UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

10.36732/riep.v5i3.340

Palavras-chave:

Alfabetização, Métodos de ensino, Prática docente

Resumo

O objetivo principal deste estudo é identificar as abordagens pedagógicas empregadas no processo de alfabetização de crianças nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por parte de professoras que trabalham em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Do ponto de vista metodológico, esta pesquisa se enquadra no delineamento qualitativo, especificamente como um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário disponibilizado no Google Forms, com a participação de dez professoras que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do Rio Grande do Sul. Os resultados destacam a vasta experiência das docentes, com ênfase no método fônico, amplamente utilizado em suas práticas pedagógicas, que enfatiza a relação entre fonemas e grafemas. As professoras respondentes perceberam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um documento que coloca o aluno como protagonista de seu processo de ensino e aprendizagem. No entanto, também identificaram aspectos negativos, como a falta de valorização das especificidades regionais e o ensino das relações étnico-raciais. Conclui-se, portanto, que esta pesquisa proporcionou uma contribuição significativa para o entendimento deste tema, indicando a necessidade de uma investigação mais aprofundada, dado o seu impacto no ensino nos primeiros anos do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Fabiana Carvalho Bilier, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em administração de empresas pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e recentemente formada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), modalidade EAD, polo Gramado. Pós-graduação em gestão pública pela Universidade Federal de Santa Maria e Pós-graduação em educação ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando no PPG Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Uruguaiana. Possui formação em Magistério (Curso Normal) de nível médio pelo Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ. Licenciado em Ciências da Natureza na UNIPAMPA, Campus Uruguaiana. Foi Bolsista CAPES através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, atuando na EMEF Moacyr Ramos Martins na cidade de Uruguaiana/RS, desenvolvendo atividades que buscam superar o Ensino de Ciências da Natureza, a fim de elucidar o Letramento Científico (2020-2022). Foi premiado com uma bolsa do banco Santander através do edital 235/2020, que selecionou graduandos com excelência em rendimento acadêmico. Desenvolveu o projeto de extensão intitulado: Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza, em conformidade com o edital n° 40/2021, tecendo um curso de extensão sob orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi. Em 2021 iniciou a participação no grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências - COMCIÊNCIA.

Ailton Jesus Dinardi, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Ciências Habilitação em Biologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Especialização em Educação Ambiental pela Unesp de Botucatu/SP, Mestrado em Educação para Ciências pela Unesp de Bauru/SP e Doutorado em Ciência Florestal pela UNESP, campus de Botucatu/SP. Desde agosto de 2014 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Campus de Uruguaiana-RS e Docente Permanente do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Coordena o Curso de Especialização em Educação Ambiental (Lato sensu) e o Curso de Ciências da Natureza (Gestão 2019-2020). Atua como pesquisador do COMCIÊNCIA, grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências. Compõe o Banco de Avaliadores do INEP - Basis.

Referências

AGRE LEÃO, Marjorie Agre. O uso de jogos como mediadores da alfabetização/letramento em sala de apoio das séries iniciais. Estudos Linguísticos, [S. l.], v. 44, n. 2, p. 647–656, 2016.

ALMEIDA, Eva Cláudia Santos de. Plataforma de vídeo youtube no processo de alfabetização: um estudo de caso com professores dos Anos Iniciais. 2019. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização em Mídias na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – CINTED/UFRGS, Porto Alegre, 2019.

ALMEIDA, Margarete Marinho Pires de. Alfabetização, leitura e escrita, (manuscrito): o que educação infantil tem a ver com isso? 2019. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Múltiplas Linguagens em Educação Infantil, Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.

ALONSO, Katia Morosov. Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores: sobre rede e escolas. Educ. soc. Campinas, v. 29, n. 104, p. 747-768, 2008.

ALVES, Isabel Cristina da Silva Frade. Métodos de alfabetização, métodos de ensino e conteúdos da alfabetização: perspectivas históricas e desafios atuais. Revista Educação (UFSM), v. 32, n. 1, p. 21-40, 2007.

ARAUJO, Erika Andrade de. Família, criança e processo de leitura/escrita dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental. 2021. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Pedagogia, Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa-PB, 2021.

BRANCO, Emerson Pereira; ROYER, Marcia Regina; BRANCO, Alessandra Batista de Godoi. A abordagem da educação ambiental nos PCNS, nas DCNS e na BNCC. Nuances, v. 29, n. 1, p. 185-203, 2018.

