Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • Nos metadados dos autores, é exigido que no campo ORCID seja colocado o link do referido identificador. Por exemplo: https://orcid.org/0000-0002-5174-9148.
    Também no campo URL deve ser inserido o link do lattes. Por exemplo: http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Author Guidelines

  • Nova Paideia – Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa publica artigos originais, revisões de literatura e resenhas relativos à área da educação e da educação em sua interface com outra(s) área(s) do conhecimento.
  • A revista aceita contribuições nos seguintes idiomas: espanhol, português, inglês.
  • Os manuscritos submetidos devem ser originais e inéditos.
  • O autor compromete-se de que o artigo enviado para avaliação é inédito e não será submetido à outra revista durante o processo de análise e, em caso de deferimento, para a publicação.
  • O simples encaminhamento dos artigos à Revista implica aceitação, por parte dos autores, das normas aqui expressas, bem como na autorização da publicação dos mesmos.
  • O autor assume inteira e exclusiva responsabilidade pessoal pela obra e sua publicação, bem como pelas eventuais consequências cíveis e penais que dela possam advir.
  • A extensão mínima dos artigos é de 10 páginas (formato A4).
  • As contribuições devem estar devidamente revisadas gramaticalmente de acordo com o idioma de origem.
  • As normas de formatação seguem a ABNT vigente, permitindo-se APA, nos casos dos artigos em inglês e espanhol.
  • As contribuições devem possuir a seguinte estrutura:

    a) Título. 
    b) Resumo. Utilizar a estrutura: Objetivos, Métodos, Resultados, Conclusões (ABNT NBR 6028:2021).
    c) Palavras-chave (mínimo três e máximo cinco).
    d) Título, resumo e palavras-chave em inglês (obrigatório para todos os artigos). 
    e) Introdução. 
    f) Revisão de literatura.
    g) Método.
    h) Resultados e discussão. 
    i) Conclusões. 
    j) Referências (ABNT 6023:2018).
    k) Notas ao final do texto.
Os autores deverão utilizar o TEMPLATE PARA SUBMISSÕES

Referências e citação 

A correta apresentação das referências, que deverão corresponder às citações do texto, é de responsabilidade dos autores. As referências devem ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética de sobrenome do(a) primeiro(a) autor(a).

Para apresentação das referências, seguir a ABNT 6023:2018, conforme exemplos* abaixo:

a)    Livro

SARDENBERG. Carlos Alberto. Neoliberal não. Liberal: para entender o Brasil de hoje e amanhã. São Paulo, Globo: 2008.

b)    Livro com dois autores

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: ARTMED, 1998.

c)    Livro com três autores

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo, Cortez, 2011. 

d)    Livro com mais de três autores

AMABIS, J.M. et al, Biologia, Editora Moderna, São Paulo, 1997.

e)    Documentos organizados

SCHOLZE, Lia; RÖSING, Tânia M. K. (Orgs.) Teorias e práticas de letramento. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

f)     Autor entidade

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). Boletim de serviço semanal. Diretoria de Gestão de Pessoas. Brasília: jan. 2014. 36 p.

g)    Teses, dissertações ou outros trabalhos acadêmicos

BACKES, Vania Marli Schubert. As políticas oficiais de saúde e o ensino de enfermagem. Santa Maria: UFSM, 1992. 343p. DISSERTAÇÃO (Mestrado em Educação): Universidade Federal de Santa Maria, 1992

h)    Referências de obras utilizadas em parte

FREIRE, Gustavo Henrique de Araújo et al . Uso do Seer para formatação de serviço de resumos: Revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Ciência da Informação, Brasília , v. 36, n. 3, dez. 2007.

COSTA, Sely M. S. Mudanças no processo de comunicação científica: impacto do uso de novas tecnologias. In.: MUELLER, S. P. M; PASSOS, E. J. L. (Orgs.). Comunicação Científica: estudos avançados em Ciência da Informação. Brasília: Departamento de Ciência da Informação Universidade de Brasília, 2000.

i)      Documentos oriundos da Internet

SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/235/22>. Acesso em 13/03/2013.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. Actes de Ia Recherche en Sciences Sociales, n. 2/3, jun. 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero. Disponível em: <http://www.isabelcarvalho.blog.br/wp-content/uploads/2011/03/O-Campo-Cient%C3%ADfico-Pierre-Bourdieu.pdf>. Acesso em 31/05/2013.

j)      Sites:

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. IBICT. Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Disponível em: <http://www.ibict.br/>. Acesso em 29/01/2014.

k)    Outras observações importantes

ZIMAN, John Michael. O conhecimento confiável: uma exploração dos fundamentos para a crença na ciência. Campinas, SP: Papirus, 1996.

ZIMAN, John Michael. A força do conhecimento. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.

ZIMAN, John Michael. Conhecimento público. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1979.

Obs.: Evitar o uso de .____________________________, sempre colocar sobrenome e nome dos autores.

MANUFATURAS e a história da exploração econômica no Brasil. São Paulo: Editora Nascimento, 2013. 77 p.

*exemplos extraídos do livro “Metodologia Científica Descomplicada”.

Para citações, utilizar a NBR 10520:2023.

Artigos

Política padrão de seção

Relatos de Experiência

Nesta seção espera-se a apresentação de um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante com a área da educação. 

Resenha

Nesta seção, espera-se trabalhos que apresentem uma síntese e uma crítica sobre um trabalho científico (livro), com recomendações acerca da finalidade e relevância da obra. 

Artigos de Revisão

Espera-se, nesta seção, que o manuscrito submetido traga um resumo, análise ou discussão de informações já publicadas.
 

Dossiê - Educação e Inteligência Artificial: desafios, limites e possibilidades

Tema: Educação e Inteligência Artificial: limites, desafios e possibilidades 

 

Da submissão

Para publicação no Dossiê Temático da Revista Nova Paideia, os autores deverão utilizar o Template da Revista. O dossiê aceita artigo original, artigo teórico ou de revisão, desde que aborde algum aspecto da relação Educação e Inteligência Artificial na contemporaneidade. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página da Revista.

 

Do objetivo

O Dossiê tem por objetivo reunir manuscritos que reflitam sobre os impactos da Inteligência Artificial na Educação, na perspectiva de compreender seus limites e possibilidades no campo da aprendizagem, da gestão e das políticas educacionais. 

 

Dos prazos

O prazo final para submissão dos manuscritos é 30 de junho de 2024, entretanto, tão logo o artigo seja submetido à Revista será encaminhado para a revisão por pares. A publicação do dossiê será em 30 de novembro de 2024. 

Privacy Statement

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.