RESENHA - A CORROSÃO DO CARÁTER: CONSEQUÊNCIAS PESSOAIS DO TRABALHO NO NOVO CAPITALISMO

Autores

DOI:

10.36732/riep.v1i1.17

Palavras-chave:

A corrosão do caráter

Resumo

A obra está dividida em 8 capítulos e um apêndice, escritos numa linguagem simples, porém densa, com uma profunda análise sociológica das transformações do mundo do trabalho. A marca mais importante da obra de Sennett é a personificação dos conflitos existentes e advindas desta transformação. Ao longo dos capítulos, se define o tempo capitalista, como também se compara o velho e o novo capitalismo. O autor aplica às pessoas, às suas histórias e às concepções diante da vida e do trabalho, fontes como:  tabelas, dados econômicos, narrativas históricas e teorias sociais à luz de Max Weber, Adam Smith; entre muitos outros. Senett escreve sobre o trabalho e suas transformações, suas relações na modernidade e as consequências nos valores como a lealdade e a reciprocidade, sob sua perspectiva de caráter: “traços pessoais a que damos valor em nós mesmos, e pelos quais buscamos que os outros nos valorizem”(P.38), e como definir nossas características pessoais, nosso valor, em uma sociedade onde tudo é flexível, passageiro, cujo o valor é medido por meio da capacidade de se ajustar a novas situações. Não é possível construir um caráter em um ambiente onde não há metas a longo prazo, pois a construção deste depende de valores duráveis, relações duráveis (de longo prazo) isto não é possível em uma sociedade em que as instituições vivem se desfazendo ou sendo continuamente reprojetadas. Para além da problemática apresentada, fica claro que a expectativa não é uma simples decisão entre avançar rumo ao precipício ou retroceder ao paraíso e sim de uma leitura histórica de um tempo que culmina em um apontamento de possíveis saídas e reflexões dentro de um novo tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabrielle Tavares Pereira, Instituto Federal de Brasília - IFB

Mestranda pelo programa PROFEPT. Docente da área de espanhol do Instituto Federal de Brasília.

Referências

SENNETT, Richard. A corrosão do caráter – consequências pessoais do trabalho no novo capitalismo. Tradução Marco Santarrita. Rio de Janeiro, Record, 4° edição 2000.

Downloads

Publicado

2019-06-05

Métricas


Visualizações do artigo: 1982     PDF downloads: 1055

Como Citar

PEREIRA, Gabrielle Tavares. RESENHA - A CORROSÃO DO CARÁTER: CONSEQUÊNCIAS PESSOAIS DO TRABALHO NO NOVO CAPITALISMO. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 104–107, 2019. DOI: 10.36732/riep.v1i1.17. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/17. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Resenha

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.