A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS, APLICADA DE FORMA LÚDICA, ATRAVÉS DE UM JOGO SÉRIO

um estudo de caso realizado em uma escola de Belém do Pará

Autores

DOI:

10.36732/riep.v6i1.331

Palavras-chave:

Bolsa de Valores; Educação financeira; Jogos Sérios; Escola.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo realizado numa Escola Estadual em Belém do Pará, para discentes do Ensino Médio que objetivou analisar a eficácia de aprendizagem da educação financeira, a partir do uso de um Jogo Sério. Para o desenvolvimento do estudo foi aplicado um treinamento para discentes divididos em dois grupos, com e sem o uso do jogo. Oficinas foram realizadas para orientações e construção do jogo pelos próprios discentes. Ao final um vídeo documental foi produzido e disponibilizado para compartilhamento e divulgação da experiência formativa. Utilizou-se no processo metodológico a análise qualiquantitativa, a partir de questionários impressos e grupos focais. Na avaliação, identificou-se, entre os participantes do Jogo, aprendizagem significativa sobre Bolsa de Valores e educação financeira, o que pouco se evidenciou entre os que participaram apenas do treinamento. Concluiu-se, assim, que o jogo analisado é um instrumento pedagógico eficaz na aprendizagem da educação financeira, logo sua divulgação e reprodução nos variados espaços, especialmente os escolares, podem contribuir ao desenvolvimento da educação financeira em nosso país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mauro Coutinho, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Possui pós doutorado na Universidade do Arizona -Tucson, EUA (2012) em redes tolerantes a atrasos e desconexões, doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPa - 2006), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPe - 2000), Especialização em Engenharia de Software (UFPa) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados (UFPa). Atualmente é professor titular II da Universidade da Amazônia, onde atua nas Pós-graduações stricto-sensu nos programas de Administração (PPAD) e em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) e na graduação de Ciência da Computação. É autor do livro Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais, publicado pela editora LTC. Na UNAMA, coordena o grupo de pesquisa ESCARLATE e o programa de Iniciação Científica (PIBIC). É Analista de Sistemas na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. Desenvolve pesquisas associadas à temática de Cidades Inteligentes, Ciência Cidadã e Internet das Coisas. É membro do Grupo de Pesquisa GESDEL (Gestão Social e do Desenvolvimento Local)

Joacelma Maria Silva Rodrigues, Universidade da Amazônia

Licenciada Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1996) com título de Especialista em Ensino de Ciência pela Universidade do Estado do Pará (2000) e Mestranda em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia (UNAMA). Docente efetiva do quadro de Magistério do Comando da Aeronáutica, na carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Cargo de Professora de Ciências do Ensino Fundamental II do Colégio Tenente Rêgo Barros em Belém do Pará, com nomeação em 2010. Docente da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), por contrato de 1998 até 2003 e efetivada por concurso público em Março de 2003 exercendo até a presente data, com o cargo de professora de Biologia, ministrando aulas de Biologia e Ciências, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Docente da rede particular do Ensino de Ciências e Biologia, de 1993 à 2011.

