REVISÕES E LEVANTAMENTOS DE JOGOS EDUCATIVOS

O QUE ESSAS PESQUISAS APONTAM?

Autores

DOI:

10.36732/riep.v4i2.216

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Reflexão, Levantamentos.

Resumo

O objetivo desse artigo foi fazer uma reflexão referente aos resultados de artigos que tratavam acerca de levantamentos e revisões de jogos na educação. Para tanto, definimos a pergunta: definimos a pergunta: Quais as tendências presentes em revisões, levantamentos e estados da arte referentes a jogos na educação e no ensino? Buscamos no Google Acadêmico, digitando os descritores: “jogos educativos”, “levantamento”, ‘jogos na educação” e obtivemos 513 respostas. Depois disso, utilizamos como critério de seleção que as pesquisas tratassem de levantamentos, revisões ou estado da arte, selecionamos 12 pesquisas. Fizemos descrições de cada uma delas e depois discutimos similaridades e diferenças, alguns autores apontaram para a existência de poucas pesquisas em suas áreas de atuação, mas levantaram investigações em eventos científicos, indicaram ser necessária uma expansão em suas buscas, pois descobriram e argumentaram como resultado de pesquisa a necessidade desse aprofundamento. Poucos estudos consideraram o papel do professor como mediador dos jogos educativos, algumas pesquisas apontaram que os jogos estavam sendo aplicados sobretudo como reforço de conteúdo ou como substituto de listas de exercícios em dinâmicas tradicionais. Existiu ainda a aplicação de jogos prontos, inclusive jogos comerciais, a discussão referente a potencialidades e limitações dos jogos eletrônicos como recurso didático, assim como a falta de continuidade das pesquisas nessa área, foram algumas de nossas considerações nessa reflexão, acreditamos que esse artigo não esgotou o assunto e que existem lacunas nesse enfoque.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Geronimo, SME-SP

Graduado em Matemática pela Universidade Anhembi Morumbi. Mestre em Ensino de Matemática pela PUC-SP e Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP. É professor da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BÜRGER, Carlos Alberto Coletto; GHISLENI, Taís Steffenello. Educação e Jogos: Uma Análise Educomunicativa sobre a Implementação de Jogos em Ambientes de Ensino. Revista Research, Society and Development. 2019.

CAMPOS, Taynara Rúbia; RAMOS, Daniela Karine. O Uso de Jogos Digitais no Ensino de Ciências Naturais e Biologia: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias. Vol. 19. Nº 2. P. 450-473. 2020.

COUTINHO, Isa de Jesus; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Avaliação de jogos digitais educativos: considerações e conclusões de um levantamento bibliográfico. Revista Novas Tecnologias na Educação. Volume 14. Número 02. P. 01-11. 2016.

DIAS, Jéssica David; TIBES, Chris Mayara dos Santos; FONSECA, Luciana Mara Monti; ZEM-MASCARENHAS, Silvia Helena. Uso de Serious Games para Enfrentamento da Obesidade Infantil: Revisão Integrativa da Literatura. Revista Texto Contexto. 2017.

ELORZA, Natiele Silva Lamera. O Uso de Jogos no Ensino e Aprendizagem de Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Levantamento de Teses e Dissertações. Mestrado em Educação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP. Presidente Prudente, 2013.

FRAGOSO, Suely; REBS, Rebeca R.; REIS, Breno Maciel Souza; SANTOS, Luiza dos; MESSA, Dennis; AMARO, Mariana; CAETANO, Mayara. Um panorama dos estudos de games na área da Comunicação nos últimos 15 anos. In: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 38., 2015. Anais [...] Rio de Janeiro, 2015.

FREITAS, Victor A.; MORAIS, Alana M. de. Ensino de Música apoiado pelo uso de serious games :revisão sistemática sobre o panorama de publicações nacionais e internacionais. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 30., 2019. Anais [...] 2019.

GERONIMO, Rafael Rix; GATTI, Daniel Couto. Uma Reflexão sobre o Desenvolvimento de Jogos e os Problemas do Século XXI. In: Fatos / Mitos & Tecnologias: Reflexões Contemporâneas nas Ciências. Arlete Aparecida Matias; Yoanky Cordero Gômez (Org). Pontes Editores. Campinas. 2019a.

GERONIMO, Rafael Rix; GATTI, Daniel Couto. Desenvolvimento de Serious Games a partir de Pesquisas no Banco de Teses e Dissertações da CAPES. In: Estudos sobre o Desenvolvimento de Games. David de Oliveira Lemes (org). Editora C0D3S. São Paulo. 2019b.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: O Jogo como Elemento da Cultura. Tradução João Paulo Monteiro. 3ª reimpressão. 5ª edição. São Paulo. Perspectiva. 2008.

MCGONIGAL, Jane. A Realidade em Jogo: por que os games nos tornam melhores e como eles podem mudar o mundo. Tradução Eduardo Rieche. Best Seller. Rio de Janeiro. 2012.

NASCIMENTO, Karlise Soares; STAMBERG, Cristiane da Silva; LEMKE, Cláudia Eizandra. Jogos Educacionais: revisão bibliográfica com base em trabalhos publicados no CINTED. Revista Informática na Educação: Teoria & Prática., v. 20, n. 3, set./dez. Porto Alegre. 2017

PIETRUCHINSKI, Mônica Hoeldke; NETO, João Coelho; MALUCELLI, Andreia; REINEHR, Sheila. Os Jogos Educativos no Contexto do SBIE: Uma Revisão Sistemática da Literatura. In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 12., 2011. Anais [...]Aracaju. 2011.

SALES, André Barros de; CLÍMACO, Gabriel de Souza; SALES, Márcia Barros de. Jogos Sérios em Interação Humano-Computador: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Revista CINTED. V. 14. N°01. 2016.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa de evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. v.11, n.1, 2007. p. 83-89.

SCHNEIDER, Mariana; SANTANA, Bruna Savedra; COSTA, Denise Gomes da Silva; DEMOS, Talles Viana. Categorização de Trabalhos Completos Publicados nos Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química – ENEQ, Referentes à Temática Jogos. Revista Scientia Naturalis. V.1, n. 4, p. 291-300, 2019.

SILVA, Fernando Roberto Ferreira; CASTRO, Maria Márcia Melo de. A Utilização de Jogos Didáticos no Ensino de Biologia: Uma Revisão da Literatura. Revista Educere et Educare. Vol. 13. Número Especial. Jul / Dez. 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-18

Métricas


Visualizações do artigo: 434     PDF downloads: 247

Como Citar

GERONIMO, Rafael. REVISÕES E LEVANTAMENTOS DE JOGOS EDUCATIVOS: O QUE ESSAS PESQUISAS APONTAM?. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 62–76, 2022. DOI: 10.36732/riep.v4i2.216. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/216. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.