PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM

PERCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Autores

DOI:

10.36732/riep.v4i2.111

Palavras-chave:

Emancipação Humana, Licenciatura em Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Trabalho e Educação

Resumo

Este estudo visa identificar as possibilidades e desafios que a formação docente de Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Instituto Federal de Brasília, Campus Samambaia, suscita para bacharéis em enfermagem que atuam na docência em cursos técnicos. Como possibilidade de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o caminho metodológico percorrido, baseou-se na elaboração de estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência de estágio supervisionado, dividido em quatro etapas de formação, denominadas estágio supervisionado I, II, III e IV, aplicada a profissionalização docente, de bacharéis em enfermagem, para cursos técnicos. Identificou-se que os alunos são sujeitos ativos da própria aprendizagem e que os professores produzem as condições de construção do conhecimento. A elaboração do curso de formação inicial e continuada possibilitou a construção coletiva da prática docente e, em tempos de pandemia de Covid-19, identificou-se possibilidades educacionais para fortalecimento do SUS, proposta como tríade de conhecimentos para formação docente, de enfermeiros e enfermeiras no Brasil. Por fim, entende-se que a formação do professor enfermeiro, requer o domínio e integração de conhecimento científico e tecnológico de enfermagem, entrelaçados aos saberes didáticos-pedagógicos, que tenham como princípio o compromisso ético político e societário, assumido pela Reforma Sanitária Brasileira, em defesa de um sistema público, único, descentralizado, fundamentado nos princípios da integralidade, universalidade, equidade, participação popular e controle social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiano dos Anjos Pereira Martins, Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário de Caratinga MG (2010). Especialista em Gestão Pública de Saúde pela UFSJ (2014), Gestão de Redes de Atenção - ENSP/FIOCRUZ (2016), Avaliação em Saúde ENSP/FIOCRUZ (2020), Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica - IFB/Samambaia (2020), Especialista em Epidemiologia de Campo (2021) Especialista em Epidemiologia para Vigilância e Controle do Aedes aegypti e de Arboviroses; experiência profissional como Gestor Municipal de Saúde 2013/2015, Especialista em Políticas e Gestão de Saúde 2015/2018, na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e Professor de Curso Técnico de Enfermagem no Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG. Atua na Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal - DF (2018); na Subsecretaria de Vigilância à Saúde, exerceu a função de Gerente de Vigilância das Doenças Transmissíveis - GVDT e atua como Diretor, na Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde. Atua principalmente nos seguintes temas: Vigilância epidemiológica de arboviroses, doenças transmissíveis e zoonoses.

Rodrigo Soares Guimarães Rodrigues, Instituto Federal de Brasília

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília - UnB (2006), especialização Lato Sensus em Educação Infantil e Séries Iniciais (2008), mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação pela Universidade Católica de Brasília (2010) e Doutor em Estado, Políticas e História da Educação Brasileira pela Universidade Federal de Goiás (2016). Atuou como docente em Educação Infantil, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental e Educação Superior, em âmbito de graduação e pós. Desenvolveu atividades como Coordenador Pedagógico em Educação Infantil e Fundamental, em âmbitos de local e intermediário. Como professor Universitário lecionou, dentre outras, as disciplinas Didática do Ensino Médio, Educação Lúdica, Gestão Educacional, Filosofia e Ética, Orientação Educacional, Pré-projeto de TCC e Orientação de trabalho de conclusão de curso. Foi Coordenador Pedagógico, Supervisor Pedagógico, membro de equipe de Gestão Escolar, Pedagogo da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem e Coordenador Intermediário de Educação Infantil, durante mais de uma década enquanto servidor da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal. Lecionou o componente curricular Conhecimentos Pedagógicos em Cursos Preparatórios para concursos de Professor, Orientador Educacional, Secretário Escolar, Monitor e Técnicos Educacionais. Atualmente é Coordenador e Docente no curso de Licenciatura em Educação Profissional no Instituo Federal de Brasília - Campus Samambaia, onde também atuou como Coordenador de Assistência Estudantil e Inclusão Social, e realizou estudos de Pós-doutoramento na Universidade de Brasília-UnB, na área Formação de Professores e Trabalho Docente

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília e Mestre em Educação (UNB). Especialista em Educação, Democracia e Gestão Escolar (UNITINS). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente da Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. É professor adjunto do Centro Universitário Estácio de Brasília, lecionando disciplinas como: Práticas Pedagógicas; Metodologia e Práticas de Ensino; Pesquisa e Prática em Educação; Metodologia científica e Estágio Supervisionado, dentre outras disciplinas na área da formação de professores.
Integra a pesquisa Formação Docente e a Expansão do Ensino Superior como membro do Subprojeto 07 que discute a Educação Superior do Campo pelo Projeto Observatório da Educação do Campo da CAPES. Desenvolve pesquisas no âmbito da Formação de Professores; Interdisciplinaridade; Educação do Campo e Organização do Trabalho Pedagógico.

