O MULTISSERIADO COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DOS EDUCADORES DO CAMPO NO MUNICÍPIO BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS

Autores

DOI:

10.36732/riep.v5i1.220

Palavras-chave:

Educação do campo, Multisserie, Docentes do campo

Resumo

O trabalho visou refletir sobre a atuação do educador do campo, em uma região com singularidades especificas, a Amazônia, onde é natural em seu cotidiano a presença das águas e florestas. Os trajetos dos professores da cidade à comunidade são feitos por embarcações chamadas localmente de canoão, movida a motor pec/pec. O trabalho foi realizado junto aos professores que atuam no multisseriado na “IV Jornada pedagógica de formação continuada para os profissionais da educação da rede municipal de ensino de Benjamin Constant – AM”, no ano de 2020. A jornada pedagógica ocorreu na cidade de Benjamin Constant, na Escola Municipal Professora Graziela Corrêa de Oliveira. Os procedimentos metodológicos foram feitos em formato de oficina e tiveram como princípio o grupo focal com várias etapas na construção de conceitos. A primeira etapa foi a apresentação individual de uma palavra sobre o que é multisseriado. A segunda etapa foi norteada pela formação de uma frase, ainda individual, sobre as percepções da modalidade do ensino multisseriado. A terceira etapa foi realizada em grupo de cinco participantes para construção coletiva sobre o que é multisseriado. Na quarta etapa a turma foi dividida em dois grupos e novamente construíram uma nova frase sobre o entendimento de todos do grupo sobre o que é multisseriado. A penúltima etapa foi identificar, entre os educadores, as principais dificuldades encontradas no dia a dia. E a última foi descrever as soluções para resolver ou amenizar as dificuldades levantadas pelos educadores. A construção de conceitos sobre o multisseriado, de acordo com os participantes, são estratégias de superação, complexas, dinâmicas e exigem motivação, perseverança, criatividade, planos, habilidade, cuidado, paciência e amor para ultrapassar, em etapas, as dificuldades e atraso. Os dados retratam a complexidade e os desafios da realidade dos educadores no contexto da educação do campo na região do Alto Solimões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Patrício Freitas de Andrade, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e do Ambiente no Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Mestrando no Programa de Pós Graduação em Educação do Campo da Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (UFRB)

Antonia Ivanilce Castro da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professora Doutora do Curso de Ciências Agrárias e do Ambiente no Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Neilane Vieira Dias Rocha, Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (UFRB)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação do Campo da Universidade Federal de Recôncavo da Bahia (UFRB)

Diones Lima de Souza, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor do Curso de Ciências Agrárias e do Ambiente no Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Agricultura no Trópico Úmido, no Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA)

Maderly Soares da Silva, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Licenciatura em Ciências Agrárias e do Ambiente pelo Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Francisca Batista Batalha, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente no curso de Licenciatura em Ciências Agrárias e do Ambiente pelo Instituto de Natureza e Cultura (INC), campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Referências

AGUIAR, Maria da Conceição Carrilho. Implicações da formação continuada para a construção da identidade profissional. Revista Psicologia da Educação, São Paulo, 23, 2º sem., pp. 155-173. 2006.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.

ANDRADE Patrício Freitas; SILVA, Jarliane, Ferreira. Ser docente na área rural da Tríplice fronteira do Alto Solimões, município de Benjamin Constant – AM. In: GONZAGA, L. L. Identidade docente: desenvolvimento profissional e pessoal em diferentes percursos. 1 ed. Curitiba, PR: Bagai, 2020.

AZEVEDO, Márcio Adriano de. Avaliação do Programa Escola Ativa como política pública para escolas do campo com turmas multisseriadas: a experiência em Jardim do Seridó/RN (1998-2009). 2010. 215 f. Tese (Doutoramento em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo: traços de uma identidade em construção. In: ARROYO, Miguel Gonzales; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna (Org..). Por uma educação do campo. Petrópolis (RJ): Vozes, 2004.

CALDART, Roseli Salete. Por uma Educação do Campo. Notas para uma análise de percurso. Revista Trabalho, educação e saúde. Rio de Janeiro, v, 7, n, 1, p. 59, mar.-jun.2009.

CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2007.

GANDIM, Danilo. O planejamento como ferramenta de transformação da prática educativa. Disponível em: www.maxima.art.br/.../planejamento_como_ferramenta_(completo).doc. Acessado em: 03/06/2021.

GAUTHIER, Carlos. Triângulo didático-pedagógico: o triângulo que pode ser visto como quadrado. Revista Educação nas Ciências. Ijuí: Unijuí, jan.-jul., 2001.

HAGE, Salomão Mufarrej. Educação do campo na Amazônia: retratos de realidade das escolas multisseriadas no Pará. Belém: Gráfica e Editora Gutemberg Ltda, 2005.

HAGE, Salomão. Histórico do grupo. Comunica Multissérie [Boletim Geperuaz], Belém, PA, v. 1, n. 1, fev. 2004.

IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico indígena 2010. 2020. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br. Consultado em: 05 de setembro de 2020.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. Revista Cadernos de Pesquisa. São Paulo, n.118, p.89-117, mar. 2003.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.

NÓVOA, Antônio. Formação de professores e formação docente. In: Os professores e a sua formação, do mesmo autor. Publicações Dom Quixote, Lisboa, 1992.

PEROSA, Cleci Terezinha; PEDRO, Eva Neri Rubim. Perspectivas de jovens universitários da região norte de Rio Grande do Sul em relação a paternidade. Rev. Esc. Enf. USP, v. 43, n.2, p. 300-306, 2009.

SANTOS, Fábio Josué Souza dos. Docência e memória: narrativas de professoras de escolas rurais multisseriadas. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade / Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade). Salvador - BA: Universidade do Estado da Bahia, 2015.

SANTOS, Clarice Aparecida. A educação do campo e o fim das políticas públicas como as conhecemos: questões para reflexões de futuro. DOI http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v23n2p501-513. 2019.

SANTOS, Clarice Aparecida dos et al. Dossiê Educação do Campo: 1998-2018. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2020

SEDECTI - Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Anuário Estatístico do Amazonas. v. 31, p. 554, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Métricas


Visualizações do artigo: 296     PDF downloads: 230

Como Citar

ANDRADE, Patrício Freitas de; SILVA, Antonia Ivanilce Castro da; ROCHA, Neilane Vieira Dias; SOUZA, Diones Lima de; SILVA, Maderly Soares da; BATALHA, Francisca Batista. O MULTISSERIADO COMO CAMPO DE ATUAÇÃO DOS EDUCADORES DO CAMPO NO MUNICÍPIO BENJAMIN CONSTANT, AMAZONAS. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 1–15, 2023. DOI: 10.36732/riep.v5i1.220. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/220. Acesso em: 10 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.