CURRÍCULO E VIDA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • Alternância pedagógica edilenacorrea@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pará
  • Rubya Rafaela Medeiros de Almeida rubyamedeiros18@gmail.com
    Universidade Federal do Pará

DOI:

10.36732/riep.vi.161

Palavras-chave:

Educação do Campo, Processos formativos, Alternância pedagógica

Resumo

O texto resulta de um projeto de pesquisa em andamento intitulado “o ver e o sentir o currículo e a vida nos processos formativos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do município de Cametá-Pa”, e se propõe a investigar como o currículo e os processos formativos do Curso de Licenciatura em Educação do campo, atravessam e são atravessados pelos modos de vida singulares dos licenciandos. Nesse sentido, apresentam-se como principal indagação: os processos formativos dos licenciandos em educação do campo do campus de Cametá têm possibilitado movimentos singulares que escapem à universalidade e às linhas duras dos processos formativos? O estudo dialoga com autores que discutem sobre a educação do campo e com a filosofia da diferença no sentido de movimentar o pensamento a respeito dos processos formativos dos docentes do campo a partir de relatos de egressos do curso. Como resultado destaca-se que os processos formativos dos professores do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, por meio da alternância pedagógica, envolvem movimentos de composição do ver, do sentir, do viver, como fragmentos de um corpo que está em constantes processos de composição, decomposição e recomposição em meio aos seus modos de vida singulares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. São Paulo: n-1 edições, 2018.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 1. São Paulo: Ed. 34, 2005.

DELEUZE, G. Conversações. Trad. de Peter Pál Pelbart. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

GALLO, S. Deleuze e a Educação. São Paulo: Autêntica, 2003.

GIMONET, J. C. Nascimento e desenvolvimento de um movimento educativo: as Casas Familiares Rurais de Educação e Orientação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA: ALTERNÂNCIA E DESENVOLVIMENTO.1998. Salvador. Anais [...]. Salvador: UNEFAB, 1999. p. 39-48.

LARROSA, J. Nota sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.

LARROSA, J. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011.

MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. A licenciatura em educação do campo da Universidade de Brasília: estratégias político-pedagógicas na formação de educadores do campo. In: MOLINA, M. C.; SÁ, L. M. (Org.). Licenciaturas em educação do campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MOLINA, M. C.; HAGE, S. M. Política de formação de educadores do campo no contexto de expansão da educação superior. Educação em Questão, v. 51, n. 37, p. 121-146, jan./abr. 2015.

ROLNIK, S. O mal-estar na diferença: Psicanálise. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995. p. 97- 103.

Downloads

Publicado

2022-04-26

Métricas


Visualizações do artigo: 356     PDF downloads: 129

Como Citar

PEDAGÓGICA, Alternância; MEDEIROS DE ALMEIDA, Rubya Rafaela. CURRÍCULO E VIDA NOS PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DAS ESCOLAS DO CAMPO. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 270–277, 2022. DOI: 10.36732/riep.vi.161. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/161. Acesso em: 24 nov. 2024.