OLHARES ESTUDANTIS

a Experiência de uma Oficina de Cinema com estudantes do Ensino Médio Integrado

Autores

  • Bárbara de Almeida T. Borges barbara.borges@ifg.edu.br
    Instituto Federal de Goiás
  • Thiago de Faria e Silva thiago.faria@ifb.edu.br
    Instituto Federal de Brasília

DOI:

10.36732/riep.v6i3.616

Palavras-chave:

Cinema, Educação, Identidade, Audiovisual, Ensino Médio Integrado

Resumo

Este artigo analisa a experiência da oficina de cinema "Olhares Estudantis", realizada com estudantes do Ensino Médio Integrado, que buscou promover a criação de narrativas audiovisuais autorais e reflexivas sobre suas vivências no ambiente escolar. A oficina foi estruturada em torno de dispositivos pedagógicos específicos, como a Fotografia Narrada, o Minuto Lumière e o Filme-Carta, com o objetivo de permitir que os alunos explorassem suas identidades, memórias e a relação com o espaço escolar. O processo criativo foi conduzido de forma colaborativa, com momentos de discussão, produção e análise das produções audiovisuais, o que possibilitou o desenvolvimento de um olhar crítico e sensível dos estudantes sobre si mesmos e o mundo ao seu redor. A oficina culminou na realização de uma mostra audiovisual, em que os filmes produzidos foram compartilhados com a comunidade escolar. O artigo analisa os resultados dessa experiência, evidenciando a relevância do cinema como metodologia ativa no processo educativo e sua eficácia em promover a autonomia, o pensamento crítico e a expressão identitária dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARCELOS, Patrícia. Imagem-aprendizagem: experiências da narrativa imagética na educação. 203 p. Tese (Doutorado) - UNB.

BERGALA, Alain. A hipótese-cinema. Pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: Booklinks; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.

BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembranças de Velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise Nogueira (orgs.). Ensino Médio Integrado: Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação. Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. DP&A Editora, Rio de Janeiro, 11. ed., 2006.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.

MIGLIORIN, Cezar. O ensino de cinema e a experiência do filme-carta. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, E-compós, Brasília, v.17, n.1, p. 1-16, jan/abri. 2014.

PIPANO, Isaac. Isso que não se vê: teorias para cinemas e educações. Rio de Janeiro: Multifoco, 2023.

RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. Coleção formação pedagógica, v. 5. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Métricas


Visualizações do artigo: 84     PDF downloads: 17

Como Citar

BORGES, Bárbara de Almeida T.; SILVA, Thiago de Faria e. OLHARES ESTUDANTIS: a Experiência de uma Oficina de Cinema com estudantes do Ensino Médio Integrado. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1174–1185, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.616. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/616. Acesso em: 7 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.