BRAVIN, Rodrigo; SIQUEIRA, Yamilia de Paula; PINHEIRO, Larissa Franco de.;

PINEL, Hiran. A representação do negro em um livro didático de Sociologia: análise após a implementação da Lei n° 10.639/2003. Cadernos de Aplicação, v. 33, n. 2, p. 1-12, 2020.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CAMPOS, Tatiane Graciele Caetano; ARAÚJO, Elaine Maestre Polido de; FRANCIOLI, Fátima Aparecida de Souza. Alfabetização e Letramento no Brasil: Algumas concepções sobre os métodos tradicionais e modernos em materiais didáticos. Universidade Estadual do Pará do Belém, Brasil, Revista Cocar, v. 15, n. 32, p. 1-21, p. 2021.

CANEN, Ana; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Formação continuada de professores para a diversidade cultural: ênfases, silêncios e perspectivas; Universidade Federal do Rio de Janeiro, Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 48, p. 641-661, 2011.

CARVALHO, Cristina Aparecida de. Alfabetização e letramento: uma análise documental. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso - Licenciatura em Pedagogia, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Goiano, Campus Morrinhos, Moinhos-GO, 2018.

CERDAS, Luciene. Práticas e saberes docentes na alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Contribuições de pesquisas contemporâneas em educação. 2012. 393f. Tese (Doutorado em Educação Escolar). Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2012.

CRUZ, Magda do Carmo Silva. Alfabetizar letrando: Alguns desafios do 1º ciclo no Ensino Fundamental. 2008. 183f. Dissertação (Mestrado) - Alfabetizar letrando: Alguns desafios do 1º ciclo no Ensino Fundamental. Pernambuco, RE, 2008.

CRUZ, Magna do Carmo Silva; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. A relação entre as práticas de alfabetização e as aprendizagens das crianças nos três Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas organizadas em serie e em ciclos. Rio de Janeiro: ANPED, 2015.

DUARTE, Andréa Ellen da Ponte; SOUSA, Ana Carvalho de; CUNHA Abdemar Lima, BRANDÃO, Israel Rocha. Vygotsky: suas contribuições no campo educacional, 2019. Anais [...]. In: V Congresso Nacional de Educação. Editora Realize: V CONEDU, 2018.

DUTRA, Cleonice da Silva; KANITZ GENTIL, Viviane. PIBID: A utilização de jogos para a contribuição da alfabetização e letramento. Anais [...]. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 9, n. 3, 2020.

FARIAS, Candido Luciano. Aplicação do Google Classroom como ferramenta de apoio no processo de construção do conhecimento no ensino técnico integrado ao médio. Revista Educacional Interdisciplinar, v. 8 n. 1, 2019.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 534–551, set. 2016.

FERNANDES, Arlete Modesto Macedo; MARINHO, Gisanne de Oliveira; BATISTA, Miriam Delmondes; OLIVEIRA, Gislene Farias de. O Construtivismo na Educação, Id on Line Rev. Mult. Psic., v. 12, n. 40, p. 138-150, 2018.

FERREIRA, Lucimar Luisa. Ensino de Português L2 e Produção de Material Didático-Pedagógico: Formação continuada de professores Xavante. Visitas Guiadas. GIL, Beatriz Daruj; AMADO, Rosane de Sá. (org.). Reflexões sobre o ensino de português para falantes de outras línguas. São Paulo: Paulistana, 2012. p. 49-54.

FERREIRO, Emília. Com todas as letras. (Re)tradução e cotejo de textos por Sandra Traducco Valenzuela. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa, 55ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e terra, 2017.

FREITAS, Victor Avelino de. O método fônico e a prática: possibilidades de uma nova alfabetização. 2019. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019.

GAMA, Ywanoska Maria Santos da. O uso de entrevistas de autoconfrontação na pesquisa sobre alfabetização: refletindo sobre a gênese das práticas cotidianas. Anais [...]. In: 38ª Reunião da Anped, GT10 - Alfabetização, Leitura e Escrita, UFMA- São Luís/ MA, 2017.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KISS DE SOUZA, Eliane; DORNELES, Beatriz Vargas; FRANCO, Sérgio Roberto Kieling. Formação continuada de professores: reflexões sobre o desenvolvimento do raciocínio multiplicativo no ciclo de alfabetização. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 261-278, 22 dez. 2020.

KOHAN, Walter. Paulo Freire mais do que nunca: uma filosofia. 1 ed. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.

LIMA, Hélis Cristina Alves de. BNCC x PCN: inclusão escolar no contexto de educação especial. Anais [...]. In: IV Congresso Internacional de Educação Inclusiva. Editora Realize: Universidade Cândido Mendes, 2020.

LOPES, Juliana Aparecida Pereira. A Corporeidade na segunda etapa da educação infantil de uma escola da rede particular: o que pensa a professora? Como se posiciona a família. 2015. 145f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Processos Socioeducativos e Práticas Escolares. Universidade Federal de São João del-Rei , São João del-Rei-MG, 2015.

