PRÁTICAS INTERDISCIPLINAR DO PROJETO CRAS E CADASTRO ÚNICO ATÉ VOCÊ NO MUNICÍPIO DE ORIXIMINÁ – PA
DOI:
10.36732/riep.v6i3.597Keywords:
Proteção Social, Interdisciplinariedade, Direitos socioassistenciaisAbstract
O artigo apresenta o relato de experiência acerca da Prática interdisciplinar do Projeto: CRAS e Cadastro Único até VOCÊ, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social no município de Oriximiná-PA. A discussão partiu do seguinte questionamento: quais os impactos das ações do projeto junto as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família – PBF e Benefício da Prestação Continuada - BPC. Os objetivos versaram em avaliar os impactos das ações do Projeto junto as famílias beneficiárias do PBF e BPC, bem como identificar as principais contribuições e desafios enfrentados durante a execução do projeto e analisar a efetividade das práticas interdisciplinares adotadas, propondo aperfeiçoar as ações futuras e promover a integralidade do atendimento às famílias. Para tanto, a metodologia se pautou na pesquisa documental, bibliográfica e observação participante, com avaliação das ações realizadas no período de 2023 à 2024. O relato revela a importância do trabalho interdisciplinar e intersetorial envolvendo profissionais das secretarias parceiras: assistência social, saúde e educação. O projeto impactou diretamente as famílias, pois tiveram seus dados atualizados junto ao Cadastro Único, evitando assim cancelamento e bloqueio, portanto promovendo a inclusão social na garantia de direitos. Além disso, o município passou de 74% para 94% de taxa de atualização do Sistema do Cadastro Único no governo federal.Downloads
Metrics
References
BRASIL, MDS. Disponível em: https://aplicacoes.cidadania.gov.br/ri/pbfcad/relatorio-completo.htm. Acessado em: 16/10/2024.
LOPES, Márcia Helena Carvalho. O tempo do SUAS. Revista Serviço Social e Sociedade n.º 87. São Paulo: Cortez, 2006
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ed. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2015.
MUNIZ, Egle. SUAS e os serviços socioassistenciais. Revista Serviço Social e Sociedade n.º 88. São Paulo: Cortez, 2006
PAZ, RDO da. Habitação e Trabalho Social: desafios para a atuação profissional. In: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Psicologia e moradia: múltiplos olhares sobre a questão habitacional. São Paulo: CRP-SP, 2019.
POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – PNAS, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social por intermédio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004, e publicada no Diário Oficial da União – DOU do dia 28 de outubro de 2004.
SPOSATI, Aldaíza. A menina LOAS: um processo de construção da Assistência Social. São Paulo: Cortez, 2004.
SPOSATI, Aldaíza. Modelo Brasileiro de Proteção Social não Contributiva: concepções fundantes. In: Concepção e gestão da proteção social não contributiva no Brasil. Brasília: MDS/Unesco, 2009. p. 13 a 55
YAZBEK, Carmelita. Estado, políticas sociais e implementação do SUAS. In: Caderno SUAS: Configurando os Eixos de Mudanças. Brasília: MDS, 2008. v. 1, p. 79 a 125.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 78 PDF (Português (Brasil)) downloads: 38
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.