PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, O PREVUPE

organização e gestão para a formação de professores estudantes nas licenciaturas na UPE

Autores

  • Roberlândio da Silva Ferreira roberlandio.ferreira@upe.br
    Universidade do Estado da Bahia
  • Iracema Santos Carvalho dos Anjos iracema.anjos@upe.br
    Universidade de Pernambuco

DOI:

10.36732/riep.v6i3.530

Palavras-chave:

Formação de professores, Prevupe, Ensino superior

Resumo

Neste artigo, abordamos o programa Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), Prevupe, no campus da UPE, na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco, situado na região do ecossistema do Sertão do Vale do Rio São Francisco, no nordeste do Brasil. Destacamos que o objetivo do estudo é averiguar a organização e gestão na política pública educacional pernambucana Prevupe, para a formação de professores, direcionada aos estudantes da UPE que cursam as graduações nas licenciaturas, e atuam no ensino como professores no referido curso. As opções teóricas e metodológicas têm fundo nas Ciências Sociais e nas recomendações de Minayo (2001) a interpretação concatenada as peculiaridades na história do passado e presente do Prevupe, sobre a formação de professores, o seu desenvolvimento e as características contemporâneas. O método é qualitativo, descritivo e na análise documental, a teórica e a experenciada. Concluímos que, por um lado, a organização e a gestão do Prevupe se alinham as regulamentações políticas da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) para a qualificação na formação de professores, de estudantes das licenciaturas na UPE. Por outro lado, análise mostrou-se a questão: o que levaria a atuação do Prevupe, em uma região geograficamente e culturalmente de Sertão pernambucano, a agir na lógica a transferir a responsabilidade a outrem? Levando em consideração que as regulamentações incorporadas ao seu trabalho, enquanto artefato social e cultural, não deveriam se limitar à dinâmica estática que o moldou dessa maneira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANDRADE, Fabiana Ribeiro Lima, O Pré-vestibular da Universidade de Pernambuco: política de extensão universitária. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2023.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) - Lei nº 9.394/96.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (Brasil). Ministério da Educação. Resolução nº 7, 2018. Diretriz para as atividades de extensão na Educação Superior Brasileira. Disponível em: http://portal. mec.gov.br/index.php?option=com_docman&vie-w=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro¬-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 fev. 2024.

FERREIRA, Maria Syria Carapeto, Gestão Democrática da Educação: ressignificando conceitos e possibilidades. São Paulo: Cortex Editora, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 1996.

GADOTTI, M. (2008). Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Editora Artes Médicas, 2008.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro, Petrópolis: Editora Vozes, 2001.

PARO, Vitor Henrique, Gestão Democrática na Escola Pública. São Paulo: Cortex Editora, 1988.

PERRENOUD, Philipe. Construir as competências desde a escola. IN.: PERRENOUD, Philipe (Org.). Vie pédagogique, n. Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Porto Alegre: Artmed Editora,1999.

PREVUPE. Relatório anual de desenvolvimento das atividades. Recife: Editora da Universidade de Pernambuco, 2019.

SANTOS, Boaventura de Souza, Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

SANTOS, Marcos Pereira dos. Extensão Universitária: Espaço de Apren¬dizagem profissional e suas relações com o ensino e a pesquisa na educa¬ção superior. Revista Conexão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná, v. 8, n. 2. p. 154-163, 2012. Dis¬ponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=514151728002 Acesso em: 12 mar. 2024.

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO. UPE. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Gestão da Universidade de Pernambuco. UPE. Disponível em: https://www.lai.pe.gov.br/upe/wp-content/uploads/sites/120/2020/08/PDI_UPE_2019_A_2023.pdf Acesso em: 04 fev. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Métricas


Visualizações do artigo: 159     PDF downloads: 26

Como Citar

FERREIRA, Roberlândio da Silva; ANJOS, Iracema Santos Carvalho dos. PRÉ-VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO, O PREVUPE: organização e gestão para a formação de professores estudantes nas licenciaturas na UPE . Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 203–214, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.530. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/530. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.