LIMA, Juliana dos Santos. O processo de alfabetização na perspectiva de Emília Ferreiro, visando hipóteses coletadas na turma de 2º ano da Escola Professora Francisca Flor, em Santa Cruz da Baixa Verde-PE. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Unidade Acadêmica de Serra Talhada, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, 2018.

MAGALHÃES, Camila; MARTINS, Cristiane; ARRUDA, Kimberley; SANCHES, Jane. Mudanças e adaptações feitas no estudo EAD na pandemia e suas implicações. Anais [...]. In: Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, [S. l.], v. 1, n. 1, 2021.

MAINARDES, Jefferson. Políticas e práticas de alfabetização: perspectivas autorais e contextuais. Rio de Janeiro: Fórum Estadual de Alfabetização do Rio de Janeiro: VW Editora, 2020.

MARASINI, Alessandra Brochier. A utilização de recursos didático pedagógicos no ensino de biologia. 2010. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre-RS, 2010.

MARIANO, Regina Duarte da Silva. Sondagem de alfabetização: uma análise das hipóteses de escrita. Revista Revela, n. 13, p. 1-13, 2012.

MARTINS, Eledir da Cruz; TAVARES, Dirce Encarnacion. A escuta sensível -prática do docente interdisciplinar no ensino médio. Revista Interdisciplinaridade, n. 6, p. 18-27, 2015.

MARTINS, Amanda Elizalde. O uso do software educaweb: uma experiência do corpo docente de Gramado/RS. 2019. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização em Mídias na Educação, Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, RS, 2019.

MELO, Lívia Carolina Batista de; SOUSA, Geraldo Antônio Alves de; FONSECA, Márcia Auxiliadora. Indo além do codificar e decodificar: o Método das Boquinhas no processo de alfabetização. Revista Atlante: Cuadernos de Educación y Desarrollo, p. 1-15, 2019.

MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. O pensamento de Emília Ferreiro sobre alfabetização, Revista Eletrônica Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua Portuguesa, v. 1, n. 2, p. 85-91, 2007.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasília, Recurso Digital, 2006.

MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 329–341, 2010.

MONTEMOR, Nelma Aparecida. Alfabetização e letramento: o processo de aquisição de leitura e escrita. Akrópolis, Revista de Ciências Humanas da Unipar, v. 21, n. 1, 2020.

MORAIS, Artur Gomes de. O desenvolvimento da consciência fonológica e a apropriação da escrita alfabética entre crianças brasileiras. Alfabetização no Brasil: conjecturas sobre as relações entre políticas públicas e seus sujeitos privados. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 44, p. 329–341, maio 2010.

NUNEZ, Isauro Beltrán; RAMALHO, Betânia Leite; SILVA, Ilka Karine; CAMPOS, Ana Paula. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, v. 33, n. 1, p. 1-11, 26 abr. 2003.

PAIVA, Juliana Vaz; GOTTARDI, Angelina; GENTIL, Viviane Kanitz. Teste diagnóstico como ferramenta eficiente na evolução da alfabetização e letramento- PIBID. Anais [...]. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, 2017.

OLIVEIRA, João Batista de Araújo. Cartilhas de alfabetização: a redescoberta do Código Alfabético. Ensaio: avaliação políticas públicas de educação, v. 18, n. 69, p. 669-710, 2010.

OLIVEIRA, Larissa Bernardino Leite; LEÃO, Deusmaura Vieira. A alfabetização e as contribuições de Emília Ferreiro. Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação, v. 3, n. 1, 2018.

OLIVEIRA, Samantha Aniceto de; JÚNIOR, Claudio Roberto Antunes Scherer. A contação de histórias no Ensino Fundamental: fundamentos e planejamentos. Cadernos da Pedagogia, v. 13, n. 25, p. 16-26, Jul/Set 2019.

PAZETO, Talita de Cassia Batista; LEÓN, Camila Barbosa Riccardi; SEABRA, Alessandra Gotuzo. Avaliação de habilidades preliminares de leitura e escrita no início da alfabetização. Rev. Psicopedagogia, v. 34, n. 104, p. 137-147, 2017.

PEREZ, Carlos Rey. Educação olímpica e a base nacional comum curricular: uma aproximação entre esporte e educação. Olimpianos, v. 2, n. 3, p. 555-568, 2018.

POZZOBON, Magda; MAHENDRA, Fénita; MARIN, Angela Helena. Renomeando o fracasso escolar. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, n. 3, p. 387–396, set. 2017.

