PAULO FREIRE E O DIÁLOGO

CONTRAPONTOS E INDAGAÇÕES NA HISTÓRIA OCIDENTAL DA PEDAGOGIA

Autores/as

DOI:

10.36732/riep.v3i3.117

Palabras clave:

Diálogo; Pedagogia Crítica Freireana; Espaços de possibilidades

Resumen

Resumo. Este artigo está pautado em pesquisas de uma tese de doutoramento que se apropria das concepções freireanas sobre o diálogo. Busca-se dimensioná-lo como sendo fomentador de espaços de possibilidades de práticas libertadoras. Neste texto, num breve resumo histórico da Pedagogia ocidental, buscar-se-á responder a questão: na história ocidental da Pedagogia em que condições a ideia pedagógica de diálogo esteve presente ou não? Para tal, utilizar-se-á contrapontos e indicações de Paulo Freire que referendam o diálogo e sua concretude. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, a qual tem como seus principais aportes teóricos: CAMBI (1999); FREIRE (1970); FRANCO (2012). Os resultados evidenciam que o processo de educação e de formação do homem, desde a antiguidade até os dias atuais, existiu uma predominância do não diálogo. Indícios indicam que essa ausência do diálogo reverbera nas condições atuais de desigualdade, exclusão, dominação e alienação da grande maioria dos seres humanos, destruindo sonhos, utopias e uma impossibilidade de um esperançar. Buscar espaços de possibilidades de transformação dessa lógica e a retomada da dignidade humana que está sendo massacrada, é necessário e urgente. Os pressupostos que permeiam a Pedagogia crítica na perspectiva de Paulo Freire, ancorados no princípio do diálogo freireano, ou seja, aquele que atua com esses oprimidos e com as suas circunstancialidades, pode ser uma possibilidade de transformação, de um (re)criar, um (re)inventar um mundo novo, pois o presente está aqui, posto, mas o futuro ainda está por ser criado, portanto, é possível acreditar num mundo melhor, mais digno, mais humano para todos. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lisley C. GOMES da SILVA, UNISANTOS

Doutoranda em Educação/Mestre em Educação/Pedagoga - UNISANTOS

Maria Amélia R. Santoro Franco, UNISANTOS

Doutora em Educação/ Pós Doutora em Pedagogia. Pesquisadora CNPq. UNISANTOS

Citas

AZEVEDO, Fernando de et al. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores) Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me4707.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia e Prática Docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como Ciência da Educação. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Os cristãos e a libertação dos oprimidos. Lisboa: Edições BASE, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, Paulo. Conscientização. São Paulo: Cortez e Moraes, 1997.
FREIRE, Paulo; FREIRE, Ana Maria. À sombra desta mangueira. 12ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
GAUTHIER, Clermont; TARDIF, Maurice. A Pedagogia: Teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis- RJ: Editora Vozes, 2014.

JAEGER, Werner. Paideia - a formação do homem grego. 6. Ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. 42. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 5).

VITTORIA, Paolo. Narrando Paulo Freire: por uma pedagogia do diálogo. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

VITTORIA, Paolo; VIGILANTE, Antonio. Pedagogias da Libertação: estudos sobre Freire, Boal, Capitini & Dolci. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2014.

Publicado

2022-02-21

Métricas


Visualizações do artigo: 953     PDF (Português (Brasil)) downloads: 384

Cómo citar

GOMES DA SILVA, Lisley C.; FRANCO, Maria Amélia R. Santoro. PAULO FREIRE E O DIÁLOGO : CONTRAPONTOS E INDAGAÇÕES NA HISTÓRIA OCIDENTAL DA PEDAGOGIA. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 3–19, 2022. DOI: 10.36732/riep.v3i3.117. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/117. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.