A JANELA DE JOHARI E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: ALGUMAS NOTAS ANALITICAS

Autores

  • Eneias Nunes da Silva eneias.nunes.silva@terra.com.br
    Unicid
  • Alexsandro do Nascimento Santos alexsandrosantos1980@gmail.com
    Unicid

DOI:

10.36732/riep.vi.150

Palavras-chave:

Educação Básica, Competências Socioemocionais, Soft Skills, Janela de Johari

Resumo

Esta comunicação cientifica apresenta resultados parciais de uma investigação cujo objetivo é descrever, interpretar e analisar as relações entre o desenvolvimento das capacidades ou competências socioemocionais com o auxílio da Janela de Johari nos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, assumem-se o referencial do conceito denominado Janela de Johari e os pressupostos da teoria psicogenética do desenvolvimento humano formulada por Henri Wallon. Nesta primeira fase do estudo, nos debruçamos sobre a análise dos elementos principais da Teoria da Janela de Johari para, posteriormente, discutir nossas hipóteses a respeito de suas implicações para as práticas pedagógicas na educação básica. Para este artigo foram consultadas as bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD. Os resultados alcançados permitem afirmar que a presença dos estudos sobre a janela de Johari é restrita, convocando os pesquisadores do campo à uma reflexão mais sistemática e estruturada a respeito de seus pressupostos e de seu potencial para o desenvolvimento das capacidades ou competências socioemocionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BERCHT, M. Em direção a agentes pedagógicos com dimensões afetivas. Instituto de Informática. UFRGS. Tese de doutorado. Porto Alegre, dez 2001.
CARMAGNANI, R.; DANIEL, M. Ser para o outro. São Paulo: Edições Loyola. 1992. p. 32-33.
DANTAS, H. Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon. In: LA TAILLE, Y., DANTAS, H., OLIVEIRA, M. K. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial, 1992.
DANTAS, H. A infância da razão: uma introdução à psicologia da inteligência de Henri Wallon. São Paulo: Manole, 1990.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 1996.
FRITZEN, S.J. Janela de Johari. Rio de Janeiro: Vozes, 1992. p.115.
GALVÃO, I. Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1996.
LITTLEJOHN, S.W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. p. 221 -23.
OLIVEIRA, E. R. A.; BACHION, M. M. ; CARVALHO, E. C. de. Aplicação da janela de johari em uma interação. Rev.latino-am.enfermagem, Ribeirão Preto, v. 4, nº especial, p. 113-25, abril 1996.
PRANDINI, R. C. A. R. A constituição da pessoa: integração funcional. In: MAHONEY, A. A. e ALMEIDA, L. A. (Orgs.), A constituição da pessoa na proposta de Henri Wallon (pp 25-46). São Paulo: Edições Loyola, 2004
ROGERS, C. R. Tornar-se pessoa. Tradução de Manuel J. C. Ferreira e Alvamar Lamparelli. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
WALLON, Henri. Psychologie et dialectique. Paris, Messidor/Ed. Sociales, 1990.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Métricas


Visualizações do artigo: 1071     PDF downloads: 581

Como Citar

NUNES DA SILVA, Eneias; NASCIMENTO SANTOS, Alexsandro do. A JANELA DE JOHARI E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: ALGUMAS NOTAS ANALITICAS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 135–144, 2022. DOI: 10.36732/riep.vi.150. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/150. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.