IDH DIVERTIDO: APLICANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

  • Robson de Paula Vazes robson.uems@gmail.com
    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Stella Amorim Vilas Boas amorimstella0211@gmail.com
    Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Thiago da Silva Melo thiagomeloprofessor@gmail.com
    CEEP Hércules Maymone

DOI:

10.36732/riep.vi.198

Palavras-chave:

Educação, Metodologias ativas, Índice de Desenvolvimento Humano

Resumo

A implementação do presente projeto teve como objetivo abordar os conceitos relacionados ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com estudantes do 2º ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública estadual em Campo Grande-MS, para observação das potencialidades e fragilidades dos municípios do estado. Para tanto, os alunos realizaram pesquisas em sites como o IBGE e Atlas Brasil a fim de desenvolverem vídeos de curta duração, que posteriormente foram publicados em redes sociais e apresentados de maneira remota. O projeto foi idealizado e desenvolvido de forma estritamente remota, devido à pandemia. Após o evento foi aplicado questionário, pela plataforma Google Formulários, entre os estudantes participantes do projeto, para avaliação de aprendizagem e feedback sobre a experiência de participação. Foram desenvolvidas habilidades observáveis através dos vídeos produzidos como material final. Em geral, todos deram um feedback positivo e gostaram da maneira como o conteúdo foi desenvolvido ao longo do projeto, de maneira dinâmica e com grande participação dos mesmos no processo de construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 de outubro de 2021.
GOIS, D.V; BEZERRA, J, B. Metodologias Ativas no Ensino de Geografia na Educação Básica. I Colóquio Internacional de Educação Geográfica. Anais do IV Seminário Ensinar Geografia na Contemporaneidade. Maceió- AL, 2018.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. IBGE Cidades. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pr.html. Acesso em: 27 de outubro de 2021.
MORAN, José. Mudando a Educação com Metodologias Ativas. In: Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto- PROEX/UEPG, 2015.
PEREIRA, R, L; SILVA, A, G. Crítica a Metodologia Tradicional Expositiva, 2014.
RABELO, K.S.P, BORBA. O. F, O Estado da Arte da Pesquisa Sobre Metodologias Ativas no Ensino de Geografia: As Contribuições Para Uma Ressignificação do Ensino. 14º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. Universidade Estadual de Campinas, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3118. Acesso em: 27 de outubro de 2021.
SILVA, Maria José Barros, SILVA Marcos Nicolau da. A metodologia e o ensino da Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental em Grajaú-MA, Revista GeoAmazônia, Belém, v. 04, n. 08, p.64 – 92, 2016.
STOLTZ, T. As perspectivas construtivista e histórico-cultural na educação escolar. Editora Ibpex, Curitiba, 2ª edição, 2008.

Downloads

Publicado

2022-04-29

Métricas


Visualizações do artigo: 462     PDF downloads: 187

Como Citar

VAZES, Robson de Paula; VILAS BOAS, Stella Amorim; SILVA MELO, Thiago da. IDH DIVERTIDO: APLICANDO METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 719–729, 2022. DOI: 10.36732/riep.vi.198. Disponível em: http://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/198. Acesso em: 12 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.