RANGEL, Franciele de Azevedo; SOUZA, Emilly Cristina Firmino de; SILVA, Ana Carla de Azevedo. Métodos tradicionais de alfabetização no Brasil: processo sintético e processo analítico. Revista Includere, v. 3, n. 1, p. 497-504, 2017.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. Recurso Eletrônico, 2006. p. 77-97. Disponível em: https://www.geocities.ws/cienciascontabeisfecea/estagio/Cap_3_Como_Elaborar.pdf. Acesso em: 11 set. 2023.

REIS, Cristiane Dias. Alfabetização nas séries iniciais: um estudo sobre os métodos de ensino. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Plano Nacional de Formação de Professores, Universidade Federal Rural da Amazônia, Igarapé-Açu, PA, 2015.

RIBEIRO, Loiva Beatriz Menger. Projetos em sala de aula: uma experiência com classe de alfabetização, Três cachoeiras, RS. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso – Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Três Cachoeiras-RS, 2010.

ROSA, Cintia Cristini da Trindade. A didática Geempiana de alfabetização na escola Marista Santa Marta, Santa Maria, RS. 2009. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização em Gestão Educacional. Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2009.

SANTOS, Cirleide Ribeiro dos Santos. Alfabetização: algumas reflexões sobre o método fônico e o método construtivista. Anais [...]. In: V Congresso Nacional de Educação. Editora Realize: V CONEDU, 2018.

SANTOS, Ana Paula Lopes; SILVA, Claudionor Alves. Alfabetização: entre a perspectiva construtivista e o processamento da informação. Anais [...]. In: Seminário Nacional e Seminário Internacional Políticas Públicas, Gestão e Práxis Educacional, v. 7, n. 7, p. 1756-1766, 2019.

SANTOS, Evelaine Cruz dos. Formação de professores no contexto das propostas pedagógicas de Rudolf Steiner (pedagogia Waldorf), Maria Montessori e da experiência da Escola da Ponte. 2015. 252f. Tese - (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2015.

SANTOS, Cristiane Gonzaga dos; RIBEIRO, Janete Santa Maria. Alfabetização realizada a partir da associação da teoria construtivista e método fônico. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia, v. 8, n. 19, e4762, 2017.

SANTOS, Gabriella Tocchio dos; FREITAS, Maria Cecilia Martínez Amaro. Alfabetizando através do método fônico, 2020. Anais [...]. In: VIII Mostra Científica do Curso de Pedagogia (UniEvangélica), v. 5, n. 1, p. 51-65, 2020.

SCHEIBE, Leda. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, p. 981–1000, jul. 2010.

SILVA, Maísa Alves; NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. Como os livros didáticos de alfabetização contemplam os diferentes percursos de aprendizagem? Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 119–132, 2015.

SILVA, Adriana Freire; LÓS, Dayvid Evandro da Silva; LÓS, Djalma Rodolfo da Silva. Web 2.0 e Pesquisa: Um Estudo do Google Docs em Métodos Quantitativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 1-10, 2011.

SILVA, Wagner Rodrigues. Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo Freire. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 58, n. 1, p. 219–240, jan. 2019.

SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença pedagógica, v. 9, n. 52, p. 15-21, 2003.

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/programa_aceleracao_estudos/reivencao_alfabetizacao.pdf acesso 05/12/2021.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 7 ed. 4ª reimpressão- São Paulo: Contexto, 2020.

SOUSA, Angélica Silva de; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; ALVES, Laís Hilário. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, p. 64-83, 2021.

SOUZA, Anne Mariette Alves Costa; CASTRO, Rafael Fonseca de. Alfabetização: uma revisão dos métodos e a perspectiva histórico – cultural. Revista Práxis Pedagógica, v. 2, n. 3, p. 160-179, 2019.

TEDESCO, Sirlei. Formação continuada de professores: experiências integradoras de políticas educacionais - PNAIC e PROUCA - para alfabetização no ensino fundamental de uma escola pública. 2015. 93f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

TOZETTO, Susana Soares. Docência e formação continuada. Anais [...]. In: XIII Congresso Nacional De Educação. EDUCERE, Curitiba, 2017. p. 24.537-24.549.

VIANA COSCARELLI, Carla Viana. Perspectivas culturais de uso de tecnologias digitais e a educação. Revista Brasileira de Alfabetização, v. 1, n. 8, p. 33-56, 2019.

ZANELLA, Liane Carly Hermes. Metodologia de pesquisa. 2. ed. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

2023-12-12

Métricas


Visualizações do artigo: 165     PDF downloads: 101

Como Citar

BILIER, Paula Fabiana Carvalho; CUNHA, Fernando Icaro Jorge; DINARDI, Ailton Jesus. UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE UM GRUPO DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 34–64, 2023. DOI: 10.36732/riep.v5i3.340. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/340. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.