POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB)

um estudo de caso no curso tecnólogo em gestão pública sobre a inclusão

Autores

  • Hellen Cristina Cavalcante Amorim Hellencristina1434@gmail.com
    Instituto Federal de Brasília
  • Keila Balbino Rodrigues keilabsbdf@gmail.com
    Instituto Federal de Brasília
  • Laura Barbosa Silva laurabarbosasilva22@gmail.com
    Instituto Federal de Brasília

DOI:

10.36732/riep.v6i3.562

Palavras-chave:

inclusão Social, Políticas Públicas, Instituto Federal de Brasília

Resumo

O acesso ao Ensino Superior é importante para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e justa. No Brasil, essa questão é relevante devido às desigualdades sociais e econômicas que dificultam o acesso ao Ensino Superior. O País tem implementado políticas públicas para promover a inclusão social com programas e ações afirmativas que possibilitam que as cotas raciais e sociais contribuam para oportunidades e representatividade de todos. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) é uma instituição da Rede Federal de Ensino que busca o desenvolvimento educacional, econômico e social que tem como missão uma educação voltada para a inclusão social. A pesquisa tem como objetivo geral analisar as políticas públicas de acesso ao ensino superior do Instituto Federal de Brasília (IFB), a partir dos estudantes do Curso de Tecnologia em Gestão Pública, do campus Brasília, sob o aspecto da inclusão. A metodologia é qualiquantitativa, bibliográfica, descritiva caracterizada como um estudo de caso e exploratória por meio de aplicação de questionário no google forms para estudantes do curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública e uma entrevista aberta para a gestão do Registro Acadêmico do IFB. Os resultados obtidos constatam que o IFB desde 2012 participa de políticas públicas de acesso ao Ensino Superior que oferecem ações afirmativas para a inclusão de estudantes que talvez sem as cotas não teriam oportunidade de estudar no IFB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

AMORIM, Hellen Cristina Cavalcante. As políticas de valorização docente no Brasil e o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Brasília: Editora IFB, 2022.

CUNHA, Luiz Antônio. Ensino Superior é Universidade no Brasil. In: VEIGA, Cynthia G.; FILHO, Luciano Mendes de F.; LOPES, Eliane Marta T. 500 anos de educação no Brasil. São Paulo: Grupo Autêntica, 2020. p.151 a 204.

OLIVEIRA. João Ferreira de. Acesso à Educação Superior no Brasil: entre o eletismo e as perspectivas de democratização. In: Sousa, José Vieira de S. Educação Superior: Cenários, impasses e propostas. São Paulo: Autores Associados, p. 273 a 313, 2013.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 8. ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

TRINDADE, Hélgio. Universidade em perspectiva: sociedade, conhecimento e poder. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21. Trabalho apresentado. Política de Educação Superior. Caxambu, set. 1998. Acesso em: 28 ago. 2008.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Métricas


Visualizações do artigo: 183     PDF downloads: 25

Como Citar

AMORIM, Hellen Cristina Cavalcante; RODRIGUES, Keila Balbino; SILVA, Laura Barbosa. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB): um estudo de caso no curso tecnólogo em gestão pública sobre a inclusão . Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 557–569, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.562. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/562. Acesso em: 1 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.