultos no Brasil: 1986-1998. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 2002.

KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. The action research planner. Geelong: Deakin University Press, 1988.

LESTINGE, S. R. Olhares de educadores ambientais para estudo do meio e pertencimento. 2004. Dissertação (Doutorado em Recursos Florestais). Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, Piracicaba. Disponível em: .Acesso em: 31 mai. 2018

MOITA LOPES, L. P. Oficina de linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras. 1996.

MORENO SAMPAIO, C.E. et al. Sincronismo idade/série: um indicador de produtividade do sistema educacional brasileiro – Brasília: Inep, 2002.

PALHARINI, F. A. Evasão, exclusão e gestão acadêmica na UFF: passado, presente e futuro. - Niterói: ICHF, 2010. 62 p.

PASCHOAL, I.P. Mobilidade intergeracional de educação no Brasil. 76f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2008.

PEREIRA, J.C.; ANDRADE, A.P.S.S. Tertúlia literária dialógica: teoria e prática: guia didático a partir de uma experiência de extensão no Programa Nacional Mulheres Mil. Brasília: Editora IFB, 2014.

PINEDA-BÁEZ, C.; PEDRAZA-ORTIZ, A. Y MORENO, I. Efectividad de las estrategias de retención universitaria: La función del docente. Educ. Educ., 14(1), 119-135. 2011.

SILVA, M. A. da. Qualidade social da educação pública: algumas aproximações. Cad. CEDES, Campinas, v. 29, n. 78, p. 216-226, Ago.2009.

SILVA, M. R. da; PELISSARI, L. B.; STEIMBACH, A. A. Juventude, escola e trabalho: permanência e abandono na educação profissional técnica de nível médio. Educ. Pesqui., São Paulo , v. 39, n. 2, p. 403-417, jun. 2013 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022013000200008&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 21 mai. 2019.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1994.

TINTO, V. Dropout from higher education: a theoretical synthesis of recent research. Review of Educational Research, Washington, v. 45, n.1, p.89-125, 1975.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Métricas


Visualizações do artigo: 574     PDF downloads: 259

Como Citar

BRAZ FERREIRA GONTIJO, Simone; PARENTE MATIAS, Juliana; NEVES GONÇALVES, Micheli Suellen; FELICIANO DE OLIVEIRA, Maria Eduarda; FONSECA RODRIGUES, Marcos Augusto; GONZAGA DE OLIVEIRA, Rose. PERMANÊNCIA ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 51–72, 2019. DOI: 10.36732/riep.v1i1.16. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/14. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.