A CICATRIZ DO CONSUMISMO
excesso de lixo
DOI:
10.36732/riep.v6i3.596Palavras-chave:
bacia do Rio Doce, consumismo, resíduos sólidos, impacto ambientalResumo
“A Cicatriz do Consumismo: excesso de lixo”, foi uma Proposta Pedagógica Aplicada realizada por meio de uma formação no curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental realizada pelo Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Bairro Colúmbia”, teve como finalidade abordar a questão dos resíduos sólidos gerados pelo consumo e a relevância da coleta seletiva para mitigar os impactos do lixo no meio ambiente. As atividades desenvolvidas incluíram a exibição de vídeos, criação de releituras; leitura e interpretação de obras relacionadas ao tema do lixo, debates sobre o consumismo, pesquisas, uso de ferramentas tecnológicas, como o Google Earth, construção de maquetes da Bacia do Rio Doce; roda de conversa e aulas de campo. Após as discussões, foi concluído que os estudantes entenderam seu vínculo com a natureza e a necessidade de se posicionarem diante das questões ambientais, especialmente no que se refere aos resíduos sólidos gerados pelo consumo excessivo, valorizando a preservação do espaço em que vivem e reconhecendo a importância do Rio Doce para a manutenção do ecossistema e da vida no município de Colatina, bem como nas demais áreas banhadas por suas águas.Downloads
Métricas
Referências
BENDINELLI, Patricia Vidigal. Educação ambiental no ensino superior: uma análise do entendimento relativo as questões ambientais. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
BENDINELLI, Patrícia Vidigal. et. al. Formação para educadores ambientais: vivências e desafios. Juiz de Fora – MG, 2017.
FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si´. Sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulus, 2015.
LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, Carlos (Org.), LAYRARGUES, Philippe (Org.) e CASTRO, Ronaldo (Org.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.
LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambient. soc. [online]. 2014, v.17, n.1, p. 23-40. ISSN 1809-4422.
TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Formação dos educadores ambientais e paradigmas em transição. Ciência e Educação, Bauru, v. 8, n. 1, p. 83-96, 2002. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/ciedu/v08n01/v08n01a07.pdf. Acesso em: 24. ago. 2023.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 106 PDF downloads: 32
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.