UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA INTERDISCIPLINAR, SENSORIAL E INTERATIVA DE O MENINO NELSON MANDELA
DOI:
10.36732/riep.v6i3.613Palavras-chave:
leitura literária, leitura interativa, multiletramentos, interdisciplinaridade, diversidadeResumo
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de leitura com o livro O Menino Nelson Mandela, de Viviana Mazza (2017). A obra foi utilizada como objeto de estudo em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental em Curitiba-PR, dentro de um projeto pedagógico. Fundamentando-se na pedagogia dos multiletramentos proposta por Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), a proposta visou desenvolver habilidades de interpretação e crítica por meio de estímulos sensoriais interdisciplinares, promovendo uma imersão nas histórias e experiências de Mandela, destacando aspectos culturais, políticos e sociais da luta contra o apartheid. A abordagem interdisciplinar e a experiência literária resultaram na construção da trajetória de Mandela em uma sala imersiva, permitindo aos estudantes refletir sobre a importância da diversidade em uma roda de conversa em grupo, além de elaborar uma produção escrita em duplas. Ao final, essa experiência demonstrou o estímulo à criatividade e à troca de ideias, já que o trabalho interativo com a leitura possibilitou aos alunos expressar suas interpretações e sentimentos de forma articulada, enriquecendo sua compreensão sobre a diversidade e a prática interdisciplinar.Downloads
Métricas
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 9.ed. São Paulo: Hucitec, 1999.
BRASIL. Lei 10.639/03, de 09 de janeiro de 2003. Inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004 p.12-13.
KALANTZIS, Mary. Elements of a science of education. Australian Educational Researcher, v. 33, n. 2, p. 15, 2006.
KLEIMAN, Ângela B. O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função?. in: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, L. O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Artes Médicas, Porto Alegre: 2000 pp. 223-243.
MOREIRA, Paulo Muggler. Tecnologias imersivas na educação: estudos de caso de aplicação de realidade virtual para aprendizado e treinamento na educação superior. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas Digitais) — Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 170 p., 2021.
PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta Brasil, 2023. 160p. ISBN 978-85-422-2125-1.
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 114 PDF downloads: 22
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.