HIPERATIVIDADE

como pais e professores convivem com essa realidade

Authors

  • Celina de Jesus Sacramento celijsacramento@yahoo.com.br
    Universidade Federal da Bahia
  • Luca Tateo lucatateo@ufba.br
    Universidade Federal da Bahia

DOI:

10.36732/riep.v6i3.594

Keywords:

distúrbio comportamental, exclusão, educação especial, ensino-aprendizagem

Abstract

As pessoas com deficiência têm um histórico de invisibilidade e de exclusão do processo de construção social que permeia até os dias de hoje na sociedade. Nesse sentido o presente trabalho  tem por objetivo geral    discutir sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) dos sujeitos  imersos nas especialidades educativas, assim como o desenvolvimento dos mesmos durante todo o processo de investigação, visando  analisar o distúrbio de comportamento hiperativo  em diversos aspectos relacionados a conceitos, características e denominações. Além de refletir sobre como driblar a exclusão social do aluno evitando a formação de estereótipos , propiciando assim, a melhoria da sua interação em sala de aula. O referencial teórico contemplará discussões acerca  do (TDAH),  da educação especial e inclusiva, metodologias inclusivas e história da educação especial. A pesquisa adotou procedimento da pesquisa bibliográfica e reflexão da ação, numa abordagem qualitativa. Ressaltando ainda a importância da orientação pedagógica ao professor que trabalha com essa realidade. Facilitando assim o processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

References

FONSECA, Antônio Castro; Problemas de atenção e hiperatividade na criança e no adolescente: questões e perspectivas atuais. Ed.19, P 12. Coimbra 1998.

GOLDSTEIN, Sam; GOLDSTEIN, Michael. Hiperatividade: como desenvolver a capacidade de atenção da criança.7 ed. Campinas, SP: Papirus, 1994.

HALLOWELL, Edward M. & RATEY, J. John Tendência a distração: identificação e regência do distúrbio do déficit de atenção da infância à vida adulta. Rio de Janeiro: ROCCO, 1999.

KAPLAN. Psiquiatria: ciência do comportamento. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1992.

OBRIEN, L. Como lidar com o transtorno de atenção e hiperatividade na pré-escola. Disponível em: http//www.hiperatividade.com.br/print.php?sid=20.

RAZERA, Graça. Hiperatividade eficaz: uma escolha consciente sobre o TDAH. Rio de Janeiro. Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia , 2001

TIBA, Içami. Disciplina, o limite na medida certa. 23. Ed. São Paulo: Editora Gente, 1996 .

TOPCZEWSKY, Abram. Hiperatividade: como lidar? São Paulo, Casa do Psicólogo, 1999.

Published

2024-12-06

Métricas


Visualizações do artigo: 175     PDF (Português (Brasil)) downloads: 41

How to Cite

SACRAMENTO, Celina de Jesus; TATEO, Luca. HIPERATIVIDADE: como pais e professores convivem com essa realidade. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 913–921, 2024. DOI: 10.36732/riep.v6i3.594. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/594. Acesso em: 1 apr. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.