ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO NOS EVENTOS DA ANPAD NOS ÚLTIMOS 15 ANOS
DOI:
10.36732/riep.v6i3.535Palavras-chave:
estágio docente, formação docente, administração, ensino superiorResumo
O presente estudo tem como objetivo mapear os artigos publicados nos eventos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) em torno da formação docente do profissional de Administração nos últimos 15 anos. A problemática desenvolvida é a seguinte: como se configuram os campos da formação docente nas pesquisas produzidas nos eventos da ANPAD? Trata-se de uma revisão sistemática a fim de sintetizar a evidência disponível na literatura, no caso, nos anais dos eventos da ANPAD, que podem não só auxiliar os pesquisadores no seu cotidiano de trabalho como também apontam questões que necessitam de novos estudos na área da Administração. Da revisão sistemática realizada, foram selecionados 17 artigos que atenderam aos critérios estabelecidos. Os artigos foram subdivididos em dois focos: artigos que discutem o Estágio Docente e os artigos que discutem e refletem a respeito da Formação Docente. A análise quantitativa evidenciou predominância de trabalhos empíricos sendo 58,8% da produção analisada. Conclui-se que a formação acadêmica prioriza o aspecto da pesquisa, deixando de lado a preparação para o exercício da docência. Essa lacuna pode comprometer a qualidade do ensino de Administração, uma vez que os professores muitas vezes carecem de habilidades pedagógicas.Downloads
Métricas
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO. Divisões de pesquisa, 2016. <http://www.anpad.org.br/>. Acesso em: 15 de maio de 2023.
CANOPF, L.; FESTINALLI, R. C.; ICHIKAWA, E. Y. A Expansão do Ensino Superior em Administração no Sudoeste do Paraná: Reflexões Introdutórias. Revista de Administração Contemporânea, v.9, n.3, J p. 79-97, 2005.
Castro, A. A. Revisão sistemática com ou sem metanálise. São Paulo: AAC, 2001.
CUNHA, M. I. O lugar da formação do professor universitário: O espaço da pós-graduação em educação em questão. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 26, p. 81-90, 2009.
DENICOL, J. S. et al. Formação docente e bacharelado em Administração: o que traz o ENEPQ na ANPAD? Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 23, n. 2, 2018.
FERREIRA, A. C.; MOURA, E. F.; JUNIOR, V. M. V. Formação acadêmica: uma análise das disciplinas oferecidas pelos mestrados acadêmicos de minas gerais em Administração. Revista de Administração IMED, 2015.
FERNANDES, L. D. et al. Expansão da educação superior no Brasil: ampliação dos cursos de graduação em enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v.21, n.3, 2013.
HOBOLD, M. De S. (2018). Desenvolvimento profissional dos professores: aspectos conceituais e práticos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 425-442, maio/ago. <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa> Acesso em 15 de maio de 2023.
MILANI, G. S. Análise da Produção Científica sobre a Formação Docente em Administração na Pós-graduação de 2005-2015. XLI Encontro da ANPAD, 2017.
MILANI, G. S.; CLOSS, L. A Formação Docente no Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS sob a Perspectiva de seus Egressos. XLII Encontro da ANPAD, 2018.
NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. . ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: UMA VISÃO ABRANGENTE.. In: Tom Dwyer; Eduardo Luiz Zen; Wivian Weller; Jiu Shuguang; Guo Kaiyuan.. (Org.). Jovens universitários em um mundo em transformação : uma pesquisa sino-brasileira. 1ed.Brasilia; Pequim: IPEA; Social Science Academic Press/ SSAP., 2016, v. 1, p. 95-124.
PEREIRA, R. C. A.; OLIVEIRA, K. K. A Aprendizagem Reflexiva como Meio para a Formação do Docente. IV Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2013.
ROSA, J. S. et al. Prática docente no Ensino superior: Narrativas sobre o processo de ensino-aprendizagem na Amazônia Setentrional. XXXIX Encontro da ANPAD, 2015.
SALM, J. F.; MENEGASSO, M. E.; AMBONI, N. A Implantação do Curso de Administração Pública e a Formação Docente na Perspectiva do Modelo do Novo Serviço Público: Um Caso para Ensino – Oficina de Práticas. I Encontro De Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade, 2007.
SALVADOR, A. B.; IKEDA, A. A. A docência em Administração de Empresas e seus múltiplos desafios. XLII Encontro da ANPAD, 2018.
SANTOS, P. J. et al. Formando Docentes: A Percepção de Mestres em Relação ao Desenvolvimento de Competências no Mestrado Acadêmico. VI Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, 2018.
SOBRAL, R. C. A Formação para a Docência em Administração no Brasil: os saberes docentes em uma Universidade de Fronteira. 2019. 169 p. Tese (Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2019.
STAIR, R, M.; REYNOLDS, G. W. Princípios de sistemas de informação. Ed.: Cengage Learning, 2011.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: ANPED, nº 13, jan/abr, 2000.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 5 ed. Petróplos, RJ: Vozes, 2002.
VIEIRA, A. R.; VIANA, A. B. N. V.; ZABALZA, M. Propostas De Melhoria Para A Formação Docente Dos Programas De Pós-Graduação Stricto Sensu Em Administração. XL Encontro da ANPAD, 2016.
VIEGAS, M. C. L. C. (2013). Ensino e pesquisa em Administração: um balanço da produção acadêmica da divisão EPQ do EnANPAD de 2009 e 2010 In: Encontro De Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade-EnPEQ. 4., 2013, Brasília. Anais...Brasília: Anpad.
WELTER, C. V. N. Políticas De Formação De Professores E Necessidades Formativas Para O Ensino Superior De Administração No Brasil: Uma Discussão Teórica. XLIV Encontro da ANPAD, 2020.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 190 PDF downloads: 27
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.