A CULTURA DA INFÂNCIA, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Angélica Taís Schneiders angelicataisschneiders@gmail.com
    SETREM
  • Andrieli Taís Hahn Rodrigues andrihahn@gmail.com
    SETREM

DOI:

10.36732/riep.vi.194

Palavras-chave:

Documentação Pedagógica, Infância, Linguagem Científica

Resumo

Esta pesquisa insere-se no contexto da infância como experiência e objetivou investigar a formação de conceitos científicos na Educação Infantil, a partir da documentação pedagógica, compreendendo a linguagem científica em suas mais diferentes formas de manifestação na infância. Dessa forma, realizou-se um estudo de caso qualitativo, envolvendo o processo de reflexão sobre a própria prática docente da professora-pesquisadora, em um cenário de ensino híbrido, com atividades pedagógicas não presenciais, em uma Escola Municipal no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com uma turma de Jardim II, na Pré-Escola de cinco anos. Sendo assim, obteve-se como produto educacional da pesquisa, um diário de bordo de experiências, seguindo critérios pré-elaborados, em que foram documentadas e analisadas, sete atividades pedagógicas, por meio de fotos e vídeos, valorizando as manifestações das crianças e a presença de ambientes e conceitos relacionados à ciência e às linguagens científicas. A pesquisa obteve resultados significativos no âmbito dos estudos sobre a infância e suas experiências. Entre eles pode-se reiterar, a importância do brincar e do contato com a natureza e seus ambientes essencialmente educadores como estímulos para a formação de conceitos científicos na infância, bem como a grande relação entre as mais de cem linguagens das crianças em seu processo de aprendizagem. 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
242
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202625
|

Referências

ARCE, Alessandra. SILVA, Débora A. S. M. VAROTTO, Michele. Ensinando ciências na Educação Infantil. 1 ed. Campinas, São Paulo: Alínea. 2011.
BARROS, Manoel de. Memória inventadas a segunda infância. São Paulo: Planeta. 2003.
BARROS, Maria Isabel. Desemparedamento da infância, a escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: Instituto Alana. 2018.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução: Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense. 1994.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação. 2018.
CORSINO, Patrícia. Educação Infantil cotidiano e políticas. São Paulo: Autores Associados. 2009.
FORMOSINHO, Júlia; PASCAL, Christine. Documentação pedagógica e avaliação na Educação Infantil, um caminho para a transformação. Porto Alegre: Penso, 2019.
KOHAN, Walter. Infância estrangeiridade e ignorância: Ensaios de filosofia e educação. Belo Horizonte: Ática. 2007.
KUHLMANN JR., M. Educação infantil e currículo. In: FARIA, A. L.; PALHARES, M. S. (orgs.). Educação infantil pós-LDB: rumos e desafios. Campinas: Autores Associados; FE/Unicamp; São Carlos: Editora da UFSCar; Florianópolis, Editora da UFSC, 1999.
LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto, Belo Horizonte: Ed. Autêntica. 2004.
MALAGUZZI, Lóris. As cem linguagens da criança. Reggio Emília. 1999.
PRADO. Patrícia Dias. “A brincadeira é o que salva”: dimensão brincalhona e resistência das creches/pré-escolas da USP. São Paulo: Educação e Pesquisa. 1998.
REDIN, Marita M.; FOCHI, Paulo S. Infância e educação infantil II: linguagens. São Leopoldo: UNISINOS. 2014.
RINALDI, Carla; trad. Vania Cury. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender. 1. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2012.
ROSA, R. T. D. Ensino de ciências na educação infantil. In: CRAYDI, C. M.; KAERCHER, G. E. P. S. Educação infantil: pra quê te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001.
SANTANA, et al. 2011. O ensino de ciências na educação infantil e ensino fundamental: projeto de monitoria no curso de pedagogia da UFPB. Pernambuco: Editora da UFPB.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Imaginário e culturas da infância. Instituto de Estudo da criança, Universidade do Minho. 2003.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 513     PDF downloads: 242

Como Citar

SCHNEIDERS, Angélica Taís; HAHN RODRIGUES, Andrieli Taís. A CULTURA DA INFÂNCIA, DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA E A FORMAÇÃO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 672–684, 2022. DOI: 10.36732/riep.vi.194. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/194. Acesso em: 16 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.