PERCURSO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
10.36732/riep.v1i2.30Palavras-chave:
Educação a Distância, Formação de Professores, TecnologiasResumo
O presente artigo vem tratar da Educação a Distância (EAD) na formação de professores e tem como objetivo apontar algumas mudanças no perfil do estudante desta modalidade de ensino. O texto trata a EAD como uma forma de política pública de formação de professores e traz uma abordagem sobre as suas primeiras experiências no Brasil com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A pesquisa é qualitativa com revisão bibliográfica. Utiliza-se de diversos documentos, tais como: LDB nº 9.394/96, Plano Nacional de Educação e decretos da EAD. Analisa-se que os cursos de formação de professores a distância estão cada vez mais ofertados no País e que a justificativa para a sua utilização, bem como a forma de procura, já não é mais pelos mesmos motivos de anos anteriores.Downloads
Métricas
Referências
ABED. Associação Brasileira de Educação a Distância. Disponível em: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/. Acesso em: 22/09/2019.
ALONSO, K.M. A Educação a Distância e um Programa Institucional de Formação de Professores em Exercício. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/IE – UFMT, Brasília: Plano, 2000.
BRASIL. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2002.
__________. MEC/SEED. Educação Superior a Distancia. 2007.
__________. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Brasília, 1996.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede (A era da informação: Economia Sociedade e Cultura; v.1). São Paulo: Paz e Terra, 2007.
FOERSTE, E. Parceria na formação de professores na modalidade à distância na Universidade Federal do Mato Grosso. In: PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: Ressignificando Práticas. Brasília: Líber Livro, 2005.
PIMENTEL, N. M. Introdução a Educação à distância. Florianópolis: SEAD/UFSC, 2006.
PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: construindo significados. Cuiabá: NEAD/ IE – UFMT, Brasília: Plano, 2000.
PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: ressignificando práticas. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.
PRETI, O. (Org.). Educação a Distância: inícios e indícios de um percurso. Cuiabá: UFMT/ NEAD/ IE, 1996.
ROCA, O. A autoformação e a Formação à Distância: As Tecnologias da Educação nos Processos de Aprendizagem. In: SANCHO, J. M. (Org.). Para uma Tecnologia Educacional. São Paulo: ArtMed, 2001.
SANTOS, L. P; MEDINA, S.G.P. O Processo Cognitivo e a Aprendizagem On-line: Avanço ou Retrocesso? In: RICARDO, E. J. (Org.). Educação Corporativa e Educação a Distância. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 927 PDF downloads: 511