Referências

ABT, C. C. Jogos sérios. Imprensa Viking. 1970.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BALDISSERA, O. O que é um serius game, uma das estratégias mais poderosas da gameficação. Programa de Pós-graduação PUCPR. 2021. Disponível em https://posdigital.pucpr.br/blog/serious-game. Acesso em 03 jun 2023.
BARROS, M. G. F. B.; MIRANDA, J. C.; COSTA, R. C. Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Educação Pública, v. 19, ed. 23, 1-5, out, 2019.
BARBOSA, E.; MOURA, D. Metodologias ativas de aprendizagem na educação profissional e tecnológica. Boletim Técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p.48-67, maio/ago. 2013. Disponível em www.senac.br/media/42471/os_boletim_web_4.pdf. Acesso em 02 fev 2022.
BARCELLOS, L. R.; FILHO, G. R. O ensino do conteúdo de peixes cartilaginosos com auxílio de material lúdico. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 10, p. 20175 – 20188. oct. 2019.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Caderno de Educação Financeira – Gestão de Finanças Pessoais. Brasília: BCB, 2013. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf
BOGOST, I. Persuasive Games - The Expressive Power of Videogames. The MIT Press, Cambridge, 2007.
BORUCHOVITCH, E.; BZUNECK, J. A. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
BRATHWAITE B, SCHREIBER I. Challenges for game designers. Course Technology, Boston, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Brasília. 2019. Disponível em:< http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em 19 de Dezembro de 2021.
BRASIL. Ministério da Economia. Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE. 2020. Disponível em:<https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/assuntos-economicos-internacionais/cooperacao-internacional/ocde>. Acesso em 05 de Janeiro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) .Quem somos. 2017. Disponível em: <https://www.vidaedinheiro.gov.br/quemsomos/?doing_wp_cron=1644108686.3463909626007080078125>. Acesso em 05 de Janeiro de 2022.
BRASIL. Banco Central do Brasil (BCB). Implementando a Estratégia Nacional de Educação Financeira - atualização. BCB: Brasília. 2021.
BRASIL. Banco Central. Orientações para educação financeira nas escolas. Brasília. 2017. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/.Acesso em 06 de Janeiro de 2022.
BRASIL. Banco Central do Brasil (BCB) - ENEF. Orientações para educação financeira nas escolas. Brasília. 2017. Disponível em: https://www.vidaedinheiro.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/DOCUMENTO-ENEF-Orientacoes-para-Educ-Financeira-nas-Escolas.pdf). Acesso em 17 de Janeiro de 2022.
BRASIL. Ministério da Economia – Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Portal do Investidor: Programa bem-estar financeiro. Rio de Janeiro. 2020. Disponível em: <https://www.investidor.gov.br/menu/Menu_Academico/Programa_Bem-Estar_Financeiro/Programa_Bem-Estar_Financeiro.html>. Acesso em 13 de Dezembro de 2021.
BRASIL. Estratégia Nacional de Educação Financeira(ENEF). Conceito de Educação Financeira no Brasil. 2017. IN: Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Advancing National Strategies for Financial Education. 2014. Disponível em: ttps://www.vidaedinheiro.gov.br/educacao-financeira-no-brasil/?doing_wp_cron=1644105754.3285100460052490234375. Acesso em 05 de Janeiro de 2022.
BRATHWAITE B.; SCHREIBER I. Challenges for game designers. Course Technology, Boston, 2009.
CARRANÇA, T. Brasil bate recorde de endividados: com nome sujo a gente não é nada. Reportagem BBC News Brasil. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c257e50r9rlo. Acesso em 02 jun 23.
CARNEIRO, K. T. Por uma memória do jogo: a presença do jogo na infância de octogenários nonagenários. 2015. 273f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara, SP, 2015.
CENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇO DOS BANCOS – SERASA. Endividamento: como saber se faço parte das estatísticas. Dezembro 2021. Disponível em:< https://www.serasa.com.br/limpa-nome-online/blog/endividamento-como-saber-se-faco-parte-da-estatistica/>. Acesso em 05 de Janeiro de 2022.
CENTRALIZAÇÃO DE SERVIÇO DOS BANCOS – SERASA. O que é B3 e como funciona a bolsa de valores Brasileira. 2022. Disponível em:< https:// https://www.serasa.com.br/blog/o-que-e-b3-e-como-funciona-a-bolsa-de-valores-brasileira/>. Acesso em 10 de Março de 2022.
CONSENTINO, C. E. Educação Financeira 8º Ano. Ed. Positivo. 2014.
D’ÁQUINO, C. Educação Financeira: como educar seus filhos. Rio de Janeiro: Elsevier. 2007.
DEWEY, J. Experiência e educação. São Paulo: Editora Nacional. 1979.
EVANGELISTA, J. Educação Financeira na BNCC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central. Brasília. 2020. Disponível em: <https://www.cenpec.org.br/tematicas/educacao-financeira-na-bncc>. Acesso em 13 de dez 2021.
FROTA, J. S.; XEREZ, L. M. P; PARENTE, N. N. A motivação e desmotivação do processo de aprendizagem do ensino de Física. Brasilian Journal of Development. Curitiba, v.6, n.8, p. 62802-62816aug.2020. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/15700/12911. Acesso em 01 mar 2023.
