PROJETO “DESCAQUE MAIS, DESEMBALE MENOS”
ciências e informática educativa em prol da alimentação saudável
DOI:
10.36732/riep.v6i3.515Palavras-chave:
alimentação saudável, ciências, informática educativa, interdisciplinaridadeResumo
Educar vai além de questões cognitivas ou do conteúdo aplicado em sala de aula. O ambiente escolar tem como objetivo ensinar crianças e jovens a se relacionarem com o mundo, compreendendo o seu papel na sociedade, suas responsabilidades e também as consequências das suas decisões. Sob este ponto de vista, tentando contribuir para criação de outras metodologias pedagógicas em prol do trabalho que favorecesse a criação de hábitos alimentares saudáveis, o presente artigo relata os resultados de uma parceria criada entre o Laboratório de Ciências e o Laboratório de Informática Educativa para o desenvolvimento do projeto “Descasque mais, Desembale menos" que teve a intenção de promover a conscientização da qualidade na alimentação dos discentes de 4 turmas de 4º ano do ensino fundamental da Rede Federal na Cidade de Rio de Janeiro – RJ. Os resultados demonstraram que a parceria e atuação interdisciplinar de duas áreas trouxe contribuições significativas, enriquecendo as relações pedagógicas e contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de Ciências à medida que proporcionou troca de saberes docentes e favoreceu um ensino de Ciências mais prático, dinâmico e colaborativo permeado pelo uso das diversas tecnologias existentes.Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Maria Tereza Gonzaga; SOARES, José Francisco. As pesquisas sobre o efeito das escolas: contribuições metodológicas para a Sociologia da Educação. Sociedade e Estado, Brasília, v. 22, n. 2, p. 435-473, maio/ago. 2007.
BARRETO, Raquel Goulart. Uma análise do discurso hegemônico acerca das tecnologias na educação. Perspectiva, v. 30, n. 01, p. 41-58, 2012.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BORGES, Antônio Tarciso. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n.3: p.291-313, dez. 2002
Colégio Pedro II (CPII). Projeto Político Pedagógico Institucional do Colégio Pedro II – PPPI. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: < https://www.cp2.g12.br/images/comunicacao/2018/JUL/PPPI%20NOVO.pdf> Acesso 20 jul.2024
GALISA, Mônica Santiago; et al. Educação alimentar e nutricional: da teoria à prática. [reimpr. 2016]. – Vila Mariana, SP: Roca, 2014.
JONASSEN, David H. Computers in the classroom: mindtools for critical thinking. Columbus (OH): Prentice-Hall, 1996.
PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.
SANTOS, Edméa. SILVA, Marco. A Pedagogia da Transmissão e a Sala de Aula Interativa. Coleção Agrinho, Paraná, 2014. Disponível em: < http:// www. agrinho. com.br/site/wp-content/uploads/2014/09/2_02_A-pedagogia-da-transmissao.pdf.> Acesso em: 18 jun.2024.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 119 PDF downloads: 23
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.