PRÁTICA PEDAGÓGICA NA TRILHA DE APRENDIZAGEM SOBRE O FEMINICÍDIO

Autores

  • Rúbia Emmel rubia.emmel@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal Farroupilha
  • Jéssica Donini Pedroso jessicadoninii@gmail.com
    Instituto Federal Farroupilha
  • Alexandre José Krul alexandre.krul@iffarroupilha.edu.br
    Instituto Federal Farroupilha

DOI:

10.36732/riep.v6i3.578

Palavras-chave:

violência de gênero, prática pedagógica, temática social

Resumo

Esta investigação parte de uma prática pedagógica focada em um estudo de uma temática social: feminicídio, realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino, na Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como objetivo: compreender as concepções e as reações dos alunos ao percorrer a trilha de aprendizagem sobre a temática social feminicídio. Deste modo, observou-se diversas expressões dos rostos dos alunos, que em sua maioria, denotam tristeza, medo, e indignação com a situação, de modo a demonstrar que de alguma forma a trilha o atingiu e o fez refletir. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se um questionário contendo dez perguntas fechadas de múltipla escolha, visando o conhecimento prévio dos alunos, e a estruturação do conhecimento. A trilha de aprendizagem teve como participantes alunos do 6º ao 8º ano, e foi construída e desenvolvida juntamente com os alunos do 9º ano. Foram realizadas análises das respostas do questionário, a partir de duas categorias: 1) Você conhece o feminicídio?; 2) Violência de Gênero. Assim, percebeu-se que é de necessidade urgente abordar a temática do feminicídio no contexto escolar. Portanto, foi possível analisar a partir de uma prática pedagógica as percepções dos alunos sobre o feminicídio, pois, os dados obtidos após os questionários e a trilha de aprendizagem auxiliaram na identificação do conhecimento destes na Educação Básica em uma escola central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, Dulcielly Nóbrega de. et al (orgs.). Violência contra a mulher. 2. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2024.

BOURDIEU, Pierre. A dominação masculina. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc>. Acesso em 25 nov. 2023.

CELMER, Elisa Girotti. Violências contra a mulher baseada no gênero, ou a tentativa de nomear o inominável. In: ALMEIDA, Maria da Graça Blaya (Org.). A violência na sociedade contemporânea. Porto Alegre: Editora Edipucrs. 2010. p. 73-88.

FILIPAK, Alexandra.; MIRANDA, Tereza Lopes. Política pública de formação de professoras/ es em Gênero, Diversidade Sexual e Relações Etnicorraciais: entre o poder da escola e a escola do poder. In: I SIMPÓSIO SOBRE ESTUDOS DE GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS. 2010, Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2010.

GOMES, Kyres Silva. Violência contra a mulher e Covid-19: dupla pandemia. Revista Espaço Acadêmico, Maringá, v. 20, n. 224, p. 119-129, 2020.

KRASILCHIK, Myriam. Reformas e realidade: o caso do esnino de ciências. Revista São Paulo em perspectiva, São Paulo. v. 14, n. 1, jan-mar, 2000.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

NEVES, Eva Verônica Nunes. et al. Gênero e diversidade: derrubando barreiras socioculturais na formação de professoras/es. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO 9. 2010, Florianópolis. Anais eletrônicos. Florianópolis: UFSC, 2010.

PUGA, Vera Lúcia. Violência de Gênero/Intolerância. In: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antônio (org.). Dicionário crítico de gênero. 2. ed. Dourados: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2019. p. 715-718.

RIOS, Angelita Maria Ferreira Machado; MAGALHÃES, Pedro Vieira da Silva; TELLES, Lisieux E. de Borba. Violência contra mulheres: feminicídio. Revista Debates em psiquiatria, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 38-42, jun., 2019.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero, patriarcado, violência. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2004.

SILVEIRA, Viviane Teixeira. Gênero: Como e por que compreender? In: PARANÁ, Diretrizes Curriculares de Gênero e Diversidade Sexual. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Versão preliminar. 2010.

Downloads

Publicado

2024-12-06

Métricas


Visualizações do artigo: 1     PDF downloads: 0

Como Citar

EMMEL, Rúbia; PEDROSO, Jéssica Donini; KRUL, Alexandre José. PRÁTICA PEDAGÓGICA NA TRILHA DE APRENDIZAGEM SOBRE O FEMINICÍDIO. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 735–746, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.578. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/578. Acesso em: 11 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.