ENSINO MÉDIO NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: COERÇÃO REVESTIDA DE CONSENSO NO “ESTADO DE EXCEÇÃO”
DOI:
10.36732/riep.v1i1.19Palavras-chave:
contrarreforma do ensino médio, Lei n. 13.415/2017, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Base Nacional Comum CurricularResumo
O artigo aborda a atual contrarreforma do ensino médio instituída pela Lei n. 13.4015/2017, que aprovou a Medida Provisória 746/2016, bem como implicações da Emenda Constitucional 95 e das leis da terceirização e trabalhistas, a fim de compreender as particularidades da política atual, à luz do conceito de “estado de exceção”. A análise é ampliada para a “atualização” das Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM) aprovadas em novembro de 2018, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desta etapa da educação básica aprovada em dezembro do mesmo ano, considerando a forma antidemocrática de implantação da política e demonstrando como essas regulamentações viabilizam aspectos contrários aos interesses da classe trabalhadora, numa lógica própria de obtenção do consenso e exercício da coerção no “estado de exceção”. Finalmente, apresentam-se reflexões sobre medidas recentes que podem comprometer o projeto de formação humana que busca ser hegemônico na Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica.Downloads
Métricas
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2004.
BARATA-MOURA, José. Totalidade e Contradição. Lisboa: Editora Avante, 2012.
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria e RAMOS, Marise. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições: São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, Marise. Ensino médio integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar e SILVA, Cláudio Nei Nascimento da (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017, pp. 20-43.
RAMOS, Marise. Escola sem partido: a criminalização do ato pedagógico. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Escola “sem” Partido. Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LPP/UERJ, 2017a.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991
COUTINHO, Carlos Nelson. Gramsci: um estudo sobre sem pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 1859 PDF downloads: 843