UM PANORAMA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE JANUÁRIA-MG
DOI:
10.36732/riep.v6i3.571Palavras-chave:
Atendimento educacional especializado, Educação inclusiva, Educação especialResumo
Esta pesquisa tem como objetivo geral delinear um panorama do Atendimento Educacional Especializado nas escolas públicas municipais e estaduais de Januária-MG. No contexto de uma Educação Especial e inclusiva, a legislação prevê o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com o objetivo de atender todos os alunos com deficiência, disponibilizando meios que possibilitem seu desenvolvimento e inserção na comunidade. Este estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica e documental, de forma a conhecer os aspectos e história da educação especial e aspectos relacionados ao AEE nas escolas públicas de Januária (MG). Este estudo possibilitou delinear um panorama do AEE na rede pública de ensino do município de Januária, abrangendo as esferas municipal e estadual. Verificou-se que o suporte aos estudantes com deficiência precisa ser aprimorado, especialmente quanto ao quantitativo de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e profissionais envolvidos, bem como do aumento de recurso financeiro disponibilizado especificamente para o AEE nessas escolas. Entretanto, não se pode negar os avanços legais e práticos verificados, tendo como parâmetro as diversas fases da Educação Especial no Brasil e no estado, em direção a uma Educação Especial de fato inclusiva.Downloads
Métricas
Referências
ALAMINOS, Claúdia. Fundamentos da educação especial: aspectos históricos, legais e filosóficos. Indaial - SC: Uniasselvi, 2018. 161 p. Disponível em: https://www.uniasselvi.com.br/extranet/layout/request/trilha/materiais/livro/livro.php?codigo=29978. Acesso em: 10 ago. 2023.
FERNANDES, Sueli. Fundamentos para Educação Especial. Curitiba: Ibepex, 2013.
MACEDO, Patrícia Cardoso et al. Atendimento educacional especializado: uma breve análise das atuais políticas de inclusão. In: PLETSCH, Márcia Denise; DAMASCENO, Allan (orgs.). Educação Especial e inclusão escolar: reflexões sobre o fazer pedagógico. Editora Edur, Seropédica/RJ, 2011.
MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 33, set/dez. 2006.
MINAS GERAIS. Resolução SEE nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Diário Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, BH, 2020
MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, Uberlândia, v. 7, n. 7, p. 29-44, ago. 2008.
RIBEIRO, Diana Coelho. Panorama da Educação Especial por superintendências regionais de ensino durante os anos de 2010, 2014 e 2018 no estado de Minas Gerais. 2019. Monografia de conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho, 2019.
RODRIGUES, Olga Maria Piazentin Rolim et al. Fundamentos históricos e conceituais da Educação Especial e inclusiva: reflexões para o cotidiano escolar no contexto da diversidade. Acervo Digital Unesp, 2014. Disponível: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155246/1/unesp-nead_reei1_ee_d01_s03_text 02.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
SEE/MG. Resolução SEE nº 4.256/2020. Institui as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede estadual de ensino de Minas Gerais. Diário Oficial de Minas Gerais, Belo Horizonte, BH, 2020
SOUSA, Lazaro Mourão de. Educação Especial no Brasil: o que a história nos conta sobre a educação da pessoa com deficiência. Revista Bibliomar, São Luiz, v. 19, n. 1, p. 159-173, jan./jun. 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 174 PDF downloads: 34
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.