AÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA (ECI) EVIDENCIADAS COMO CONTRIBUIDORAS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DO PROFEPT– IFRJ

Authors

DOI:

10.36732/riep.v5i1.289

Keywords:

Omnilateral, Contribuições, Espaço não-formal de educação

Abstract

O presente trabalho, que se contextualiza no desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado em andamento, de abordagem metodológica qualitativa, tem por objetivo analisar as ações do Espaço Ciência InterAtiva (ECI) à luz da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir do olhar dos professores do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a fim de evidenciar possíveis contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do referido programa. Para tanto, foi feito um breve resgate histórico das origens da educação profissional no Brasil até a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), e das origens do ECI e do IFRJ/Campus Mesquita, mostrando a estreita relação entre esses espaços, respectivamente, não-formal e formal de educação, e como ela pode contribuir para a formação integral e omnilateral no ProfEPT, referenciais conceituais da EPT. Desse ponto, ocorre um diálogo com os professores do referido programa, participantes da pesquisa, que mostra haver no ECI contribuições para a formação omnilateral dos estudantes do ProfEPT não apenas pelas ações realizadas pelo espaço como também pela própria razão de existir e essência dele.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Chrystian Carlétti, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2016), Mestre em Ensino em Biociências e Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (2008) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (2005). Professor de Biologia e Popularização da Ciência no Campus Mesquita do IFRJ. Pesquisador e docente permanente no programa de Pós-Graduação em rede Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica do IFRJ. Desenvolve pesquisa na área de educação profissional e tecnológica, mediação em centros e museus de ciência, educação não formal, divulgação científica e popularização da ciência. Atualmente em Colaboração Técnica no Campus Vila Velha do IFES.

Gabriela Ventura da Silva do Nascimento, Instituto Federal do Rio de Janeiro

Professora do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro IFRJ. Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES)/UFRJ. Mestre em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ. Docente do Programa de pós-graduação Lato sensu em Educação e Divulgação Científica do Campus Mesquita/IFRJ e docente do Programa de Mestrado em Rede em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Líder do grupo de pesquisa Diálogos sobre a Educação Profissional e Tecnológica em espaços formais e não formais de educação. Atualmente é coordenadora da Especialização em Neuroeducação do Campus Mesquita/IFRJ. Desenvolve pesquisa, ensino e extensão nas áreas da Educação Ambiental, Educação em Ciências, Divulgação Científica e Educação Profissional e Tecnológica. 

References

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa (Portugal): Edições 70, 1977.

BRITO, Wanderley Azevedo de, et al. Autoavaliação ProfEPT [livro eletrônico]: relatório técnico 2017-2020. 1ª ed. Vitória, ES: Programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT): Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico do PROFEPT (NAPE), 2021. Disponível em: <https://profept.ifes.edu.br/images/stories/ProfEPT/Turma2021/AutoAvalia%C3%A7%C3%A3o/Documentos/Relat%C3%B3rio_T%C3%A9cnico17-20.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Um novo modelo de Educação Profissional e Tecnológica. Concepções e Diretrizes. 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6691-if-concepcaoediretrizes&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 07 ago. 2021.

CIAVATTA, Maria. Ensino Integrado, a Politecnia e a Educação Omnilateral: por que lutamos? Revista Trabalho & Educação, v. 23, n. 1, p. 187–205, 2014. Disponível em: <https://seer.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/9303>. Acesso em: 14 ago. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª ed. Atlas, São Paulo: 1989.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – CAMPUS AVANÇADO MESQUITA. Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Neuroeducação. Mesquita: IFRJ, 2020. Disponível em: <https://portal.ifrj.edu.br/sites/default/files/IFRJ/ConSup/Resolucoes2021/arquivo_completo_-_resolucao_no_03.2021.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2021.

JACOBUCCI, Daniela Franco Carvalho. Contribuições dos espaços não-formais de educação para a formação da cultura científica. Revista Em Extensão, v. 7, n. 1, 5 nov. 2008. Disponível em: <http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/20390/10860>. Acesso em: 18 ago. 2021.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2018.

OLIVEIRA, Henrique Leonardi de. Conselho de Campus: espaço de representatividade, formação política e educação informal. Porto Alegre: IFRS, 2019. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7806586#>. Acesso em: 16 ago. 2021.

PACHECO, Eliezer Moreira. Os Institutos Federais: uma revolução na Educação Profissional e Tecnológica. Natal: IFRN, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/insti_evolucao.pdf> Acesso em: 07 ago. 2021.

PEREIRA, Grazielle Rodrigues et al. Espaço Ciência InterAtiva do IFRJ: o papel social de um centro de ciências na Baixada Fluminense. In: PEREIRA, Marcus Vinicius; RÔÇAS, Giselle. As nuances e o papel social dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: lugares a ocupar. João Pessoa: IFPB, 2018. 300 p. (Série Reflexões na Educação, v. 2).

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado. 2008. Disponível em: <http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/concepcao_do_ensino_medio_integrado5.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2021.

_________________. História e política da educação profissional. 1ª edição. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: <http://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2016/05/Hist%C3%B3ria-e-pol%C3%ADtica-da-educa%C3%A7%C3%A3o-profissional.pdf>. Acesso em: 11 ago.2021.

SILVA, Cláudio Nei Nascimento da; ROSA, Daniele dos Santos (Orgs). As bases conceituais na EPT [livro eletrônico]. Brasília, DF: Grupo Nova Paideia, 2021. Disponível em: <http://ojs.novapaideia.org/index.php/editoranovapaideia/article/view/121/61>. Acesso em: 17 nov. 2021.

TRILLA, Jaume; GHANEM, Elie. Educação Formal e Não formal: Pontos e contrapontos. Valéria Amorim Arantes (Org.). São Paulo: Summus, 2008.

Published

2023-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 441     PDF (Português (Brasil)) downloads: 299

How to Cite

DA SILVA, Francisco Edilberto; CARLÉTTI, Chrystian; NASCIMENTO, Gabriela Ventura da Silva do. AÇÕES DO ESPAÇO CIÊNCIA INTERATIVA (ECI) EVIDENCIADAS COMO CONTRIBUIDORAS PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DO PROFEPT– IFRJ. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 83–97, 2023. DOI: 10.36732/riep.v5i1.289. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/289. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.