SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

10.36732/riep.v3i2.83

Palavras-chave:

deficiencia intelectual, sala de recursos multifcional, pratica pedagogica

Resumo

A sala de recursos multifuncional do tipo I, na Educação Básica oferta atendimento educacional especializado, de natureza pedagógica que complementa a escolarização de alunos que apresentam deficiência Intelectual e física, neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos. Buscou- se analisar como a sala de recursos multifuncional tipo I consegue trazer benefícios para o processo de ensino aprendizagem de alunos com deficiência intelectual que frequentam o Ensino Fundamental II. Para tanto, pesquisou-se o caminho histórico e legal da Educação Especial, no Brasil, paralelamente, a legislação brasileira e paranaense sobre o funcionamento dessa sala. Descreveu-se sobre a deficiência intelectual, e a forma de atendimento desse alunado, os procedimentos adotados para encaminhar os alunos que apresentam baixo rendimento escolar. A Teoria Histórico- cultural e seu impacto na educação especial, foi item de estudo, destacando-se o pensamento de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano e à apropriação da cultura, conceitos que dão validade ao trabalho pedagógico. Foram entrevistados por meio de um roteiro de entrevista, profissionais que atuam junto a alunos com deficiência intelectual. Esse estudo além de subsidiar a formação da pesquisadora, viabilizou-se momentos de reflexão sobre a prática profissional, de tal forma, que, enquanto acadêmica, propiciou as participantes da pesquisa, imersão em sua prática diária. Por fim, as entrevistadas demonstram a necessidade de parceria estreita entre os professores do ensino especializado e os professores do ensino comum para que as intervenções sejam eficientes na aprendizagem desses alunos, como também, uma formação continuada que dê conta das dificuldades que se apresentem no processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio José Antônio da Silva, UEL

Doutor em Educação Física (UEL). Mestre em Educação (UFC). Licenciado em Educação Física (UEL). Servidor público municial. 

Referências

ARAÚJO. D.C. Literatura Infanto juvenil e política educacional: estratégias de o no programa nacional de biblioteca da escola (PNBE) CURITIBA, 2015.

ALBUQUERQUE, Rosana Aparecida. Educação e inclusão escolar: a prática pedagógica da sala de recursos de 5ª. a 8ª. séries (Dissertação). Maringá, 2008.

BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN Maria Teresa Eglér. Atendimento Educacional Especializado. In: GOMES, A. L. L. et al. Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - Deficiência Mental. SEESP/SEED/MEC. Brasília/DF, 2007

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência.

. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.

. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências.

. Formação continuada a distância de professores para o atendimento educacional especializado - deficiência mental. Brasília: Ministério da Educação, 2007b.

. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96. BRASIL.

. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961.

. Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989. Dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, sua integração social, sobre a Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE), institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 25 out. 1989.

. Ministério da Educação Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Secretaria de Educação Especial – MEC; SEESP,2001.

. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
LDB 5.692, de 11 de agosto de 1971.

. Ministério da Educação. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências.

. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei Nº. 7.853, de 24 de outubro de 1989.

. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

CENCI, Adriane. A retomada da defectologia na compreensão da teoria histórico-cultural de Vygotsky. 37ª Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis: UFSC, 04/08 out 2015.

CIA, Fabiana; RODRIGUES, Roberta Karoline Gonçalves. Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas. 2014. Dossiê Temático.

DEEIN. Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional. Curso de avaliação e em no contexto escolar: subsídios para avaliação gerais ou no contexto escolar - orientações pedagógicas. 2013 CURITIBA. DE CARLO, M.R.P. Se essa casa fosse nossa...Instituições e processos de imaginação na educação especial. São Paulo: Plexus, 2001.

DIAS, Marília Costa. Atendimento educacional especializado complementar e a deficiência intelectual: considerações sobre a efetivação do direito à educação. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

FACCI, Marilda Gonçalves; EIDT, Nádia Mara; TULESKI, Silvana Calvo. Contribuições da teoria Histórico-cultural para o processo de avaliação gerais ou. Revista Psicologia USP, v. 17, n.1, p. 99-124, 2006.

LOPES, Esther; MARQUEZINE, Maria Cristina. Sala de recursos no processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual na percepção dos professores. Rev. bras. educ. espec. vol.18. Marília jul./set. 2012.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil. História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MEC/SEESP. Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.

MEC/CNE/CEB. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

. Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.

MORAES, Louise. A educação especial no contexto do Plano Nacional de Educação. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2017.

MOREIRA, Camila Ferreira. Assessora Técnica MPES – Pedagoga. Marcos históricos e legais da Educação Especial no Brasil. 2003.

NUNES, L. R. O; SILVA, S. P; SCHIRMER, C. R. Salas de Recursos Multifuncionais de Referência no Rio de Janeiro: análise de conteúdo das reuniões de pesquisa – 2013-2016. In: NUNES, L. R. O; SCHIRMER, C. R. (org.) Salas abertas: formação de professores e práticas pedagógicas em comunicação alternativa e ampliada nas salas de recurso multifuncionais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2017.

PADILHA, A M.L. Práticas Pedagógicas na Educação Especial – a capacidade de significar o mundo e a inserção cultural do deficiente mental. Campinas, SP: Autores Associados, 2001

PLESTCH, M.D. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: Nau: Edur, 2010.

. A formação de professores para a educação inclusiva: legislação, diretrizes políticas e resultados de pesquisas. Educar em Revista, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009.

REIS, Rosangela Leonel; ROSS, Paulo Ricardo. A inclusão do aluno com deficiência intelectual no Ensino Regular. 2008.

SEED/PDE. Adaptação curricular para alunos com deficiência Intelectual inseridos no ensino regular. Curitiba, 2008.

SEED/SUED. Instrução n.º 07/2016. Estabelece critérios para o Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais - SRM deficiência intelectual, deficiência física neuromotora, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos funcionais específicos nas instituições que ofertam Educação Básica na rede pública estadual de ensino.
. Instrução 16/2011. Critérios para o atendimento educacional especializado em Sala de Recursos Multifuncional - Tipo I, na Educação Básica. Curitiba, 2011.
SME/DOT. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Referencial sobre Avaliação da Aprendizagem na área da Deficiência Intelectual. Secretaria Municipal de Educação – São Paulo, 2008.

UNESCO. Conferência Mundial sobre Educação para Todos. Jomtiem/Tailândia, 1988.

. Declaração de Salamanca sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial. Brasília. 1994.

VEIGA, Ilma Passos. Projeto Político da Escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos (org.). Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível Campinas, SP: Papirus, 1995

VYGOTSKY, L. S. Fundamentos de defectologia. In: Obras completas. Tomo Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1997.

. A formação social da mente – o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 6ª ed., 1998.

VYGOTSKY, L. S; LURIA, A R. Estudos sobre a história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

XAVIER, Amanda Vanessa de Oliveira. A Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola Regular. 2012.

Downloads

Publicado

2021-11-01

Métricas


Visualizações do artigo: 640     PDF downloads: 651

Como Citar

SILVA, Fabio José Antônio da. SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: EFICIÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 17–42, 2021. DOI: 10.36732/riep.v3i2.83. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/83. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.