GILL, A. C. Estudo de caso: Fundamentação científica. Subsídios para coleta e análise de dados. Como redigir o relatório. São Paulo, SP: Atlas, 2009.
GOMES, F. R. A bolsa de valores como fonte de informações financeiras. Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 189 - 202, jul./dez.1997. Disponível em:< https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23238/18793>. Acesso em 10 mar 2022.
IONASHIRO, J. R. M.; MESQUISA, N. A. S. A utilização do jogo Separamix e o desenvolvimento da autonomia argumentativa. Revista Debates em Ensino de Química. REDEQUIM, v. 5, n. 2, p. 71-86, 2019.
LERNER J. Making Democracy Fun: How Game Design Can Empower Citizens and Transform Politics. The MIT Press, Cambridge, 2014.
LELIS, M. G. Educação financeira e empreendedorismo. Centro de Produções Técnicas, 2006.
MEDEIROS, C. D. L. G. Educação financeira: O complemento indispensável ao empreendedorismo. Campina Grande, 2003. Departamento de Sistemas e Computação, do Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, 2003.
MICHAEL, D.; CHEN, S. L. Serious Games: Games That Educate, Train, and Inform. 2006.
MITGUTSCH K.; ALVARADO N. Purposeful by design?: a serious game design assessment framework. In: FDG '12 Proceedings of the International Conference on the Foundations of Digital Games, Raleigh. Anais... Raleigh: 2012.
MODERNELL, Álvaro. Afinal, o que é educação financeira? Disponível em: http://ucho.ino/afinal-o-que-e-educacao-financeira>. 2011. Acesso em: 20 de janeiro de 2021.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. Universidade de São Paulo. 2013. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf. Acesso em 07 fev 2022.
NEGRI, A. L. L. Educação Financeira para o Ensino Médio da Rede Pública: uma proposta inovadora. Dissertação (Mestrado em educação). Centro Universitário Salesiano de São Paulo: UNISAL, Americana. 73 fls. 2010.
OCDE. Annex A. INFE Guidelines for Financial Education in Schools. In: OCDE. Financial Education for Youth: the role of schools. Paris, 2012, p. 165-180. Disponível em http://doi.org/10.1787/9789264174825-6-en. Acesso em 01 de Dezembro de 2022.
OLIVEIRA, R.N.R.; ROCHA, R. V. Modelo conceitual para avaliação em jogos sério. Education Track – Full Papers. SBC – ProceedingsofSBGames, 2020.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Objetivos do desenvolvimento sustentável no Brasil. 2022. Disponível em:<https://brasil.un.org/>.Acesso em 07 de Janeiro de 2022
ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OECD). Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorate for Financial and Enterprise Affairs. Jul. 2005.
RODRIGUES, Joacelma. A educação financeira nas escolas a partir de um Jogo sério, o LIA. YouTube, 16/05/2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ndH1n8wRHoU&t=225s.
SAITO, A. T. Uma contribuição ao desenvolvimento da educação em finanças pessoais no Brasil. 2007. 152 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Administração, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
SCAFI, S. H. F. Contextualização do Ensino de Química em uma Escola Militar. Química nova na escola. Vol. 32, N° 3, Agosto, 2010. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_3/07-RSA-8709.pdf> Acesso em 12 fev 2022.
TEZANI, T. C. R. O jogo e os processos de aprendizagem e desenvolvimento: aspectos cognitivos e afetivos. Educação em Revista, Marília, 2006, v. 7, n. 1/2, p. 1-16.
VIEIRA, S. F. A.; BATAGLIA, R. T. M.; SEREIA, V. J. Educação Financeira e Decisões de Consumo, Investimento e Poupança: Uma Análise dos Alunos de Uma Universidade Pública do Norte do Paraná. Revista de Administração da Unimep, [s.l.], v. 9, n. 3, p.61 - 86, 30 dez. 2011. Instituto Educacional Piracicabano da Igreja Metodista. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/economiaegestao/article/view/10121/13487. Acesso em 05 jan 2022.
WENETZ, I. Presentes na escola e ausentes na rua. Brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e pela sexualidade. 2012. 229f. Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. Porto Alegre, RS, 2012.
YIN, R. K. Livro Pesquisa qualitativa do início ao fim. Editora Penso. Português, 2016.
ZYDA, M. Da Simulação Visual à Realidade Virtual aos Jogos. Institute of Eletrical and Eletronics Engineers, v. 38, ed. 9, 25 – 32p, 2005.
WILKINSON P. A Brief History of Serious Games. In: DÖRNER, R.; GÖBEL, S.; KICKMEIER-RUST, M.; MASUCH, M.; ZWEIG, K. (Ed.). Entertainment Computing and Serious Games. Springer, Cham, 2016. pp 17–41.

Downloads

Publicado

2024-04-08

Métricas


Visualizações do artigo: 443     PDF downloads: 171

Como Citar

COUTINHO, Mauro; RODRIGUES, Joacelma Maria Silva. A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS, APLICADA DE FORMA LÚDICA, ATRAVÉS DE UM JOGO SÉRIO: um estudo de caso realizado em uma escola de Belém do Pará. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 114–142, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i1.331. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/331. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.