III CICLO DE LEITURA E ESTUDOS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

10.36732/riep.v4i1.119

Palavras-chave:

Paulo Freire, Relato de experiência, Pedagogia da Correspondência.

Resumo

Este trabalho objetiva compartilhar as vivências e aprendizagens no III Ciclo de Leitura e Estudos do Pensamento de Paulo Freire, por meio de um relato de experiência, oportunidade em que a autoria se conheceu. O Ciclo se organizou em torno de cinco encontros virtuais entre março e setembro de 2021; estudou o livro Educação como Prática da Liberdade, integrando as comemorações do centenário do patrono da educação brasileira. Ademais, adotou como metodologia a troca de cartas com outro grupo, indicado pela coordenação do evento. O essencial desta experiência ocorre pela Pedagogia da Correspondência em Paulo Freire, que possibilitou a autora e o autor além de aprofundamento teórico, a prática em suas atividades profissionais como educadora e educador. Foi uma experiência significativa para ambos, contribuindo ainda para inspirar outras educadoras e educadores na leitura coletiva de Paulo Freire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcio dos Anjos São Pedro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Licenciado e Mestre em Matemática e especialista em Educação Inclusiva, atua como professor de Matemática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus de Governador Mangabeira, lecionando na Educação Básica, Técnica e Tecnológica (Ensino Médio e PROEJA), também atua como professor na Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia Científica, ministra Oficinas Pedagógicas de formação em Matemática e Tecnologias Educacionais, utilizando em sua prática docente as tecnologias digitais da informação e comunicação, TDICs. Desenvolve Projetos de Pesquisa e Extensão com discentes do Ensino Técnico, Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e Proeja. Membro dos seguintes Grupos de Pesquisa: Grupo de Pesquisa em Ensino da Matemática na Educação Básica, Técnica e Tecnológica - GPEM - EBTT e Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade do Ifbaiano - GPECIF.

Paula Vielmo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2008), especialista em Educação em Gênero e Direitos Humanos - NEIM/UFBA (2018) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinas sobre mulheres, gênero e feminismo - PPGNEIM/UFBA. Sou Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/ Campus Barreiras. Tenho experiência na área de Educação e feminismos, com interesse nos seguintes temas: Pedagogia Feminista; Educação e relações sociais de gênero, raça e classe; Feminismos; Currículo e Teorias Críticas do Currículo; Direitos Sexuais e Reprodutivos das mulheres, principalmente abortamento; Educação Profissional e Tecnológica e Educação Profissional em Saúde; PROEJA; Educação Política e sindicalismo feminista. 

Referências

COELHO, Edgar Pereira. Pedagogia da correspondência: Paulo Freire e a educação por cartas e livros. Brasília: Liber Livro, 2011.

COELHO, Edgar Pereira. Uma introdução à pedagogia da correspondência em Paulo Freire. EccoS Revista Científica, p. 59-73, 2011. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=71522347004. Acesso em: 30 out. 2021

FREIRE, Paulo. Discurso do professor Paulo Freire, em Angicos, ao encerramento do curso de alfabetização de adultos. Angicos, RN: IFP, 2 abr. 1963. 8 p. Mimeografado. (Biblioteca IPF/SP).

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora, sim; tia, não: cartas a quem ousa ensinar. Editora Olho Dágua, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. 50. ed.

GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e Politizar. Angicos, 50 anos depois. Foro de Educación, v. 12, n. 16, p. 51-70, 2014.

MELLO, Thiago de. Faz escuro mas eu canto. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.

SANTOS, Elane S. et al. O. Gênero textual carta e ensino: considerações sobre a tradição epistolar. A Cor das Letras, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 189–200, 2019. Disponível em: http://ojs3.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2043. Acesso em: 29 out. 2021.

Downloads

Publicado

2022-05-08

Métricas


Visualizações do artigo: 204     PDF downloads: 195

Como Citar

DOS ANJOS SÃO PEDRO, Márcio; VIELMO, Paula. III CICLO DE LEITURA E ESTUDOS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE:: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 65–82, 2022. DOI: 10.36732/riep.v4i1.119. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/119. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.