Mônica Luciana da Silva Pereira, Instituto Federal de Brasília

Mestra em Ensino para a Educação Básica pelo PPGENEB do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí, Especializações em Língua Brasileira de Sinais, Gestão e Orientação Educacional e Educação de Jovens e Adultos e Licenciada em Letras: Libras e em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. É Professora de Língua Brasileira de Sinais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Samambaia. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase no ensino da Língua Portuguesa como Segunda Língua para Surdos, no Ensino/Tradução/Interpretação da Língua Brasileira de Sinais e na produção de material didático bilíngue Libras/Língua Portuguesa como segunda língua para Surdos, e educação inclusiva com ênfase nas práticas baseadas em evidências (PBE).

Referências

ABEN. História - ABEn Nacional, [s.d.]. Disponível em: <http://www.abennac ional.org.br/site/historia/>Acesso em: 22/03/2020.

AROUCA, Sergio. O dilema preventivista: contribuição para a compreensão e crítica da medicina preventiva. Unesp, 2003.

BANDEIRA, Lourdes; BATISTA, Anália Soria. Preconceito e discriminação como expressões de violência. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 119-141, 2002.

BRAGA, Maria Jacinta Gomes et al. Ser professor: um estudo sobre a constituição identitária profissional do enfermeiro docente. Universidade Metodista, São Paulo, Cadernos de Educação, v. 13, n. 25, jul. de 2013.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº. 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, p. 8-12, 2015.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018. Aprova o Parecer Técnico nº 28/2018 contendo recomendações do Conselho Nacional de Saúde (CNS) à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União. p. 38-42. 2018.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, v. 134, n. 248, p. 2783427841-2783427841, 1996.

BRASIL. Decreto Federal nº 16.300, de 31 de dezembro de 1923. Aprova o regulamento do Departamento Nacional de Saúde Pública. 1923.

BRASIL. Decreto Federal nº 27.426, de 14 de Novembro de 1949: Aprova o regulamento básico para os cursos de enfermagem e de auxiliar de enfermagem. Diário Oficial da União, 1949.

BRASIL. DOCUMENTO BASE. Educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, DF: MEC; SETEC, dez. 2007.

BRASIL. Lei nº 775, de 6 de agosto de 1949: Dispõe sobre o ensino de enfermagem no País e dá outras providências. Diário Oficial da União, 1949.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da União, p. 37-37, 2001.

CARVALHO, Anayde Corrêa de. A Associação Brasileira de Enfermagem e sua contribuição para o desenvolvimento de ensino de enfermagem no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 8, p. 45-123, 1974.

COFEN. Pesquisa inédita traça perfil da enfermagem, [s.d.]. Disponível em: Acesso em: 18/03/2020.

CORDEIRO, Kátia Augusta Curado Pinheiro et al. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítica emancipadora. Perspectiva, v. 36, n. 1, p. 330-350, 2018.

CORRÊA, Adriana Katia; SORDI, Mara Regina Lemes de. Educação profissional técnica de nível médio no sistema único de saúde e a política de formação de professores. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 27, 2018.

COSTA, Roberta Kaliny de Souza; MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Formação profissional no SUS: oportunidades de mudanças na perspectiva da estratégia de saúde da família. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, n. 3, p. 503-518, 2008.

DASSOLER, Olmira Bernadete; LIMA, Denise Maria Soares. A formação e a profissionalização docente: características, ousadia e saberes In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Caxias do Sul, v. 9, p. 1-12, 2012.

DISTRITO FEDERAL, Companhia de Planejamento do. Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD): Microdados Ceilândia e Brazlândia. Brasília, DF: CODEPLAN, 2018.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes et al; PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 4. ed. Campinas-SP: Papirus, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 2014.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A dupla face do trabalho: criação e destruição da vida. A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, v. 2, p. 11-27, 2002.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Contexto e sentido ontológico, epistemológico e político da inversão da relação educação e trabalho para trabalho e educação. Revista Contemporânea de Educação, v. 10, n. 20, p. 228-248, 2015.

