O PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE MATEMÁTICA

Autores

  • Alexandre José Krul alexandre.krul@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal Farroupilha
  • Fernanda Andressa Birk Paz fernandabirkpaz99@gmail.com
    EEEB Prof. Joaquim Jose Felizardo
  • Rúbia Emmel rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal Farroupilha

DOI:

10.36732/riep.v6i3.523

Palavras-chave:

escritas narrativas, investigação-formação-ação, formação inicial e continuada

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo a reflexão sobre a investigação-formação-ação de alunas extensionistas de Ciências Biológicas e Matemática a partir de suas escritas narrativas sobre as atividades práticas realizadas por meio da execução de uma oficina de extensão. A extensão se apresenta como um espaço indissociável com o ensino, que contribui com a formação inicial e continuada de acadêmicos, possibilitando a AE ter contato com diferentes contextos escolares e também proporciona a construção e o compartilhamento de novos saberes. A investigação-formação-ação se mostra como uma proposta valiosa na formação inicial e continuada de AE's, pois é caracterizada pela reflexão acerca de suas ações. Favorece a prática docente, utilizando-se do diário de bordo como ferramenta reflexiva das AE's e potencializa a criticidade sobre as diferentes metodologias utilizadas nas intervenções pedagógicas. Dessa maneira, salientamos a importância das instituições de ensino superior ofertarem projetos de extensão que envolvam os acadêmicos em formação inicial e/ou os professores em formação continuada, a fim de proporcionar uma educação de qualidade em nossa sociedade a partir da capacitação dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos: resolução 466/2012. Brasília (DF). 12p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

GARCÍA, José Eduardo Diáz. Hacia una teoría alternativa sobre los contenidos escolares. Espanha: Díada Editora S. L., 1998

LABARCE, Eliane Cerdas. Atividades práticas no ensino de Ciências: Saberes docentes e formação do professor. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Ciências Campus de Bauru Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, 2014.

PORLÁN, Rafael Ariza; MARTÍN, José. El diario del professor. Sevilla: Díada Editora, 2004.

RAPOSO, Mírian; MACIEL, Diva Albuquerque. As Interações Professor-Professor na Co-Construção dos Projetos Pedagógicos na Escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Vol. 21 n. 3, pp. 309-317, Set-Dez 2005.

REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; REYES, Claudia Raimundo. Reflexões sobre o fazer docente. São Carlos: EDUFSCar, 2009.

RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos Rodrigues; VIANA, Maria Aparecida Pereira. Importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Revista Saberes Docentes em Ação. Maceió - Alagoas, v. 03 n. 01, setembro de 2017.

UNESCO. Ensino de Ciências: o futuro em risco. 2005.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Métricas


Visualizações do artigo: 2     PDF downloads: 0

Como Citar

KRUL, Alexandre José; PAZ, Fernanda Andressa Birk; EMMEL, Rúbia. O PROJETO DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DE MATEMÁTICA . Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 180–190, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.523. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/523. Acesso em: 11 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.