CONTANDO ARESTAS – LÓGICA, GEOMETRIA E COMBINATÓRIA
DOI:
10.36732/riep.v6i2.429Palabras clave:
Mentalidades matemáticas, tarefas abertas, contagem, triângulo aritmético, argumentaçãoResumen
O texto aborda a elaboração de uma tarefa inspirada na abordagem Mentalidades Matemáticas (MM), desenvolvida por Jo Boaler, com o intuito de promover um aprendizado matemático que valorize múltiplas estratégias de resolução de problemas, diversas representações dos objetos de aprendizagem e a valorização do erro no processo de construção do conhecimento. O estudo foi qualitativo e exploratório, utilizando a técnica de pesquisa-ação. Uma tarefa selecionada de um repositório online foi adaptada às necessidades de disciplina em um curso de Licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior. O processo de elaboração das tarefas foi orientado por diretrizes recebidas em uma oficina de formação pedagógica. Foram identificados, como resultados, que são elementos importantes para a formulação e execução de uma atividade aberta o planejamento de efetivo trabalho em grupo, a flexibilidade de uso de diversas representações, o estímulo da curiosidade e a reflexão sobre o aprendizado matemático.Descargas
Métricas
Citas
BOALER, J. Mentalidades matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018. 272 p. ISBN 978-85-8429-114-4.
BOALER, J. Limitless Mind: learn, lead, and live without barriers. London: HarperOne, 2019.
CABANA, C.; NASIR, N.; SHREVE, B.; WOODBURY, E.; LOUIE, N. Mathematics for equity: A framework for successful practice. New York: Teachers College Press, 2014.
DARLING-HAMMOND, L.; HAMMERNESS, K.; BRANSFORS, J.; BERLINER, D.; COCHRAN-SMITH, M.; MCDONALD, M.; ZEICHNER, K. How teachers learn and develop. In: DARLING-HAMMOND, L.; BRANSFORD, J. (eds.) Preparing teachers for a changing World: what teachers should learn and be able to do. Jossey-Bass. 2007.
DIECKMANN, Jack. Uma experiência matemática. Práticas de Mentalidades Matemáticas. 17 ago. 2019.
FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação formativa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, pp. 21-50, 2006.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São Paulo: IFSP, 2011.
NRICH. Mystic Rose. Disponível em: https://nrich.maths.org/6703. Acesso em mar. 2017.
THIOLLENT, M. Metodologia de pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
VALLE, L. F. Mathematical Mindsets (Mentalidades Matemáticas): uma nova abordagem para o ensino e aprendizagem das matemáticas. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado), IFSP, São Paulo, 2019. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?
YOUCUBED. Quadrados sobre quadrados. Disponível em: https://www.youcubed.org/ptbr/tasks/quadrados-sobre-quadrados/. Acesso em mar. 2017.
Descargas
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 76 PDF (Português (Brasil)) downloads: 54
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.