GADELHA, Carlos Augusto Grabois. O complexo industrial da saúde e a necessidade de um enfoque dinâmico na economia da saúde. Ciência & saúde coletiva, v. 8, p. 521-535, 2003.

GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela Brassea; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. A gênese e o desenvolvimento histórico do ensino de enfermagem no Brasil. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 35, n. 1, p. 80-87, 2001.

GEOVANINI, Telma et al. História da enfermagem: versões e interpretações. Thieme Revinter Publicações LTDA, 2018.

IFB. INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Projeto do curso de Licenciatura em Educação Profissional. Brasília, DF: Campus Samambaia, abril de 2018. Disponível em: <https://www.ifb.edu.br/attachments/art icle/18357/plano.pdf> Acesso em: 03 jan. 2020.

IFB. INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico Institucional. Brasília, DF: 2017. Disponível em: <https://www.ifb.edu. br/attachments/article/16333/Projeto%20Pedag%C3%B3gico%20Institucional%20%20Alterado.pdf> Acesso em: 03 jan. 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Cortez Editora, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática: velhos e novos temas. 2002.

LÜDKE, Luise; CUTOLO, Luiz Roberto Agea. Formação de docentes para o SUS–um desafio sanitário e pedagógico (Training Teachers for the SUS: A health and pedagogical challenge). Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, v. 1, n. 1, p. 88-98, 2010.

LIMA, Júlio César França. Trabalhadores de saúde (1900-1920): contribuição para a sua história. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 1994.

LIMA, Maria José de. O que é enfermagem? Cogitare Enfermagem, v. 10, n. 1, 2005.

LISBOA, Josefa. O discurso do branqueamento na realidade brasileira da segunda metade do século XIX e a valorização do nacional. Revista GeoNordeste, n. 2, 2013.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. (rev.). Campinas: Alínea, 2010.

MASCARENHAS, Nildo Batista; MELO, Cristina Maria Meira de; SILVA, Lívia Angeli. Gênese do trabalho profissional da enfermeira no Brasil (1920-1925). Escola Anna Nery, v. 20, p. 220-227, 2016.

MEDEIROS, Marcelo; TIPPLE, Ana Clara Ferreira Veiga; MUNARI, Denize Bouttelet. A expansão das escolas de enfermagem no Brasil na primeira metade do século XX. 1999.

MOREIRA, Martha Cristina Nunes. A Fundação Rockefeller e a construção da identidade profissional de enfermagem no Brasil na Primeira República. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 621-645, Feb. 1999. Available from <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-&lng=en&nrm=iso>.

MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Instituto Federal do Paraná, Coleção formação pedagógica, v. 3, 2014.

NELSON, Sioban. A imagem da enfermeira-as origens históricas da invisibilidade na enfermagem. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 20, p. 223-224, 2011.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. Revista Caminhos em Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, 2013.

REAL, Museu. Dicionário histórico-biográfico das ciências da saúde no Brasil (1832-1930). Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, 2014.

RIZZOTTO, Maria Lucia Frizon. A origem da enfermagem profissional no Brasil: determinantes históricos e conjunturais. Navegando na história da educação brasileira. Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”(HISTEDBR), Unicamp, v. 1, p. 1-9, 2006.

SANTOS, Sueli Maria dos Reis et al. Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem: experiências e expectativas de estudantes. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 32, p. 711-718, 2011.

SAVIANI, Dermeval. Trabajo y educación: fundamentos ontológicos e históricos. Revista brasileira de educação, v. 12, n. 34, p. 152-165, 2007.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Autores associados, 11ª Edição Revista, Campinas, SP, 2011.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, p. 99-133, 1993.

SILVEIRA, Cristiane Aparecida; PAIVA, Sônia Maria Alves. A evolução do ensino de enfermagem no Brasil: uma revisão histórica. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 10, n. 1, p. 176-183, 2011.

THOFEHRN, Maira Buss et al. A dimensão da subjetividade no processo de trabalho da enfermagem. Journal of Nursing and Health, v. 1, n. 1, p. 190-198, 2011.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. Papirus Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Métricas


Visualizações do artigo: 419     PDF downloads: 354

Como Citar

MARTINS, Fabiano dos Anjos Pereira; RODRIGUES, Rodrigo Soares Guimarães; PEREIRA, Marcelo Fabiano Rodrigues; PEREIRA, Mônica Luciana da Silva. PROFISSIONALIZAÇÃO DA ENFERMAGEM : PERCEPÇÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–22, 2022. DOI: 10.36732/riep.v4i2.111. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/111. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.