ABORDAGEM DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS COMO APOIO À ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

DOI:

10.36732/riep.v5i2.291

Palabras clave:

Alfabetização. Jogo digital. Aprendizagem. Ludicidade. Experiência.

Resumen

Este trabalho apresenta as etapas de criação e desenvolvimento de um jogo digital com o objetivo de auxiliar na aprendizagem de crianças em fase de alfabetização a partir da abordagem Design Thinking. O jogo digital de caráter educativo foi concebido e aplicado com um grupo de 13 crianças em processo de alfabetização de uma escola pública no Distrito Federal, com idade entre 8 e 9 anos, considerando a possibilidade de motivar a curiosidade desse público, a familiaridade com a tecnologia e as possíveis defasagens de aprendizado ocasionadas durante o isolamento social e a pandemia da Covid-19. Os resultados iniciais indicam que houve interesse das crianças pela proposta e que o jogo digital com foco educativo e ferramenta lúdica, pode colaborar no processo de alfabetização de crianças.

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Biografía del autor/a

Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos, Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Docente no Instituto Federal de Brasília - Campus Brasília.

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Publicado

2023-09-02

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Cómo citar

CARVALHO, Camila Nascimento de; SANTOS, Sylvana Karla da Silva de Lemos. ABORDAGEM DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS DIGITAIS EDUCATIVOS COMO APOIO À ALFABETIZAÇÃO. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 50–62, 2023. DOI: 10.36732/riep.v5i2.291. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/291. Acesso em: 21 nov. 2024.

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