CARTA PEDAGÓGICA

CONSTRUINDO DIÁLOGOS COM FREIRE, BUBER E O PENSAMENTO DECOLONIAL

Autores

DOI:

10.36732/riep.v3i3.118

Palavras-chave:

Decolonialidade, Pedagogia dialógica, Educação.

Resumo

A presente carta pedagógica foi originalmente direcionada à Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens do Instituto Federal de Brasília (PEHL-IFB), mas igualmente se destina aos demais interessados em pesquisas e práticas educativo-pedagógicas pautadas pelo compromisso com a desconstrução e a desnaturalização do universalismo abstrato, cientificista e eurocêntrico que demarca a produção de conhecimento e a educação no presente histórico. Trata-se de um convite e um estímulo à busca por formas de articulação entre os princípios dialógicos, anti-discriminatórios e inclusivos dos pensamentos de Paulo Freire e Martin Buber e a crítica à colonialidade do poder, ou seja, a desconstrução das epistemologias eurocêntricas cujos reflexos são visíveis na produção de saberes, nos currículos escolares e nas práticas pedagógicas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Moacir Oliveira de Alcântara, Instituto Federal de Brasília - IFB

Doutorando e Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). Trabalha com as temáticas gerais do campo da História e, especificamente, com os processos de produção de sentidos pela linguagem, representações, identidades, processos de subjetivação, estereótipos, raça, racismo e movimentos contraculturais.

Referências

BERNARDINO-COSTA, J.; GROSFOGUEL, R. ; MALDONADO-TORRES, N. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2020.

BUBER, M. Sobre comunidade. São Paulo: Perspectiva, 2008.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 92, n. 93, p. 69-82, (jan./jun.), 1988, p. 69-82.

PENA, A.; NUNES, M.; KRAMER, S. Formação humana, visão de mundo, diálogo e educação: a atualidade de Paulo Freire e Martin Buber. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.34, P. 1-17, 2018.

Downloads

Publicado

2022-03-29

Métricas


Visualizações do artigo: 650     PDF downloads: 214

Como Citar

ALCÂNTARA, Moacir Oliveira de. CARTA PEDAGÓGICA: CONSTRUINDO DIÁLOGOS COM FREIRE, BUBER E O PENSAMENTO DECOLONIAL. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 76–78, 2022. DOI: 10.36732/riep.v3i3.118. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/118. Acesso em: 11 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.